Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutsal
|
0Para muitos, Caxinas é apenas conhecida como uma zona piscatória de Vila do Conde. No entanto, para os amantes de futsal, é, sobretudo, um sinónimo de formação. Esta sexta-feira, pelas 19h, a equipa dos campeões europeus de futsal, vai descolocar-se até ao reduto do Caxinas, para partida a contar para os 16 avos-de-final da Taça de Portugal.
Neste que é o primeiro duelo do Sporting CP na prova em 2019/20, sendo eles os detentores da edição anterior, tendo vencido a final contra o eterno rival, o SL Benfica, nas grandes penalidades, em Gondomar. Posto isto, qual o objetivo traçado? A revalidação, como sempre. Para isso, os leões encontram pela frente o Caxinas, que se encontra no primeiro lugar da classificação da Série B da II Divisão de futsal. Para chegar a esta fase da competição, a formação vila-condense teve de eliminar o GCR Nun’Álvares, o ABC Nelas e o Contacto FC.
Temos dado, desde o início, enfoque à palavra “formação”. Porquê? Os homens de Caxinas apresentam uma média de idades apenas de 27,66. No entanto, isso não quer dizer nada. É o viveiro de formação para muitos dos atletas seniores da atualidade e prezam isso mesmo nas suas convocatórias.
Podemos, então, começar por destacar o ala – que também faz trabalho de pivô - Rúben Góis, de apenas 18 anos, que tem alinhado pela equipa principal e já marcou, apenas nesta temporada, um total de dez golos em apenas oito jogos. Além disso, é preciso relembrar a maior aquisição para esta época: o guarda-redes Joel Silva, de 23 anos, vindo do Fut. Azeméis, que conhece bem a realidade da Liga Placard e, como tal, dos comandados de Nuno Dias.
Ora bem, numa altura tão prematura da competição, é normal para o conjunto de Alvalade que existam experiências a fazer, experiências essas que irão, claramente, aliar os atletas mais experientes e com menos minutos até agora, como Deo ou Léo, mas ainda juntá-los aos mais novos, como é o caso dos irmãos Paçó ou Sévio, que têm vindo a ganhar espaço ao ponto de treinarem com a equipa principal.
O Sporting CP vem de uma vitória complicada, no reduto do Portimonense SC, por 7-5, e ainda tem mais um jogo além deste até ao final do ano, frente ao CR Candoso. No caso do Caxinas, estes surgem também depois de uma vitória, por 5-1, diante do Freixieiro, sendo que a partida contra os leões irá encerrar o ano de 2019.
As duas equipas vêm de bons momentos, cada uma no seu panorama, mas estão claramente preparadas para se apresentarem ao melhor nível nesta que é a prova rainha da modalidade e que surge, sobretudo, para dar visibilidade a estes clubes, que apostam e enriquecem o futsal no país, formando jogadores que, atualmente, enchem a Liga Placard. Então, pelas 19h, o Pavilhão Municipal de Vila do Conde espera encher para mais um espetáculo de futsal, com transmissão em direto no Canal 11.
Emblema verde e branco jogou alguns minutos com menos uma unidade, mas triunfou por 3-1 e está nos oitavos da prova rainha
|
0A equipa de futsal do Sporting derrotou o Caxinas por 3-1, este domingo, dia 22 de dezembro, em jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal. Num duelo disputado em Vila do Conde, os verdes e brancos ainda jogaram alguns minutos com menos uma unidade, mas venceram a turma de Nuno Silva.
Na primeira parte, houve apenas um golo. Apesar do domínio por parte do Clube de Alvalade, o tento solitário dos primeiros 20 minutos aconteceu por intermédio de Pauleta, que inaugurou o marcador no Pavilhão Centro Comunitário Caxinas, à passagem dos 13 minutos.
Na etapa complementar, uma contrariedade para o Sporting, uma vez que Alex Merlim foi expulso da partida, aos 22' com um vermelho direto. A equipa da casa aproveitou a superioridade numérica e empatou aos 24' por Thales Alves. No entanto, um auto-golo de Tomás Colaço (28') voltou a dar a vantagem aos leões. Anton Sokolov (35') fez o 3-1.
