Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirExtra Sporting
|
0Depois de um começo de semana marcado por temperaturas altas, o Instituo Português do Mar e Atmosfera (IPMA) prevê para a tarde de hoje, 20 de setembro, chuva forte com a possibilidade trovoada. As zonas Norte e Centro serão as mais afetadas, nomeadamente: Douro litoral, Minho e zonas montanhosas. Foi também emitido um aviso amarelo para as regiões de: Aveiro, Braga, Porto e Viana do Castelo.
Além da ocorrência de precipitação e da redução das temperaturas máximas, a qualidade do ar encontra-se comprometida devido aos incêndios. Com a rotação do vento para o quadrante oeste prevista para o fim de semana, parte da pluma de cinzas a oeste do território continental deverá deslocar-se novamente em direção às regiões Norte e Centro, “podendo atingir o interior destas regiões e influenciar a qualidade do ar”.
Com a alteração da massa de ar territorial, as temperaturas diminuem e facilitam o combate às chamas que têm afetado a região Norte e Centro do país. No entanto, também se alerta para o aumento da possibilidade de ocorrerem deslizamentos de terras nas zonas atingidas pelos incêndios.
Desde domingo, a área ardida em Portugal continental ultrapassa os 121 mil hectares, de acordo com o sistema europeu Copernicus. As regiões Norte e Centro foram as mais afetadas, com mais de 100 mil hectares consumidos pelas chamas, representando 83% da totalidade da área devastada em todo o território nacional.
Face à situação atual do país, o Sporting assinalou no jogo contra os franceses do Lille um minuto de silêncio em homenagem às vítimas dos incêndios. O emblema verde e branco solidariza-se também com todas as pessoas estão no combate das chamas.
Seis distritos estão sob aviso laranja nas zonas Norte e Centro, entre quarta e quinta feira, devido à forte precipitação esperada
|
0O IPMA colocou seis distritos sob aviso laranja na quarta e quinta feira desta semana, dias 25 e 26 de setembro. Os alertas são dados tendo em conta as condições meteorológicas dos próximos dias, com chuva forte e persistente, principalmente nas regiões montanhosas do país.
Os distritos em alerta laranja são Aveiro, Vila Real e Viseu entre as 6 da manhã e as 12h00 de quinta feira; Porto, Viana do Castelo e Braga desde as 18h00 de quarta feira até às 9h00 de quinta. Hoje e amanhã, encontram-se sob aviso amarelo.
Os distritos de Bragança, Guarda e Coimbra estão também sob aviso amarelo, até quinta feira, devido à chuva forte e persistente que se pode fazer sentir. De acordo com o IPMA, a situação atual é motivada pelo “Transporte de uma massa de ar tropical, com conteúdo muito elevado em vapor de água, na circulação conjunta de um anticiclone localizado a sul dos Açores e uma região depressionária no Atlântico Norte". Na região sul do país, interior do Baixo Alentejo e sotavento algarvio, a precipitação será fraca e pouco provável.
Quanto ao vento, espera-se que a intensidade seja maior entre a tarde de quarta e o início de quinta feira. Virá de sudoeste, atingindo uma velocidade até 45 km/h com rajadas até 70 km/h na região litoral Norte e Centro. Nas terras altas e montanhosas, a velocidade máxima será de 55 km/h e rajadas de 90.
No seguimento deste aviso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou para o risco de cheias, derrocadas e deslizamentos de terras recomendando a adoção de comportamentos adequados às condições previstas. Em particular, nas zonas em que se deflagraram os incêndios florestais no início da semana passada.
O aviso dado pelo IPMA em nada afetará Lisboa, tampouco o próximo jogo do Sporting, que é apenas na sexta-feira. Os leões de Rúben Amorim deslocam-se ao terreno do Estoril, pelas 20h15, em jogo válido para a sétima jornada da Liga Portugal Betclic.
Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê chuva persistente, colocando sete distritos do continente sob aviso amarelo
|
0Na próxima quarta e quinta-feira, os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar sob aviso amarelo entre as 09h00 e as 00h00, segundo o IPMA. O aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
A situação deve-se ao “transporte de uma massa de ar tropical , com conteúdo muito elevado em vapor de água na circulação conjunta de um anticiclone localizado a sul dos Açores e uma região depressionária no Atlântico Norte”.
Segundo a previsão meteorológica, a partir de terça-feira é esperado que as regiões Norte e Centro enfrentem episódios de chuva prolongada, intensificando-se na quarta e quinta-feira, principalmente nas zonas costeiras a norte do Cabo Mondego e nas áreas de montanha. No Sul, a chuva será, de modo geral, ligeira e pouco provável no interior do Baixo Alentejo e sotavento algarvio, embora possa aumentar de intensidade de forma temporária na manhã de quinta-feira.
"Os valores acumulados de precipitação no total dos referidos três dias poderão atingir entre 100 a 200 mm (milímetros) no Minho, Douro Litoral e nas serras dos distritos de Viseu, Aveiro e Coimbra, e entre 50 a 100 mm no restante litoral a norte do Cabo Mondego, concentrando-se a maior parte da precipitação entre as manhãs de quarta e quinta-feira", segundo o IPMA.
Relativamente ao vento, estima-se um aumento da sua intensidade entre a tarde de quarta-feira e o início da manhã de quinta-feira. O vento soprará com força a partir de sudoeste, podendo atingir rajadas de até 70 km/h nas zonas costeiras do Norte e Centro, e até 90 km/h nas áreas montanhosas, principalmente nas regiões Norte e Centro.
O aviso dado pelo IPMA em nada afetará Lisboa, tampouco o próximo jogo do Sporting, que é apenas na sexta-feira. Os leões de Rúben Amorim deslocam-se ao terreno do Estoril, pelas 20h15, em jogo válido para a sétima jornada da Liga Portugal Betclic.