Modalidades
Exclusivo Leonino - Sporting já escolheu favorito para suceder a Alex Merlim
14 Ago 2026 | 13:08
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
18 Dez 2019 | 17:40 |
Para muitos, Caxinas é apenas conhecida como uma zona piscatória de Vila do Conde. No entanto, para os amantes de futsal, é, sobretudo, um sinónimo de formação. Esta sexta-feira, pelas 19h, a equipa dos campeões europeus de futsal, vai descolocar-se até ao reduto do Caxinas, para partida a contar para os 16 avos-de-final da Taça de Portugal.
Neste que é o primeiro duelo do Sporting CP na prova em 2019/20, sendo eles os detentores da edição anterior, tendo vencido a final contra o eterno rival, o SL Benfica, nas grandes penalidades, em Gondomar. Posto isto, qual o objetivo traçado? A revalidação, como sempre. Para isso, os leões encontram pela frente o Caxinas, que se encontra no primeiro lugar da classificação da Série B da II Divisão de futsal. Para chegar a esta fase da competição, a formação vila-condense teve de eliminar o GCR Nun’Álvares, o ABC Nelas e o Contacto FC.
Temos dado, desde o início, enfoque à palavra “formação”. Porquê? Os homens de Caxinas apresentam uma média de idades apenas de 27,66. No entanto, isso não quer dizer nada. É o viveiro de formação para muitos dos atletas seniores da atualidade e prezam isso mesmo nas suas convocatórias.
Podemos, então, começar por destacar o ala – que também faz trabalho de pivô - Rúben Góis, de apenas 18 anos, que tem alinhado pela equipa principal e já marcou, apenas nesta temporada, um total de dez golos em apenas oito jogos. Além disso, é preciso relembrar a maior aquisição para esta época: o guarda-redes Joel Silva, de 23 anos, vindo do Fut. Azeméis, que conhece bem a realidade da Liga Placard e, como tal, dos comandados de Nuno Dias.
Ora bem, numa altura tão prematura da competição, é normal para o conjunto de Alvalade que existam experiências a fazer, experiências essas que irão, claramente, aliar os atletas mais experientes e com menos minutos até agora, como Deo ou Léo, mas ainda juntá-los aos mais novos, como é o caso dos irmãos Paçó ou Sévio, que têm vindo a ganhar espaço ao ponto de treinarem com a equipa principal.
O Sporting CP vem de uma vitória complicada, no reduto do Portimonense SC, por 7-5, e ainda tem mais um jogo além deste até ao final do ano, frente ao CR Candoso. No caso do Caxinas, estes surgem também depois de uma vitória, por 5-1, diante do Freixieiro, sendo que a partida contra os leões irá encerrar o ano de 2019.
As duas equipas vêm de bons momentos, cada uma no seu panorama, mas estão claramente preparadas para se apresentarem ao melhor nível nesta que é a prova rainha da modalidade e que surge, sobretudo, para dar visibilidade a estes clubes, que apostam e enriquecem o futsal no país, formando jogadores que, atualmente, enchem a Liga Placard. Então, pelas 19h, o Pavilhão Municipal de Vila do Conde espera encher para mais um espetáculo de futsal, com transmissão em direto no Canal 11.
Histórico capitão leonino falou sem filtros sobre os últimos momentos da ligação a Alvalade e revelou detalhes que ajudam a tomar uma decisão difícil
24 Ago 2026 | 15:33 |
João Matos, histórico capitão e uma das maiores figuras da história do futsal do Sporting, abriu o livro sobre o momento em que decidiu colocar um ponto final na carreira. O internacional português, que conquistou mais de três dezenas de troféus ao serviço dos leões, entre os quais duas Ligas dos Campeões, vários Campeonatos, Taças de Portugal e Supertaças, explicou que chegou a um momento em que precisava de escolher o caminho a seguir. A possibilidade de continuar a jogar existia, mas implicava encontrar uma solução diferente daquela que desejava.
João Matos: "O Sporting não quis renovar"
"Tinha de ser tomada essa decisão de ou acabo ou vou para outro clube. Efetivamente acabava contrato com o Sporting, o Sporting não quis renovar e eu tinha de tomar uma opção na minha vida", revelou, em entrevista ao podcast Final Cut.
O antigo capitão leonino assumiu, aliás, que estaria disponível para continuar caso o Clube tivesse demonstrado essa intenção. "Se o Sporting quisesse mais um ano, se eu estaria disposto a sacrificar-me mais um ano? Sem dúvida, sem dúvida", garantiu, numa declaração que evidencia a vontade que tinha de prolongar a ligação ao emblema verde e branco, apesar da idade e dos muitos anos dedicados à modalidade.
