Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Expulsão por assinalar no Sturm Graz - Sporting? Duarte Gomes explica lance

Verdes e brancos acabaram por sair da Áustria com os três pontos no bolso, mas a partida teve alguns momentos que mereceram análise

Duarte Gomes analisou a arbitragem no Sturm Graz - Sporting
Duarte Gomes analisou a arbitragem no Sturm Graz - Sporting

23 Out 2024 | 12:13 |

Icon Comentário0

No jogo entre Sturm Graz e Sporting, a arbitragem de Giorgi Kruashvili foi, no geral, boa, com uma gestão equilibrada das várias situações em campo. Contudo, houve um lance que gerou maior controvérsia. Este momento foi destacado na análise técnica feita por Duarte Gomes, antigo árbitro português.


Nesse lance, o antigo juiz admite o lance 'roça' o segundo amarelo para  Yalcouye, ao tentar dividir a bola com Morten Hjulmand, acabou por tocar no esférico, mas, simultaneamente, pisou o pé do médio dinamarquês. Esta ação imprudente revelou falta de sensibilidade técnica por parte do jogador do Sturm Graz, que deveria ter sido mais cauteloso na disputa.


“Aos 64 minutos, Yalcouye voltou a denotar alguma falta de sensibilidade técnica ao arriscar demasiado na forma como dividiu o lance com o adversário (no caso, Hjulmand). O médio do Mali tocou na bola e pisou depois o pé do médio dinamarquês. Em sua defesa, o jogador foi desequilibrado pelo braço esquerdo de Nuno Santos. Estava no limite para o segundo amarelo”, disse o antigo árbitro


Fora isso, Duarte Gomes ainda teceu os seus comentários sobre o segundo golo do encontro, que teve a assinatura de Viktor Gyokeres, à passagem pelo minuto 53: "Golo legal do Sporting, da autoria de Gyokeres, após assistência bem sucedida de Debast", pode ler-se.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 26 de outubro, frente ao Famalicão, em jogo relativo à nona jornada da Liga Portugal Betclic. O encontro diante da turma liderada por Armando Evangelista jogar-se-á às 20h30, no Minho.


Confira aqui as declarações de Rúben Amorim após a vitória frente ao Sturm Graz:


Futebol

Sporting empata no Algarve depois de penálti muito duvidoso

Equipa verde e branca não conseguiu além da igualdade na partida com alguma polémica disputada esta sexta-feira, dia 5 de dezembro

Equipa de sub-23 do Sporting empatou, 2-2, frente ao Farense, em partida válida para a 15.ª jornada da série B da Liga Revelação
Equipa de sub-23 do Sporting empatou, 2-2, frente ao Farense, em partida válida para a 15.ª jornada da série B da Liga Revelação

05 Dez 2025 | 12:57 |

Icon Comentário0

A equipa sub-23 do Sporting empatou com o Farense, por 2-2, no Estádio do Algarve, esta sexta-feira, dia 5 de dezembro, em partida a contar para a 15.ª jornada da série B da Liga Revelação. Ivanildo Mendes e Victor Guzmán deram a cambalhota no marcador para os leões, mas o árbitro 'ajudou' à igualdade dos algarvios.


Os verdes e brancos iniciaram a partida praticamente a perder. Logo aos 2 minutos, Rúben Ribeiro marcou para a equipa da casa e deixou a pressão do lado do Sporting. Com a comitiva leonina muito desinspirada na criação ofensiva durante praticamente toda a primeira parte, Ivanildo Mendes ainda conseguiu empatar para os leões antes do intervalo (45'+1).


Na segunda metade, Victor Guzmán apressou-se a dar a cambalhota ao marcador para o Sporting - com uma boa assistência de Chris Grombahi, o jogador que se estreou a titular teve de apenas de encostar (52'). Quando a vantagem parecia controlada, o árbitro do encontro assinala grande penalidade - bastante duvidosa - por alegada falta de Miguel Gouveia. Leonardo Oliveira converteu e reestabeleceu a igualdade (75').


Com este empate - o terceiro em 16 jogos esta temporada - os comandados de Filipe Neto somam 21 pontos e estão no quarto lugar, a nove pontos do líder Torreense (30). O próximo encontro será exatamente contra a turma de Torres Vedras e está marcado para domingo, dia 14 de dezembro, às 15h00, no reduto adversário.

Equipa inicial apresentada pelo emblema verde e branco foi composta por: Miguel Gouveia, Daniel Costa, Guilherme Silva, Lucas Taibo, Rayhan Momade, Zaïd Bafdili, Chris Grombahi, Rafael Camacho, Victor Guzmán, Ivanildo Mendes e Micael Sanhá.



Futebol

Mourinho tenta 'enganar' Rui Borges com alteração para o Benfica - Sporting

Treinador das águias não abriu o jogo sobre as suas escolhas para o dérbi eterno, mas estão previstas algumas mudanças para enfrentar os leões

José Mourinho prevê fazer algumas alterações na abordagem ao jogo entre Sporting e Benfica para baralhar tática de Rui Borges
José Mourinho prevê fazer algumas alterações na abordagem ao jogo entre Sporting e Benfica para baralhar tática de Rui Borges

05 Dez 2025 | 12:20 |

Icon Comentário0

José Mourinho quer tentar surpreender Rui Borges no Benfica - Sporting, desta sexta-feira, no Estádio da Luz. O treinador dos encarnados terá desenvolvido algumas alterações táticas no jogo das águias, especificamente para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic.


