Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Clube

EXPLICADOR LEONINO: O QUE É O VALOR CONTABILÍSTICO?

Na prática, trata-se apenas de um termo técnico, que em nada interfere com o valor real que entra nos cofres leoninos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário1

O Relatório e Contas do Sporting relativo ao primeiro semestre da época 2020/21 foi, no passado domingo, 28 de fevereiro, divulgado (LER AQUI, AQUI, AQUI e AQUI). Nas redes sociais, muitos Sportinguistas questionaram-se sobre alguns termos técnicos que foram surgindo, nomeadamente o ‘valor contabilístico’.


Na prática, trata-se apenas de um termo técnico, que em nada interfere com o valor real que entra nos cofres leoninos. O melhor será mesmo demonstrar com um exemplo:



  • Sporting compra jogador A por 10 milhões de euros em 2010. O jogador A tem um contrato de cinco anos.
  • Em 2013, o Sporting vende esse mesmo jogador por 20 milhões de euros. Nessa venda, os leões pagam 2 milhões em comissões (10%).

  • Na prática, os leões lucraram 8 milhões de euros, já excluindo os 2 milhões de euros gastos em comissões.
  • Porém, contabilisticamente, é necessário amortizar o investimento, embora isso não implique qualquer perda ‘real’ para o Sporting.
  • Em 2013, três anos depois da compra do jogador A, o Sporting já tinha amortizado 6 milhões de euros: 10 milhões a dividir pelos 5 anos de contrato = 2 milhões anuais.
  • Aquando da venda, contabilisticamente, os leões iriam ter um ganho de apenas 14 milhões de euros (20 milhões do total da venda menos os dois milhões de comissões e ainda os quatro milhões que faltavam ainda amortizar).

Para se ter uma ideia da pouca utilidade deste termo, os jogadores da formação, por não terem custo associados, não têm qualquer valor contabilístico e, aquando da sua venda, o ganho contabilístico é quase total, bastando retirar apenas os gastos com comissões.


Clube

INACREDITÁVEL! UEFA 'CHUTA PARA CANTO' O SPORTING E DESTACA BENFICA E PORTO NO RANKING

Clube de Alvalade ficou posições abaixo dos eternos rivais, que ocuparam o top 15

Sporting fica a olhar para cima para o Benfica e Porto em novo ranking da UEFA
Sporting fica a olhar para cima para o Benfica e Porto em novo ranking da UEFA

  |

Icon Comentário0

A UEFA atualizou o ranking de clubes e o Sporting surge abaixo do top 15. O Clube de Alvalade viu os rivais, Porto e Benfica, a ocupar lugares superiores da lista. 


Com os dragões a serem a equipa portuguesa melhor posicionada (estando em 12.º lugar), o Sporting é colocado na 35.ª posição, vendo o Benfica a ficar no 15.º posto. Dos rivais mais diretos, apenas o Braga posicionou-se abaixo do emblema verde e branco (ocupam o 43.º lugar). 


O Manchester City lidera a tabela, ficando acima do Real Madrid, que está em segundo lugar, e do Bayern Munique, que fecha o pódio. Nas primeiras 10 posições, ainda podemos encontrar o Liverpool, a Roma, o PSG, o Villarreal, o Borussia Dortmund, o Chelsea e o Inter. 


Neste sentido, o Clube de Alvalade não está incluído nos primeiros 20 clubes mencionados pelo ranking da UEFA. É importante referir que, relativamente à temporada passada e a competições do mesmo organismo, o Sporting começou na Liga Europa. Nessa prova, a turma de Rúben Amorim caiu diante da Atalanta (vencedora da competição) na fase dos oitavos de final. 

Respetivamente à época que se avizinha, o Sporting vai disputar a Liga dos Campeões. Ao conquistar o título nacional de 2023/2024, a Listada verde e branca garantiu o acesso à prova milionária. O rival Benfica vai, também, competir na mesma competição europeia. 


Confira aqui a lista dos primeiros 20 clubes do ranking da UEFA:




Clube

COMO ASSIM? CONSELHO DE DISCIPLINA 'IGNORA' AGRESSÕES DE LUÍS GONÇALVES A DIRIGENTE DO SPORTING

Em causa estão os incidentes que ocorrem no final do empate entre Porto e os leões a contar para a Liga Portugal Betclic 2023/2024

Conselho de Disciplina 'tapou olhos' a agressões de Luís Gonçalves a dirigente do Sporting
Conselho de Disciplina 'tapou olhos' a agressões de Luís Gonçalves a dirigente do Sporting

  |

Icon Comentário0

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol deu a conhecer as sanções perante os incidentes decorridos no final da partida entre o Sporting e o Porto da Liga Portugal Betclic 23/24. Com Luís Gonçalves em 'cheque', o organismo português acabou a 'tapar olhos' a agressões a dirigente dos leões. 


"A lesão da honra e da reputação e denúncia caluniosa" foi o grande motivo para sancionar o ex-dirigente dos azuis e brancos a 60 dias de castigo e mais uma multa de 8.160 euros. Contudo, o CD da FPF não mencionou nada acerca das queixas de agressões por parte da antiga figura importante da direção de Pinto da Costa. 