João Matos: "Acima de tudo tinha um respeito muito grande pela pessoa enquanto treinador e depois enquanto pessoa no Nuno Dias"
João Matos abordou ainda a componente financeira do futsal e o respeito que sempre manteve pelas hierarquias do Sporting, destacando particularmente a relação com Nuno Dias. "Acho que as pessoas conseguem entender o lado financeiro que mexe o futsal. Sempre fui habituado a respeitar hierarquias... Acima de tudo tinha um respeito muito grande pela pessoa enquanto treinador e depois enquanto pessoa no Nuno Dias", explicou.
Os números do ex fixo resumem a dimensão da sua carreira: 47 títulos, 193 golos e 1.027 jogos disputados. Mesmo com um papel mais gerido nas últimas temporadas desportivas, o antigo capitão nunca perdeu importância dentro do grupo verde e branco.
Confira o vídeo:
Leões e águias preparam-se para inaugurar os jogos grandes da temporada desportiva 2026/27 e foram reveladas todas as informações sobre o encontro
20 Ago 2026 | 14:45 |
O Sporting já conhece todos os detalhes da Supertaça masculina de futsal. Os leões vão medir forças com o Benfica no dia 5 de setembro, sábado, às 21h00, no Pavilhão Municipal de Desportos de Vila do Conde, com o primeiro troféu da temporada em disputa.
A Federação Portuguesa de Futebol anunciou oficialmente o local e os horários da competição. O encontro entre verdes e brancos e encarnados terá transmissão em direto no Canal 11 e voltará a colocar frente a frente os dois grandes rivais da modalidade.
O Benfica chega à Supertaça na condição de bicampeão nacional e vencedor da Taça de Portugal, enquanto o Sporting terminou a última temporada como vice-campeão e finalista vencido da prova rainha. Por esse motivo, os leões garantiram presença no duelo que vai abrir oficialmente a luta pelos troféus em 2026/27.
“É com enorme satisfação que o distrito do Porto volta a receber um dos grandes momentos do futsal nacional”, afirmou José Manuel Neves, presidente da Associação de Futebol do Porto, destacando a escolha de Vila do Conde para receber as decisões das Supertaças masculina e feminina.
Para o Sporting, o encontro representará desde logo um teste de máxima exigência no arranque da nova época. A equipa de Nuno Dias terá no eterno rival o primeiro grande obstáculo da temporada, numa partida marcada para as 21h00, após a final feminina, entre Benfica e Nun'Álvares (16h30).
Jogador que acabou de chegar ao Clube de Alvalade está com problemas físicos e vai falhar a sua estreia ao serviço dos leões em 2026/27
20 Ago 2026 | 03:00 |
Felipe Rufino vai ficar afastado das opções da equipa de futsal do Sporting entre três e seis semanas devido a lesão, sabe o Leonino. O reforço brasileiro terá assim de cumprir um período de recuperação antes de voltar a estar disponível para Nuno Dias.
Ao que o nosso Jornal apurou, o problema físico vai obrigar o pivô a ser baixa no arranque da temporada. O tempo de ausência dependerá da evolução da recuperação, estando neste momento prevista uma paragem mínima de três semanas que poderá prolongar-se até às seis.
Felipe Rufino é uma das caras novas do plantel verde e branco para a presente temporada. O Sporting avançou para a contratação do internacional brasileiro ao Joinville, a quem pagou a cláusula de rescisão, onde o jogador se destacou como um dos jovens mais promissores da modalidade no país.
A chegada do pivô insere-se na remodelação ofensiva promovida pelo Sporting para 2026/27, numa altura em que Allan Guilherme deixou o Clube. A baixa do brasileiro ganha ainda mais peso uma vez que Zicky Té também se encontra afastado devido a uma lesão prolongada, reduzindo as opções de Nuno Dias para a posição de pivô.
O problema físico atrasa, assim, a afirmação de Felipe Rufino numa fase em que poderia ganhar espaço importante na equipa. O Sporting vai acompanhar a evolução do internacional brasileiro, que chegou este verão juntamente com Erick Mendonça, Rúben Teixeira e Oleksandr Sukhov.
Exclusivo Leonino - Sporting já escolheu favorito para suceder a Alex Merlim
14 Ago 2026 | 13:08
Oficial! Guitta tem novo clube; Ex Sporting abraça desafio (Vídeo)
10 Ago 2026 | 11:18
Oficial! Ala de 25 anos que esteve 5 épocas no Sporting é reforço do Porto
09 Ago 2026 | 11:37