 
                        
                        Futebol
Rui Borges pode contar com 'reforço' para fase de calendário apertado no Sporting
10 Out 2025 | 07:05
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
 Seguir
            Seguir
        
    Futebol
 
                                        04 Ago 2023 | 06:00 |
Bernardes Dinis esteve à conversa com Leonino e comentou a atualidade da equipa de futebol do Sporting, aproveitando para avaliar o plantel de Rúben Amorim, a sua gestão e o próprio treinador, focando-se essencialmente na ‘limpeza’ de excedentários.
“Todos os clubes sem exceção quando acabam uma época há sempre ajustes no plantel”
Em relação ao assunto do momento em Alvalade, as rescisões de Tiago Ilori, José Marsà e o empréstimo de Sotiris Alexandropoulos, todos nomes que não contam para o técnico leonino, o fervoroso adepto leonino considerou: “Isto é uma coisa perfeitamente natural, na minha ótica, não tem nada de transcendente, é o normal no final de cada época”, começou por dizer grande impulsionador e responsável pelo Museu do Sporting, em Leiria.
“Até final de agosto, todos os clubes sem exceção podem ter surpresas com entradas e saídas”
Questionado sobre qual a sua opinião sobre aquelas que podem ser as principais diferenças entre os leões da época passada e a temporada que se avizinha, o conhecido adepto da Listada verde e branca atirou: “Essa pergunta até pertinente, mas depois do fecho das transferências”.
“Depois as coisas não correm bem, quem é que paga a fatura? O treinador”
Bernardes Dinis acredita que o futebol vive “numa anarquia total” a partir do momento em que os plantéis não estão fechados antes das competições começarem: “As transferências deviam ser feitas até ao final de julho. Até ao final desse mês, todos os clubes a nível europeu deviam ter os plantéis fechados. Depois em janeiro o mercado volta a abrir, não tem lógica”.
“Tenho de ver o plantel do Benfica, do Porto e do Sporting quando o mercado de transferências fechar”
Para analisar as hipóteses de o Clube de Alvalade disputar o campeonato em 2023/2024, o membro do Grupo Stromp, desde 1992, precisa de esperar até ao final do mercado de transferências, para analisar os plantéis dos rivais: “Quando é que acabam as transferências? Ao final de agosto, até lá, é tudo muito subjetivo, só se pode avaliar as equipas quando o mercado fechar”.
“Como eu gosto de estar na vida, com verdade desportiva”
O antigo delegado de apoio à Secção de Ginástica reforçou ainda a sua ideologia em relação aquilo que deseja para o Clube e a consideração e confiança que tem pelo atual treinador leonino: “Quero que o Sporting ganhe sempre”, vincou.
“O treinador, que eu adoro, que é o Rúben Amorim, deus queira que ele esteja no Sporting muitos anos. É um grande profissional e tem um entusiamo louco no Clube. Sei que ele adora o Sporting. Ele é que sabe, o que o homem e o atleta vale no plantel”, terminou.
Equipa de Rui Borges encontra-se a treinar desfalcada nesta paragem para seleções, mas técnico tem aproveitado para dar atenção a jogadores menos utilizados
 
                                10 Out 2025 | 07:47 |
Ousmane Diomande deverá somar minutos ainda antes do regresso oficial à competição pelo Sporting. Os leões vão disputar um encontro particular na Academia Cristiano Ronaldo antes de nova folga, com o objetivo de aproveitar a paragem de seleções para testar os jogadores com menos utilização.
De acordo com o jornal Record, apesar de ainda não se conhecer qual o adversário escolhido pela turma de Rui Borges, é expectável que seja uma formação da zona de Lisboa, ou de muito perto da capital lusa. O treinador do Sporting tem como principal preocupação colocar a bola nos pés de jogadores que estão a regressar gradualmente, como Diomande, ou que não têm entrado nas suas escolhas.
O 'camisola 26' dos leões deverá regressar à competição na Taça de Portugal, frente ao Paços de Ferreira, mas Rui Borges pretende que o defesa tenha alguma ação antes de voltar a entrar em campo 'a valer'. Apesar disso, o técnico sabe que conta com um grupo bastante reduzido e terá de recorrer à formação para compor um onze.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Ousmane Diomande – avaliado em 45 milhões de euros – participou em duas partidas. O central internacional pela Costa do Marfim foi titular na Supertaça Cândido de Oliveira, cumprindo 68 minutos diante do Benfica, e ainda frente ao Casa Pia, estando em campo 58', antes de se lesionar.
O emblema verde e branco volta a entrar em campo apenas no sábado, dia 18 de outubro, frente ao Paços de Ferreira. O encontro, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal, diante da turma liderada por Filipe Cândido, jogar-se-á no Estádio Capital do Móvel, às 20h15.
Internacional grego chegou ao Clube de Alvalade no mercado de transferências de verão e acabou por se assumir como titular nos últimos encontros
 