No final do encontro a valer para a ronda 31 do Campeonato Nacional, Luís Gonçalves tinha sido acusado de agredir um elemento do Conselho Diretivo do Sporting no espaço contíguo à tribuna presidencial. De acordo com a denúncia feita, o dirigente do Porto, à altura, teria dado um pontapé na sequência de uma investida de cerca de 20 elementos ligados aos dragões sobre integrantes da comitiva oficial verde e branca quando abandonavam o local. 


O Conselho de Disciplina não deixou qualquer intervenção face às queixas no mapa de castigos, apenas mencionando as sanções referidas acima. Recorde-se que o Sporting e o Porto empataram a duas bolas a partida, que gerou muita polémica fora e dentro das quatro linhas. 

Atualmente, Luís Gonçalves não faz parte da direção do Porto, que viu Pinto da Costa abandonar o 'leme' dos dragões para dar espaço a André Villas-Boas. O antigo treinador dos azuis e brancos foi o candidato mais votado nas últimas eleições, garantindo, assim, o lugar de presidente do rival do Norte. 




Clube

EXPLICADOR LEONINO: COMO PODE A NOVA SUPERLIGA EUROPEIA AFETAR O SPORTING?

Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, Barcelona, Inter, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham são 12 dos 15 clubes fundadores já conhecidos

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

  |

Icon Comentário0

O futebol europeu está em erupção. Na noite de domingo, 19 de abril, a bomba rebentou. A superliga europeia vai mesmo avançar. Num comunicado conjunto, Milan, Arsenal, Atlético Madrid, Chelsea, Barcelona, Inter Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham anunciaram a criação da prova, afirmando que o objetivo é começar a competir o mais rápido possível. Estes são, para já, os 12 dos 15 clubes fundadores já conhecidos.


Na perspetiva do Sporting, como ficam os leões na fotografia e de que forma podem ser afetados? Antes de mais, importa esclarecer o formato da nova superliga europeia.


Novo formato: 15 clubes mais cinco convidados por rendimento desportivo


A superliga europeia será composta por 20 clubes: os 15 fundadores e outros cinco que garantirão o lugar em função do rendimento desportivo na temporada anterior. As partidas terão lugar durante a semana e todos os participantes continuarão a competir nas provas domésticas.

Os 20 participantes serão divididos em dois grupos de dez, com jogos em casa e fora, perfazendo um total de 18 encontros por equipa. Os três primeiros de cada grupo qualificam-se para os quartos-de-final, sendo que os quartos e quintos disputaram um play-off, a duas mãos, para se tentarem juntar às seis equipas já apuradas. A partir deste momento, o formato é semelhante ao da Liga dos Campeões, ou seja, eliminatórias a dois jogos (casa e fora), sendo que a final será disputada em apenas um encontro. A prova terá o seu início em agosto.


Guerra aberta com FIFA e UEFA

No comunicado em causa, os 15 clubes fundadores referem esperar “manter-se em conversações com a FIFA e a UEFA de forma a encontrar as melhores soluções para a Superliga e para o futebol mundial em geral. A criação da nova Liga acontece num cenário em que a pandemia acelerou a instabilidade do atual modelo económico do futebol europeu. Durante anos, os clubes fundadores tiveram como objetivo melhor a qualidade e intensidade das provas europeias e, em particular, criar um torneio em que os melhores clubes e jogadores pudessem competir entre eles de forma mais frequente”.

Na resposta, a UEFA já avisou os clubes em causa que, caso avancem, serão excluídos de todas as outras provas.

Sporting: revolução no ano de regresso à prova milionária?

Perante tudo isto, como fica o Sporting? No passado fim-de-semana, fruto da derrota caseira do Benfica frente ao Gil Vicente, os leões ficaram a apenas dez pontos de garantir um lugar na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Com este cenário, e tendo em conta o aviso da UEFA, pouco muda, para já, na perspetiva da turma de Alvalade.

Todavia, um dos aspetos a ter em conta será uma previsível queda das receitas provenientes da participação na prova milionária. É que, fruto da Covid-19 e tendo em conta também o poder dos 15 clubes fundadores da Superliga Europeia, os milhões, diretos e indiretos, que irão entrar nos cofres leoninos poderão ser consideravelmente inferiores.

O Sporting, de forma oficial, ainda não tomou qualquer posição sobre o tema.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


SPORTING NÃO DEIXA PASSAR UMA! CAMPEÕES NACIONAIS MARCAM PRESENÇA PELA PRIMEIRA VEZ EM EVENTO NACIONAL
Clube

SPORTING NÃO DEIXA PASSAR UMA! CAMPEÕES NACIONAIS MARCAM PRESENÇA PELA PRIMEIRA VEZ EM EVENTO NACIONAL

 

Icon Comentário0
OBRAS A TODO O VAPOR! CONSTRUÇÃO MONSTRUOSA PERTO DO ESTÁDIO DO SPORTING JÁ ESTÁ A ACONTECER,
Clube

OBRAS A TODO O VAPOR! CONSTRUÇÃO MONSTRUOSA PERTO DO ESTÁDIO DO SPORTING JÁ ESTÁ A ACONTECER,

 

Icon Comentário0
“TEMOS CONNOSCO O PRESIDENTE”: VARANDAS NÃO PASSA DESPERCEBIDO EM EVENTO COMEMORATIVO DO SPORTING
Clube

“TEMOS CONNOSCO O PRESIDENTE”: VARANDAS NÃO PASSA DESPERCEBIDO EM EVENTO COMEMORATIVO DO SPORTING

 

Icon Comentário0