Futebol
Presidente da SAD do Alverca esclarece saída de alvo do Sporting: "Os clubes sabiam que..."
09 Fev 2026 | 13:41
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
27 Mar 2023 | 14:48 |
Diogo Rocha, mais conhecido por Rochinha, ingressou pelo Sporting no início da época, por uma verba de 2 milhões de euros, oriundo do Vitória de Guimarães.
Desde que se juntou ao clube, o ‘número 16’ teve poucas oportunidades – jogou 16 jogos, somando apenas 434 minutos – mas os números falam por si. Quando Rochinha não joga, o Sporting tem melhores resultados.
Nos 16 jogos de Rochinha, os leões venceram nove (56,3 porcento de taxa de vitória), perderam seis (37,5%) e empataram um (6,3%). Nessas partidas, o avançado de 27 anos esteve apenas envolvido em quatro dos 31 golos da equipa – marcando um e assistindo duas – uma taxa de 9,6% de envolvimento.
Sem ele, o Sporting fez 25 partidas onde venceu 15 (60% de taxa de vitória), perderam 5 (20%) e empataram outras 5 (20%). Nos dados globais, o Sporting marcou quase o dobro dos golos, com um total de 54 golos em 25 jogos.
Rochinha ‘está no banco’ desde janeiro, mas os números dizem tudo e… Rúben Amorim tem razão. Os leões mostram-se mais eficazes sem o extremo, e o mesmo vai ter de ‘dar o litro’ se quer voltar a ser chamado pelo ‘míster’.
O próximo jogo dos leões é no dia 2 de abril, em Alvalade, frente ao Santa Clara. Jogo este após uma semana onde Rúben Amorim teve menos jogadores em Alcochete, Rochinha poderá ter oportunidade de voltar a pisar os relvados de Alvalade, mas só o tempo o dirá.
Jogador tem sido destaque na turma de Rui Borges e há quem fale sobre a sua versatilidade posicional ao longo dos tempos de futebol
09 Fev 2026 | 18:12 |
Luís Guilherme continua a dar passos firmes no Sporting e a afirmar-se como uma solução versátil no setor ofensivo. O jovem extremo, que marcou diante do AFS, tem um percurso marcado pela adaptação posicional desde muito cedo, algo que já vinha dos tempos de formação no Palmeiras, clube onde começou a despertar atenções ainda com apenas 16 anos.
"Luís Guilherme foi modificado pelo Abel Ferreira já no plantel profissional"
“O Luís Guilherme era camisa 10 até aos sub-20 do Palmeiras. Ele foi modificado pelo Abel Ferreira já no plantel profissional para jogar mais aberto pela direita, para fletir e chutar, porque tem a finalização de fora como uma das principais características", recordou Eduardo Rodrigues, jornalista do Globo Esporte, ao jornal A Bola.
"Até fez um golo parecido com o aquele ao Aves SAD na Taça de Portugal na Libertadores, só que mais longe, na casa do Independiente Del Valle”, disse o jornalista brasileiro, que segue há anos o verdão, das camadas jovens à equipa profissional.
"Ele tem um desempenho muito superior ainda como 10 do que como ponta"
“Ele tem um desempenho muito superior ainda como 10 do que como ponta, não só à esquerda, onde não é tão determinante, mas até mesmo à direita, onde já rende muito bem”, concluiu Eduardo Rodrigues, identificando em Luís Guilherme o papel onde melhor consegue influenciar o jogo.
No Palmeiras, a presença de Raphael Veiga como organizador limitou o espaço de Luís Guilherme nessa zona central, levando Abel Ferreira a projetá-lo a partir das alas. No Sporting - que recebe agradecimento - , essa formação reflete-se no jogador, que em recente encontro frente ao AFS, foi capaz de dar soluções diferentes ao ataque leonino.