Com esta vitória – a 13.ª em 16 jogos esta temporada – os comandados de Nuno Dias passam aos oitavos-de-final da prova rainha e procuram conquistar um título que escapa desde a época de 2021/22. Em 2023/24, o Sporting perdeu a final frente ao Braga (5-3, após prolongamento).
O Sporting vira agora atenções para a final da Supertaça, precisamente frente aos minhotos. Os verdes e brancos vão defrontar a turma liderada por Joel Rocha. O encontro está marcado para o próximo sábado, dia 28 de dezembro, às 20h00, Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim.
Jogador do plantel verde e branco falou sobre próximo encontro do Clube de Alvalade e explica que "quase ninguém passou onde eles estão a jogar agora"
|
0A equipa de futsal do Sporting desloca-se este domingo ao reduto Caxinas para a 4.ª eliminatória da Taça de Portugal. Em antevisão à partida, Allan Guilherme prestou declarações aos meios de comunicação do Clube de Alvalade e mostrou-se determinado em passar à próxima fase.
“Podemos esperar uma equipa do Sporting determinada para passar à próxima fase. Vai ser um jogo ‘chato’, quase ninguém passou onde eles estão a jogar agora e nós temos de entrar para ganhar, entrar com esse pensamento positivo de que temos de passar à próxima fase”.
“Supertaça? Estar no Sporting tem isso do psicológico para melhorar sempre alguns aspetos. Estamos focados agora no jogo de domingo, para depois pensar no no jogo frente ao Braga. Temos de ir jogo a jogo, semana a semana, pois é o melhor para o Clube”, salientou.
“No começo de época tem sempre aquela adaptação, temos alguns lesionados, mas procuramos o melhor para o Clube e para todos os jogadores. A melhor fase do Sporting é sempre ganhar todos os jogos, essa é a imagem do Clube”, referiu o pivô que diz já estar adaptado ao plantel de Nuno Dias.
“Sinto-me cada vez mais confiante, bem mais confortável, todos me têm ajudado com a adaptação. Fica bem melhor com os companheiros a ajudarem e isso ajuda a melhorar individualmente. Estou aqui para somar e ajudar todos, espero ter esse contributo de ser ajudado pelos meus companheiros”, concluiu.
Ingressos podem ser adquiridos na bilheteira física do Estádio José Alvalade; Encontro decisivo vai acontecer antes do final do presente ano civil
|
0Os bilhetes para a Supertaça de futsal entre o Sporting e o Braga já estão à venda. Os ingressos, com o custo unitário de 5 euros, podem ser adquiridos na bilheteira física do Estádio José Alvalade (todos os dias das 10h00 às 20h00) e no Núcleo dos leões de Vila do Conde e Póvoa de Varzim.
A partida está marcada para dia 28 de Dezembro, às 20h00, no Pavilhão Municipal da Póvoa de Varzim. Os leões chegam ao derradeiro encontro depois de terem sido campeões nacionais, enquanto os minhotos estão na decisão depois de terem conquistado a Taça de Portugal.
Aires Pereira, presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, antevê forte apoio nas bancadas: "A Póvoa de Varzim é, estruturalmente, um Município Amigo do Desporto – porque os munícipes o praticam com regularidade (seja em competição, seja em lazer ativo – e numa expressiva diversidade de modalidades)", referiu recentemente a autarca.
Neste momento, os comandados de Nuno Dias somam agora 25 pontos e estão no topo da tabela classificativa do campeonato português, juntamente com o Benfica, que também soma os mesmos pontos. Já o Braga (menos um jogo) ocupa o terceiro lugar com 18.
O Clube de Alvalade vira agora atenções para a quarta eliminatória da Taça de Portugal. Os verdes e brancos vão defrontar o Caxinas. O encontro diante da turma liderada por Nuno Silva está marcado para o próximo domingo, dia 22 de dezembro, às 18h45, em Vila do Conde.