
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O próximo sábado, dia 17 de maio, pode ser um dia muito importante para a história do Sporting: em primeira instância, porque os leões podem conseguir um bicampeonato que lhes foge há 70 anos. Depois, porque podem também confirmar a subida à segunda divisão, com a equipa B.
Tanto a equipa principal do Sporting, como o conjunto secundário dos leões, se encontram a uma vitória de festejar as suas respetivas conquistas. Ambas as equipas conseguiram chegar à última jornada dos seus campeonatos a depender apenas de si para conseguir os objetivos da época: no caso da equipa principal, o título nacional, no caso dos Bs, a subida à segunda divisão do futebol nacional.
Para isso, vão ter de enfrentar o Amarante, no próximo sábado, dia 17 de maio, pelas 15h00. O encontro disputa-se no estádio Aurélio Pereira, na Academia Cristiano Ronaldo, e os leões não dependem de nenhum outro resultado em caso de vitória. Mais tarde, às 18h00, no estádio de Alvalade, a equipa principal sobe ao relvado em situação semelhante.
Caso os dois conjuntos verdes e brancos consigam os seus objetivos no próximo sábado, será um dia duplamente especial para seis elementos que, na presente temporada, acabaram por competir nas duas equipas da estrutura leonina, devido às ausências na equipa A.
Para além de João Simões, jovem que se lesionou e perdeu parte da época quando já fazia parte do plantel principal verde e branco, também José Silva, Eduardo Felicíssimo, Alexandre Brito, Henrique Arreiol e Mauro Couto fizeram parte dos dois conjuntos. Felicíssimo, de resto, deve ser o único a integrar a convocatória de Rui Borges, e não a de João Gião, na última jornada dos campeonatos nacionais.
Disputa-se, no próximo sábado, dia 17 de maio, o encontro que pode dar o título aos leões, e há novidades positivas para os apoiantes verdes e brancos
|
Depois do empate no dérbi de Lisboa, o Sporting ficou mais perto de se sagrar bicampeão nacional pela primeira vez em 70 anos. Os leões têm pela frente o Guimarães, num jogo que se disputa no estádio de Alvalade, e para o qual os adeptos ainda vão ter hipótese de conseguir bilhete.
Começar por referir que os ingressos para o Sporting - Guimarães, partida da 34ª. jornada da Liga Portugal Betclic, tiveram um volume de procura tremendo. Por isso, esgotaram muito rapidamente, deixando muitos adeptos sem ingresso para esse jogo importante.
No entanto, o Sporting, como faz normalmente, irá disponibilizar ainda mais bilhetes, através do seu programa GameBack. Estes lugares são referentes aos sócios que possuem Gamebox, mas que por alguma razão não vão poder estar presentes nesse encontro.
Também disponíveis vão ficar, ainda, os Lugares Especiais. Estes bilhetes são, no entanto, comercializados a um preço muito elevado, quando comparado com os ingressos normais para o estádio de Alvalade.
Resta, neste momento, perceber quando o Sporting irá iniciar a venda desse restante dos bilhetes para o encontro com o Guimarães. Apesar de já terem comunicado que esta venda vai acontecer, os leões não detalharam nenhuma data, pelo que os adeptos vão ter de aguardar por essas informações. Outro dos assuntos da semana são os bilhetes da Taça de Portugal.
Treinador verde e branco viu a sua equipa empatar, no passado sábado, dia 10 de maio, no dérbi, e ficar a depender apenas de si para o título
|
Rui Borges chegou ao Sporting em dezembro de 2024 mas já está habituado a jogar com uma equipa remendada, em virtude das muitas ausências com que teve de lidar. A próxima partida não vai ser exceção, e o treinador português vai ser obrigado a lançar um meio campo que jogou junto apenas uma vez: Hidemasa Morita e Zeno Debast.
Morten Hjulmand tem sido uma das peças mais importantes da equipa do Sporting esta temporada. O capitão dos leões tem sido uma pedra basilar no meio campo leonino, mas viu o nono cartão amarelo na Liga Portugal Betclic no jogo com o Benfica, e está indisponível para o encontro da última jornada, frente ao Guimarães.
A maneira como a equipa chega à 34ª. jornada do campeonato demonstra as dificuldades que o Sporting sentiu no miolo do terreno esta temporada: os verdes e brancos têm apenas um médio do plantel principal disponível para esta partida - Hidemasa Morita, que conta com muito cansaço - uma vez que Debast está a jogar adaptado, Hjulmand está castigado e Bragança e Simões estão lesionados.
Pedro Gonçalves, também ele ainda a regressar à melhor forma, tem sido utilizado apenas como no tridente ofensivo dos leões, pelo que é quase certo, pese alguma dificuldade física que ainda possa surgir, que Rui Borges se estará a preparar para lançar uma dupla composta por Debast e Morita no jogo decisivo da Liga, frente ao Guimarães, no estádio de Alvalade.
Para encontrar alternativas, Rui Borges tem de procurar na equipa B: Eduardo Felicíssimo tem sido o nome mais soado no que a soluções para o meio campo diz respeito - no entanto, o conjunto secundário verde e branco joga, também nesse sábado, dia 17 de maio, um encontro decisivo com vista à subida à Liga 2, pelo que o técnico João Gião deverá querer contar com todas as armas ao seu dispor.
Guarda redes bósnio chegou a Alvalade no verão de 2023, mas não se conseguiu afirmar como uma opção válida, e acabou por ser cedido
|
Vladan Kovacevic pode ficar mais tempo no Légia de Varsóvia depois do fim da presente temporada. O guarda redes bósnio foi cedido pelos leões aos polacos no mercado de transferências de janeiro, não se assumiu como titular, mas pode ver o ser vínculo estendido por mais alguns meses.
No contrato de empréstimo assinado pelos dois clubes, que enviou Kovacevic do Sporting para o Légia de Varsóvia, existia uma cláusula de prolongação da cedência, em caso de necessidade do emblema polaco. A verdade é que a equipa onde também joga Rúben Vinagre vai disputar as pré-eliminatórias europeias na próximo temporada e pode fazê-lo... sem guarda redes.
Isto porque o seu guardião titular, Kapcer Tobiasz, estará, muito provavelmente, a disputar o campeonato da europa de sub-21, na altura em que o Légia vai jogar as pré-eliminatórias da Liga Europa. Para além disso, é até possível que o jovem guarda redes seja vendido na próxima temporada, pelo que o clube polaco vai ter um problema em mãos na baliza no próximo ano.
Sendo assim, ganha força a possibilidade de Vladan Kovacevic ficar na Polónia, pelo menos durante o verão, para ajudar o clube nas fases iniciais das competições europeias. O treinador português Gonçalo Feio já se pronunciou sobre o tema: "Temos uma cláusula especial sob a qual Vladan [Kovacevic] pode ficar aqui até o final das eliminatórias da Liga Europa", começou por explicar.
Prosseguiu: "Esta é uma decisão que não pode ser avaliada sem o quadro completo. Talvez Kapcer Tobiasz vá para o Campeonato da Europa de sub-21 e o Legia tem um período intenso pela frente. Depois de tal torneio, ele precisará de um descanso, e quem sabe se ele não será vendido. Vladan é uma figura importante que ajudou em frente ao Chelsea, entre outros. Ele não me dececionou", explicou o treinador português do Légia de Varsóvia.