
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Diogo Rocha, mais conhecido por Rochinha, ingressou pelo Sporting no início da época, por uma verba de 2 milhões de euros, oriundo do Vitória de Guimarães.
Desde que se juntou ao clube, o ‘número 16’ teve poucas oportunidades – jogou 16 jogos, somando apenas 434 minutos – mas os números falam por si. Quando Rochinha não joga, o Sporting tem melhores resultados.
Nos 16 jogos de Rochinha, os leões venceram nove (56,3 porcento de taxa de vitória), perderam seis (37,5%) e empataram um (6,3%). Nessas partidas, o avançado de 27 anos esteve apenas envolvido em quatro dos 31 golos da equipa – marcando um e assistindo duas – uma taxa de 9,6% de envolvimento.
Sem ele, o Sporting fez 25 partidas onde venceu 15 (60% de taxa de vitória), perderam 5 (20%) e empataram outras 5 (20%). Nos dados globais, o Sporting marcou quase o dobro dos golos, com um total de 54 golos em 25 jogos.
Rochinha ‘está no banco’ desde janeiro, mas os números dizem tudo e… Rúben Amorim tem razão. Os leões mostram-se mais eficazes sem o extremo, e o mesmo vai ter de ‘dar o litro’ se quer voltar a ser chamado pelo ‘míster’.
O próximo jogo dos leões é no dia 2 de abril, em Alvalade, frente ao Santa Clara. Jogo este após uma semana onde Rúben Amorim teve menos jogadores em Alcochete, Rochinha poderá ter oportunidade de voltar a pisar os relvados de Alvalade, mas só o tempo o dirá.
Qualidades técnicas apresentadas pelo jogador formado no Real Madrid têm deixado Rui Borges e restante equipa técnica do Clube de Alvalade com água na boca
|
Óscar Aranda, jogador do Famalicão, está referenciado pelo Sporting, sabe o Leonino. As exibições do atleta ao serviço do clube minhoto têm surpreendido os responsáveis verdes e brancos, que apreciam as qualidades do futebolista de 22 anos e já o têm debaixo de olho.
Ao que o nosso Jornal apurou, o Clube de Alvalade ainda não fez qualquer proposta aos minhotos, mas as qualidades técnicas apresentadas pelo internacional sub-17 espanhol têm deixado Rui Borges e a restante equipa técnica do Sporting com água na boca.
O atacante espanhol é um dos jogadores que a SAD do emblema minhoto não tenciona perder, uma vez que é considerado uma pedra basilar do projeto em curso. Os dirigentes famalicenses não equacionam vender o jogador, a não ser que chegue entretanto uma proposta considerada irrecusável.
A direção verde e branca já está a planear o futuro, sendo a contratação de um extremo é uma das prioridades na próxima janela de transferências de agosto, uma vez que Biel tarda a convencer de Leão ao peito. De resto, o jogador formado no Real Madrid fez mesmo o gosto ao pé na derrota dos famalicenses frente ao Sporting (3-1), em Alvalade.
Avaliado em 3 milhões de euros, Óscar Aranda foi contratado ao emblema merengue no verão de 2023 e assumiu-se como uma das peças chave do conjunto de Hugo Oliveira na presente temporada. Em 2024/25, o atleta realizou 28 jogos e já soma oito golos e duas assistências na conta pessoal, sendo o melhor marcador da equipa.
Jogador tem estado afastado há já vários meses devido a problemas físicos, mas agradece todo o carinho que sente pela massa associativa
|
Nuno Santos esteve à conversa com o antigo jogador da formação do Sporting, Afonso Figueiredo, no podcast Entrelinhas. O ala fez um balanço muito positivo dos cinco anos que já leva em Alvalade e destaca a ligação que criou com os adeptos do emblema verde e branco.
O jogador de 30 anos diz estar muito feliz pelo carinho que tem recebido: "Estou na quinta época no Sporting e nunca pensei... Sempre acreditei mas nunca pensei chegar aqui e ser amado por muita gente e odiado por outros. Fico muito feliz de ter ganho o que já ganhámos aqui: dois campeonatos; duas Taças da Liga e uma Supertaça entre outras perdidas em que fomos à final e podíamos ter ganho mas a vida é mesmo assim", começou por dizer.
O agora pupilo de Rui Borges está a sofrer fora dos relvados por não poder dar o seu contributo, mas diz que o Sporting tem tudo para se sagrar campeão: "Acredito que este ano ainda poderemos sorrir", afirmou no podcast da Betano que será transmitido na íntegra, esta segunda-feira, dia 17 de março.
Nuno Santos não joga desde a deslocação do Sporting a Famalicão, a 26 de outubro, na jornada 9. Para já, ainda não há data definida para o regresso do camisola 11 à competição. Na hipótese mais otimista, o futebolista regressará aos relvados na reta final da temporada, mas há uma possibilidade forte de tal apenas ocorrer na próxima época, tal como o próprio revelou recentemente.
Até à lesão, com a camisola do Sporting, Nuno Santos – avaliado em 11 milhões de euros – levava 10 encontros: sete na Liga Portugal Betlic, dois na Liga dos Campeões e um na Taça de Portugal. Nos 606 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 30 anos marcou um golo (Sturm Graz) e fez uma assistência (Portimonense).
Jogador está parado desde o dia 10 de novembro, quando se lesionou no decorrer do triunfo do Clube de Alvalade por 4-2 no terreno do Braga
|
Vítor Pinto considera que o regresso de Pedro Gonçalves aos relvados pode ser o grande embalo de que os pupilos de Rui Borges precisam para se sagrarem campeões nacionais. O subdiretor do jornal Record escreve que o internacional português de 26 anos será fulcral para o que falta jogar esta temporada.
"Quando o Sporting pouco mais era do que uma enfermaria, tendo registado cinco jogos sem ganhar, o objetivo parecia hercúleo: resistir até à paragem. O leão fechou as contas antes das datas FIFA com quatro triunfos, o melhor registo no pós-Amorim, não abrindo mão da liderança", começou por escrever.
Sobre Pedro Gonçalves, Vítor Pinto fala na importância do internacional português no esquema ofensivo dos leões: "Falta o regresso de Pote para que “as oito finais” identificadas pelos adeptos, rumo ao bicampeonato, sejam atacadas em força. Com Gyokeres a atingir a fasquia dos 40 golos, o poder de demolição está ao rubro para as decisões", completou.
Pedro Gonçalves está parado desde 10 de novembro, dia em que se lesionou no decorrer do triunfo do Sporting por 4-2 no terreno do Braga, ainda sob comando técnico de Ruben Amorim. O jogador deverá regressar aos relvados nas próximas semanas.
O Clube de Alvalade - que venceu o último jogo - volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 29 de março, frente ao Estrela da Amadora. O encontro, a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por José Faria, jogar-se-á às 18h00, no Estádio José Gomes.