Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

EXPLICADOR LEONINO: SPORTING B EM RISCO DE PERDER PONTOS?

Em causa está a utilização de Gonzalo Plata no encontro frente ao Oriental Dragon

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O Oriental Dragon apresentou uma queixa no Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol contra o Sporting por utilização irregular de Gonzalo Plata na equipa B dos leões.


No entender do terceiro classificado da Série G do Campeonato de Portugal, a que rapidamente o Estrela da Amadora se associou, o internacional equatoriano não poderia ter sido utilizado por Filipe Çelikkaya no passado dia 20 de março (LER MAIS AQUI) visto que esta seria uma das três últimas jornadas da prova.


No entanto, olhemos para o regulamento do Campeonato de Portugal para perceber o que está em causa, mais precisamente para o artigo 51, alínea 7:


“No Campeonato de Portugal um jogador que tenha participado num jogo da equipa principal, poderá ser utilizado, pela equipa B, exclusivamente na 1ª Fase da Prova com exceção das últimas 3 jornadas dessa fase”.

Ora bem, olhando para o calendário dos leões, é possível concluir que o jogo frente ao Oriental era, de facto, um dos últimos três da época. Porém, devido ao contexto pandémico em que o mundo se encontra, tratava-se, na realidade, de uma partida relativa à 14.ª jornada do Campeonato de Portugal.


Desta forma, os interesses leoninos estarão salvaguardados, uma vez que, por exemplo, no compromisso frente ao Estrela da Amadora - o primeiro das últimas três jornadas (20.ª) - os leões optaram por não utilizar Gonzalo Plata.


Futebol

Más notícias para Rúben Amorim: Craque do Sporting falha Estoril e deslocação ao PSV

Técnico verde e branco terá de continuar a adaptar o seu onze inicial, também a pensar na segunda jornada da Champions League

Pote não só será ausência no Estoril - Sporting, como na deslocação da equipa de Amorim ao PSV
Pote não só será ausência no Estoril - Sporting, como na deslocação da equipa de Amorim ao PSV

  |

Icon Comentário0

No regresso aos trabalhos do Sporting, que arrancaram, esta quarta-feira, dia 25 de setembro, a preparação para o encontro com o Estoril, Pedro Gonçalves voltou a ser uma das baixas de peso. Sabe-se, agora, que o jogador não só irá falhar a deslocação à Amoreira, como aos Países Baixos, para a partida com o PSV.


De acordo com as informações reveladas, esta quinta-feira, 26 de setembro, pelo jornal Record, Pote continuará de fora enquanto recupera de uma lesão muscular na coxa esquerda. A sua ausência da sétima jornada da Liga Portugal Betclic, esta sexta-feira, já parece certa, mas também a ida a Eindhoven irá seguir o mesmo caminho.


O diário desportivo avança, ainda, que o objetivo do departamento médico leonino e da equipa técnica passa por recuperar o jogador a tempo da partida frente ao Casa Pia, a 5 de outubro, ainda antes da paragem para compromissos das seleções nacionais. No entanto, os leões não querem forçar regresso do 'camisola 8'.


Pedro Gonçalves – avaliado em 32 milhões de euros – começou a temporada 2024/25 em grande plano. De momento, o 'camisola 8' de Rúben Amorim soma já cinco golos e cinco assistências em sete partidas, nas quais disputou um total de 611 minutos.

Desde que chegou ao Sporting no verão de 2021, oriundo do Famalicão, Pote contabiliza 185 partidas, 81 golos, 48 assistências e cinco títulos conquistados: dois Campeonatos Nacionais (2020/21 e 2023/24), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira.



Futebol

Juventus bem quer pescar no Sporting, mas Varandas sobe patamar para segurar jogador

Estrutura verde e branca sabe o que é necessário para garantir a continuidade do atleta na turma de Rúben Amorim, sobretudo no próximo inverno

Varandas segura Gyokeres pela cláusula enquanto tem Juventus à perna do Sporting pelo jogador
Varandas segura Gyokeres pela cláusula enquanto tem Juventus à perna do Sporting pelo jogador

  |

Icon Comentário0

Viktor Gyokeres está a agitar as águas em Itália. A Juventus, que já tem o avançado do Sporting referenciado há alguns meses, continua interessada no sueco, apesar de a cláusula de rescisão do jogador ser vista como impeditiva para tomar uma decisão repentina.


Esta quarta-feira, dia 25 de setembro, o diário italiano Tuttosport, acabou por dedicar um longo artigo ao internacional sueco de nome "impronunciável" e que é considerado um dos maiores interesses de boa parte dos tubarões europeus. De resto, a mesma fonte destaca a palavra "explosivo" para adjetivar o 'camisola 9'.