Estando o Clássico a poucas horas de começar, este respeitante à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, a concretização do mesmo pode ser incerta
09 Fev 2026 | 16:49 |
A poucas horas do Porto - Sporting, respeitante à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o Estádio do Dragão está envolto em espesso manto de nevoeiro e com chuva persistente. A realização do Clássico pode estar em causa face aos alertas meteorológicos previstos a partir da noite desta segunda-feira.
No caso de, às 20h45, não estarem reunidas condições para que a partida se inicie, o regulamento de competições da Liga aponta a que o jogo "se inicie ou se conclua, este realizar-se-á ou completar-se-á no mesmo estádio, dentro das 30 horas seguintes". Isto salvo se "ambos os clubes acordem a respetiva realização ou conclusão em outra data, respeitados os limites referidos nos n.º 2 a 4 do artigo 42.º e o façam consignar no relatório de jogo".
Significa isto que o jogo ou se realiza nas 30 horas seguintes ou então, "mediante requerimento dos clubes intervenientes, a Liga Portugal autoriza que o jogo adiado se realize dentro das quatro semanas seguintes". Para isto é preciso que não seja um jogo das últimas seis jornadas (que não é) e que "a Comissão Permanente de Calendários se pronuncie em sentido favorável".
De referir ainda neste sentido que a Proteção Civil decretou alerta amarelo de chuva entre a meia-noite e as 6 horas da manhã e laranja entre as 6 da manhã e as 18 horas para esta terça-feira no distrito do Porto. No mesmo sentido, o tal manto denso de nevoeiro estende-se por toda a zona ribeirinha da cidade numa área bastante extensa o que face ao clima que está previsto causa motivo para alarme.
Recorde-se que, por enquanto, o Sporting - incomodado antes do Clássico - tem encontro marcado para as 20h45, diante da formação orientada por Francesco Farioli, no Estádio do Dragão. O provável verde e branco é constituído por: Rui Silva, Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo; Morten Hjulmand e João Simões; Geny Catamo, Francisco Trincão, Pote e Luis Suárez.
A horas do início do grande duelo frente ao Porto, este respeitante à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, comitiva verde e branca é perturbada
09 Fev 2026 | 15:29 |
O estágio do Sporting em Vila Nova de Gaia ficou marcado por dois episódios de perturbação durante a última madrugada. Material pirotécnico foi deflagrado nas imediações do hotel onde o Clube se encontra alojado, interrompendo o descanso da comitiva verde e branca na véspera do duelo frente ao Porto.
O primeiro incidente ocorreu por volta da 1h30 da manhã e prolongou-se durante alguns minutos. Ao contrário do que é habitual neste tipo de situações, o episódio voltou a repetir-se cerca de duas horas e meia depois, por volta das 4h00, com nova deflagração de tochas e petardos junto à unidade hoteleira.
A comitiva leonina tinha chegado ao Norte ao início da noite de domingo, após uma viagem de autocarro com cerca de três horas de duração. Tal como é prática recorrente em deslocações desta natureza, o Sporting ficou instalado em Vila Nova de Gaia para preparar o Clássico.
Dada a importância do encontro, o presidente Frederico Varandas acompanhou a equipa durante o estágio. Depois de forte apoio na saída de Alvalade e de alguma receção à chegada ao hotel, a madrugada acabou por ser marcada por estes distúrbios, que voltaram a interferir com a preparação da equipa antes de um jogo decisivo.
Recorde-se que o emblema verde e branco entra hoje em campo, dia 9 de fevereiro, frente ao Porto. O encontro, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Francesco Farioli jogar-se-á às 20h45, no Estádio do Dragão.
Confira o vídeo:
Presidente da SAD do Alverca esclarece saída de alvo do Sporting: "Os clubes sabiam que..."
09 Fev 2026 | 13:41
Última hora! Mudança de planos faz Sporting ter mais uma baixa para o Clássico
09 Fev 2026 | 13:32
Matheus Reis 'safa' rescisão com o Sporting após problemas iniciais; Todos os detalhes
09 Fev 2026 | 12:50