Ao que parece, a estratégica do Benfica passa pela utilização de Amar Dedic como lateral direito de raiz e pela subida de Fredrik Aursnes para o corredor, atuando como um extremo. Esta mudança no onze dos encarnados pode dar-se devido ao regresso de Richard Ríos às opções - depois de castigo cumprido frente ao Nacional.


Assim sendo, José Mourinho poderá abdicar de Aursnes na zona central do terreno, onde este tem operado para compensar ausências na equipa do Benfica. Agora, em dupla com Dedic, o norueguês irá tentar dar resposta às dinâmicas do flanco esquerdo do Sporting - onde pode vir a bater de frente com Pote.


De momento, os verdes e brancos ocupam a segunda posição da tabela do Campeonato Nacional, com 31 pontos conquistados. O Benfica é terceiro classificado, com 28, enquanto a equipa do Porto lidera a competição, com 34 pontos.

O Sporting volta a entrar em campo esta sexta-feira, dia 5 de dezembro, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 13.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Mourinho, jogar-se-á no Estádio da Luz, pelas 20h15.



Futebol

Rui Malheiro defende que Pote não deveria ser titular no Benfica - Sporting; Confira a razão

Analista abordou as opções de Rui Borges para o dérbi eterno, que se disputa esta sexta-feira, pelas 20h15, no Estádio da Luz

Rui Malheiro defende que, se Pote apenas estiver apto para 60 minutos, deverá ser Quenda o titular do Benfica - Sporting
Rui Malheiro defende que, se Pote apenas estiver apto para 60 minutos, deverá ser Quenda o titular do Benfica - Sporting

05 Dez 2025 | 11:26 |

Icon Comentário0

Rui Borges terá de tomar algumas decisões para o onze inicial do Sporting frente ao Benfica. Rui Malheiro acaba por 'auxiliar' o técnico dos leões nesta tarefa e acredita que Pote deveria iniciar o encontro do banco de suplentes, uma vez que não está apto para fazer o jogo completo.


Rui Malheiro: "Pote? Quenda merecia mais"


"O Quenda merecia, mas, caso esteja apto para mais de 60 minutos, Pote será sempre titular", referiu o analista do jornal Record, prosseguindo: "Se o Pote só der para 60 minutos, creio que fazia mais sentido manter o Quenda como titular e apostar no Pote mais tarde, nem que seja no início da segunda parte se Rui Borges entender que há algo a melhorar".


Rui Malheiro: "Geny cai ser titular com Fresneda"

No entanto, Rui Malheiro ainda recorda que Pedro Gonçalves e Quenda podem jogar no mesmo onze, no entanto, lembra que Rui Borges tem apostado na dinâmica de Iván Fresneda com Geny Catamo: "Olhando aos clássicos anteriores, Geny vai ser titular com Fresneda. Outra hipótese é colocar Quenda nessa posição, mas aí seria Vagiannidis a jogar. Não creio que vá haver uma metamorfose tão profunda".


Rui Malheiro: "O Morita, no seu melhor, seria titular, mas..."

A outra escolha que o treinador do Sporting terá de fazer para o dérbi será entre João Simões e Hidemasa Morita. Neste caso, Rui Malheiro acredita que deveria ser o jogador da formação dos leões a ter o lugar: "O Morita, no seu melhor, seria titular, mas, nos jogos mais complicados, Rui Borges tem optado por João Simões, que tem correspondido. Falta-lhe só ter a perceção em termos de desmarcação, quando a equipa precisa de criar superioridades numéricas, que é o que Morita faz, ao abrir mais no corredor esquerdo. A tendência de João Simões é atuar mais pelo corredor central, saltando uma linha para surgir nas entrelinhas. Em alguns jogos também chegou a zonas de finalização. jogando na mesma posição, oferecem coisas diferentes".

"Ainda não dá para perceber muito bem onde pode chegar, mas tem capacidade para ser titular no Sporting como 8. Pode melhorar na tomada de decisão, ao nível do passe, mas tem uma capacidade de desdobramento ofensivo que lhe permite surgir em zonas de finalização. Também tem um papel deliberativo na pressão coletiva", vincou ainda, sobre João Simões.


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Sporting continua de olho em Yuri Alberto, mas tem concorrência da pesada
Futebol

Sporting continua de olho em Yuri Alberto, mas tem concorrência da pesada

05 Dez 2025 | 09:54

Icon Comentário0
Após empate no Manchester United - West Ham, Amorim alerta para problema na sua equipa
Futebol

Após empate no Manchester United - West Ham, Amorim alerta para problema na sua equipa

05 Dez 2025 | 09:11

Icon Comentário0
Plantel do Sporting teve surpresa na concentração para o dérbi
Futebol

Plantel do Sporting teve surpresa na concentração para o dérbi

05 Dez 2025 | 08:52

Icon Comentário0