Ainda assim, apesar do interesse do emblema italiano, o Sporting pode estar descansado, visto que o valor é considerado incomportável para a Juventus. Na verdade, esse é um dos grandes motivos para o Clube de Alvalade ter conseguido assegurar a sua continuidade no último verão.


Esta temporada, ao serviço do Sporting, Viktor Gyokeres avaliado em 65 milhões de euros – foi utilizado em sete encontros (750 minutos), apontou 11 golos e fez três assistências. O avançado tem contrato com os leões até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão fixada nos 100 milhões de euros.

Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação, por Viktor Gyokeres. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.



Clube

EXPLICADOR LEONINO: COMO PODE A NOVA SUPERLIGA EUROPEIA AFETAR O SPORTING?

Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, Barcelona, Inter, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham são 12 dos 15 clubes fundadores já conhecidos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O futebol europeu está em erupção. Na noite de domingo, 19 de abril, a bomba rebentou. A superliga europeia vai mesmo avançar. Num comunicado conjunto, Milan, Arsenal, Atlético Madrid, Chelsea, Barcelona, Inter Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham anunciaram a criação da prova, afirmando que o objetivo é começar a competir o mais rápido possível. Estes são, para já, os 12 dos 15 clubes fundadores já conhecidos.


Na perspetiva do Sporting, como ficam os leões na fotografia e de que forma podem ser afetados? Antes de mais, importa esclarecer o formato da nova superliga europeia.


Novo formato: 15 clubes mais cinco convidados por rendimento desportivo


A superliga europeia será composta por 20 clubes: os 15 fundadores e outros cinco que garantirão o lugar em função do rendimento desportivo na temporada anterior. As partidas terão lugar durante a semana e todos os participantes continuarão a competir nas provas domésticas.

Os 20 participantes serão divididos em dois grupos de dez, com jogos em casa e fora, perfazendo um total de 18 encontros por equipa. Os três primeiros de cada grupo qualificam-se para os quartos-de-final, sendo que os quartos e quintos disputaram um play-off, a duas mãos, para se tentarem juntar às seis equipas já apuradas. A partir deste momento, o formato é semelhante ao da Liga dos Campeões, ou seja, eliminatórias a dois jogos (casa e fora), sendo que a final será disputada em apenas um encontro. A prova terá o seu início em agosto.


Guerra aberta com FIFA e UEFA

No comunicado em causa, os 15 clubes fundadores referem esperar “manter-se em conversações com a FIFA e a UEFA de forma a encontrar as melhores soluções para a Superliga e para o futebol mundial em geral. A criação da nova Liga acontece num cenário em que a pandemia acelerou a instabilidade do atual modelo económico do futebol europeu. Durante anos, os clubes fundadores tiveram como objetivo melhor a qualidade e intensidade das provas europeias e, em particular, criar um torneio em que os melhores clubes e jogadores pudessem competir entre eles de forma mais frequente”.

Na resposta, a UEFA já avisou os clubes em causa que, caso avancem, serão excluídos de todas as outras provas.

Sporting: revolução no ano de regresso à prova milionária?

Perante tudo isto, como fica o Sporting? No passado fim-de-semana, fruto da derrota caseira do Benfica frente ao Gil Vicente, os leões ficaram a apenas dez pontos de garantir um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Com este cenário, e tendo em conta o aviso da UEFA, pouco muda, para já, na perspetiva da turma de Alvalade.

Todavia, um dos aspetos a ter em conta será uma previsível queda das receitas provenientes da participação na prova milionária. É que, fruto da Covid-19 e tendo em conta também o poder dos 15 clubes fundadores da Superliga Europeia, os milhões, diretos e indiretos, que irão entrar nos cofres leoninos poderão ser consideravelmente inferiores.

O Sporting, de forma oficial, ainda não tomou qualquer posição sobre o tema.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Cerco aperta para titularíssimo do Sporting: Premier League chama por...
Futebol

Cerco aperta para titularíssimo do Sporting: Premier League chama por...

 

Icon Comentário0
Não sai! Sporting toma posição por pilar do balneário de Amorim e afasta interessados
Futebol

Não sai! Sporting toma posição por pilar do balneário de Amorim e afasta interessados

 

Icon Comentário0
Oficial! Sporting empresta Lucas Dias a equipa da Liga 3 e médio não tem boas notícias
Futebol

Oficial! Sporting empresta Lucas Dias a equipa da Liga 3 e médio não tem boas notícias

 

Icon Comentário0