                                10 Out 2025 | 07:38 |
A Grécia acabou por perder com a Escócia, por 3-1, na última quinta-feira, 9 de outubro, num jogo com direito a reviravolta válida para a terceira jornada da fase de qualificação para o Mundial 2026. Georgios Vagiannidis fez parte do onze inicial, enquanto Fotis Ioannidis saiu do banco, no entanto, foi o primeiro jogador do Sporting quem se mostrou frustrado no final da partida.
Vagiannidis: "O jogo virou do nada"
"Os primeiros sentimentos são negativos, é difícil. Não acho que nada tenha corrido mal em termos do nosso plano de jogo, entrámos com muita dinâmica, dominámos desde o primeiro minuto e não consentimos qualquer oportunidade. Mas o futebol é assim, nem sempre o melhor vence. O jogo virou do nada, mas o futebol é assim", começou por dizer, em declarações à Alpha.
Afastado do Sporting para representar o seu país, Vagiannidis também abordou o que mudar para o próximo jogo, no qual estará frente a frente com o seu capitão no Clube de Alvalade, Morten Hjulmand, uma vez que irá defrontar a Dinamarca.
"A única coisa positiva que posso tirar de hoje é que não há necessidade de mudar muito no nosso plano, porque funcionou na maior parte do tempo. Fizemos o que sabemos fazer bem, manter a bola, criar oportunidades, não permitir oportunidades atrás de transições. Temos de estar mais focados nas bolas paradas, que não são o nosso ponto forte", atirou.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Georgios Vagiannidis - avaliado em 12 milhões de euros - participou em sete partidas. O lateral dos verdes e brancos disputou um total de 440 minutos, nos quais conseguiu fazer uma assistência para os companheiros de equipa.
Apesar de ter recorrido às redes sociais para mostrar que a informação não seria verdadeira, há novos dados que indicam no sentido oposto
 
                                10 Out 2025 | 07:22 |
Apesar de ter recorrido, na última quinta-feira, 9 de outubro, às redes sociais para dar a ideia de que não está lesionado, Jeremiah St. Juste não está realmente apto e encontra-se entregue à Unidade de Performance do Sporting há cerca de dez dias.
De acordo com o jornal O Jogo, o central neerlandês lesionou-se a 1 de outubro, o que impossibilitava a sua utilização na equipa B mesmo se João Gião assim o desejasse, uma vez que já falhou os trabalhos da formação secundária dos leões antes da partida frente ao Leixões, do último domingo.
"Não acreditem em tudo o que lêem na comunicação social", escreveu Jeremiah St. Juste, numa publicação partilhada através dos stories da sua conta pessoal do Instragram que, mais tarde, até acabaria por eliminar das suas redes sociais.
O defesa ainda não participou em qualquer partida esta época - apesar de ter estado no banco na Supertaça, que terminou com derrota dos leões por 1-0 frente ao Benfica) e de ter sido expulso no banco de suplentes - e está a cumprir os últimos meses ao serviço do Sporting.
Em 2024/2025, St. Juste – avaliado em 6 milhões de euros – fez 28 jogos com a camisola do Sporting: 14 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. No total, o defesa somou 1.385 minutos, não tendo marcado ou feito qualquer assistência.