
Futebol
Jorge Faustino sem dúvidas acerca de erro no P. Ferreira - Sporting: "Falta por sancionar"
19 Out 2025 | 14:38
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
17 Out 2025 | 18:58 |
Duarte Gomes voltou a falar do penálti de Morten Hjulmand, na última partida do Sporting, frente ao Braga. O diretor técnico de arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol explicou, no Canal 11, que, na sua opinião, o lance que permitiu o empate à equipa visitante é passível de falta, e que o VAR esteve bem em alertar o árbitro.
"Este lance em campo passa completamente despercebido. Acho que não houve uma pessoa que olhasse para este lance e tivesse desconfiado que tinha havido uma infração, mas há um conjunto de repetições que mostram uma verdade que é inequívoca", começou por explicar Duarte Gomes.
O antigo árbitro prosseguiu: "O momento em que o jogador com as duas mãos impede que o adversário salte à bola. Não estamos a falar de um momento de marcação em que dois jogadores estão com os pés no solo, que era o caso anterior, em que os dois estão no chão... o jogador que está a saltar para tentar cabecear a bola é agarrado com as duas mãos numa ação extremamente visível em termos de impacto".
"Se tivesse os pés no solo provavelmente não seria penálti porque um jogador que tem os pés no solo tem forma de se aguentar e não ser perturbado. É um contacto muito diferente do que aquele que está a saltar e em desequilíbrio", explicou, depois, revelando que caso o lance fosse ligeiramente diferente, não haveria lugar à marcação de grande penalidade.
Duarte Gomes rematou o seu argumento: "Se saltares e alguém te empurrar, por muito leve que seja o contacto, cais no chão ou és desequilibrado. A intenção do jogador que faz a falta é apenas uma: travar aquele salto. Não é fazer marcação em cima, arriscar na marcação com algum excesso, é mesmo travar o jogador para não chegue à bola. O VAR esteve muito bem".
Confira, aqui, uma sessão de perguntas e respostas com Morten Hjulmand:
Jogador verde e branco tem estado em bom plano no arranque da temporada, e até já somou as mesmas contribuições de golo que fez em 2024/25
19 Out 2025 | 15:02 |
Pedro Gonçalves tem sido um dos destaques positivos no arranque da temporada do Sporting. O internacional português já igualou o número de golos que conseguiu em 2024/25, depois de apontar mais um, no último sábado, quando os leões venceram o Paços de Ferreira, por 3-2.
Em 2024/25, Pedro Gonçalves arrancou a época a grande nível, mas foi afastado dos relvados, por lesão, durante grande parte da temporada. Este ano, os seis golos que já apontou já serviram, em primeiro lugar, para igualar esse número que também tinha atingido na época passada.
Mas o golo que apontou ao Paços de Ferreira teve outro condão: tornou Pedro Gonçalves no jogador com mais contribuições para golo, no Sporting, esta temporada. Pote subiu o seu total para nove, com seus seis golos apontados, aos quais junta, ainda três assistências.
Pedro Gonçalves ultrapassou Luís Suárez - que leva oito contribuições para golo esta temporada. Pote leva, também, já 12 jogos disputados, sendo que também não está longe de igualar o total de 20 partidas que disputou na temporada passada, quando esteve muito tempo lesionado.
Em relação à partida, os leões sofreram para levar de vencido o Paços de Ferreira, e seguir em frente na Taça de Portugal. Para encontrar um susto desta dimensão - prolongamento com uma equipa de escalão inferior - é necessário recuar a 16 de janeiro de 2001, em partida dois oitavos-de-final da Taça de Portugal, contra o Nacional de José Peseiro. O jogo terminou empatado 3-3 e, como na altura não existiam grandes penalidades, jogou-se um segundo encontro na Madeira, que os leões venceram por 2-0.
Extremo brasileiro foi titular pelo conjunto verde e branco, na partida frente ao Paços de Ferreira, e teve vários lances de destaque durante o encontro
19 Out 2025 | 14:57 |
Alisson Santos foi muito elogiado por Rui Borges, depois da sua performance na partida frente ao Paços de Ferreira, referente à terceira eliminatória da Taça de Portugal. O treinador aproveitou a conferência de imprensa, a seguir ao jogo que terminou com vitória por 3-2, para comentar o desempenho do extremo brasileiro.
"Sabemos muito bem o que o Alisson nos dá. Tem entrado em períodos de jogo diferentes. Sabíamos que íamos encontrar uma equipa com um bloco muito baixo e ele é muito forte no um contra um", começou por dizer Rui Borges, acerca do extremo do Sporting.
O treinador dos leões prosseguiu: "Feliz por aquilo que tentou e fez um belíssimo jogo, muito comprometido na reação à perda. Sabe o que tem de fazer para crescer e continuar a ser útil. Percebe bem as exigência de estar no Sporting . Na sua maioria, os jogadores mostraram um compromisso total".
Rui Borges também falou do desgaste acumulado nesta partida: "Não pode servir de desculpa, não me agarro a isso. Não queríamos jogar mais 30 minutos, até porque tínhamos jogadores como o Geny e o Suárez, que entraram para resolver o jogo até minuto 90".
"Vinham desgastados das seleções. O Suárez estava algo amassado, o Geny teve dificuldade em recuperar e vir para trás. Mas não pode servir de desculpa. Quarta-feira será um jogo diferente, e a equipa estará motivada. Os nossos adeptos foram muito importantes para manter a equipa ligada. Quarta-feira, na nossa casa, será igual. Acredito que a equipa vai dar uma boa resposta", rematou Rui Borges.
Jogador que saltou do banco de suplentes para ajudar os verdes e brancos a garantir a vitória, falou com os jornalistas no final da partida na capital do móvel
19 Out 2025 | 14:45 |
O Sporting teve de sofrer para levar o Paços de Ferreira de vencido, no encontro da terceira eliminatória da Taça de Portugal. Os leões foram ao reduto da equipa da Liga 2 vencer por 3-2, num jogo mais complicado do que o esperado. Ivan Fresneda falou com os jornalistas no final da partida e explicou que os problemas foram, principalmente, a nível "mental".
"Análise ao jogo? Foi mais mental do que outra coisa", começou por confessar Ivan Fresneda. Relembrar que o Sporting entrou a perder, e esteve em desvantagem por duas vezes, apenas passando para a dianteira do marcado já durante o prolongamento do jogo.
Ivan Fresneda começou o jogo no banco de suplentes. Foi lançado por Rui Borges durante o decorrer da segunda parte, e acabou por ser essencial na vitória do Sporting, fazendo o cruzamento que iria resultar no auto-golo do P. Ferreira, na primeira metade do tempo extra.
O lateral espanhol do Sporting já estava, no entanto, a pensar na partida que se segue: "Temos tempo para recuperar, o próximo jogo é também um jogo muito importante e vamos fazer isso. Recuperar nos próximos dias e preparar o próximo jogo".
Depois da vitória suada frente ao P. Ferreira, o Sporting pode esperar outro jogo complicado. Os leões defrontam o Marselha, no Estádio de Alvalade, em jogo referente à terceira jornada da fase liga da Liga dos Campeões. O encontro está marcado para as 20h00 da próxima quarta-feira, dia 22 de outubro.
Jorge Faustino sem dúvidas acerca de erro no P. Ferreira - Sporting: "Falta por sancionar"
19 Out 2025 | 14:38
Exclusivo Leonino - Sporting vai renovar com jogador com zero minutos em 2025/26
19 Out 2025 | 14:31
Ex Presidente do Sporting fala em "traição" e arrasa Ruben Amorim: "O cemitério..."
19 Out 2025 | 12:43