Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
25 Jan 2024 | 21:56 |
Abel Ferreira, antigo jogador do Sporting e atual treinador do Palmeiras, estava em campo no momento da morte de Miklos Fehér. O técnico era o defesa-direito do Vitória de Guimarães e recordou o momento trágico que aconteceu a 25 de janeiro de 2004.
"Foi um momento marcante na minha vida desportiva, foi um choque para todos nós. Lembro-me que os médicos tentaram fazer tudo o que podiam. Na altura nem sequer puderam usar o desfibrilador uma vez que estava a chover. Foi um dia muito chuvoso e lembro-me que depois fomos todos para o hospital, os jogadores do Benfica e do Vitória de Guimarães", contou ao jornal Record.
"Foi algo muito marcante e intenso: não se está à espera que a um jogador de futebol, de perfeita saúde, lhe possa acontecer aquilo que aconteceu. Tu não queres acreditar. Lembro-me perfeitamente que isso não era possível. Quando vês as imagens ficas ainda mais chocado e é por isso que falo muitas vezes que devemos viver o aqui e o agora de forma intensa", explicou.
"Isso porque realmente todos nós temos um destino e esse é o destino de todos nós. Ainda bem que não sabemos quando vai ser, mas é assim que funciona. Foi algo muito duro na altura...Eu era ainda muito jovem e logicamente foi algo que me marcou para a vida e que tenho bem presente na minha memória", recordou o ex-jogador.
"Dentro do campo, houve uma solidariedade imensa e fomos todos ao hospital e era algo que não conseguias acreditar que pudesse ter acontecido. Recordo-me que, mesmo passados uns dias de isso ter acontecido, andávamos todos sempre preocupados, já que treinamos sempre com muita intensidade, o nosso coração anda sempre em alta rotação. Alguns dias mais tarde, estava na mesma um pouco ansioso e preocupado por tudo que tinha acontecido", concluiu Abel Ferreira.
Acordo entre os clubes está fechado e atleta deverá viajar nos próximos dias para realizar os habituais exames médicos e assinar contrato
29 Ago 2026 | 17:17 |
O Flamengo, orientado pelo treinador português Leonardo Jardim, vai encaixar 12 milhões de euros com a saída de Gonzalo Plata, antigo jogador do Sporting. O extremo está de partida do emblema brasileiro e deverá prosseguir a carreira no Dínamo Moscovo, da Rússia.
Segundo o jornalista César Luis Merlo, o acordo entre os clubes está fechado e o atleta deverá viajar nos próximos dias para realizar os habituais exames médicos e assinar contrato com o novo clube. A transferência representa um encaixe significativo para o 'megão'.
O internacional equatoriano vinha sendo bastante elogiado pelo técnico, que reconhecia as qualidades e o talento do jogador. Apesar disso, Plata não continuará no plantel rubro-negro e prepara-se agora para abraçar um novo desafio no futebol europeu.
Em 2026, o extremo participou em 29 jogos pelo Flamengo, incluindo a presença no Mundial, tendo contribuído com dois golos e quatro assistências. Os números surgem antes da mudança para o futebol russo, numa transferência que permitirá ao clube brasileiro recuperar um valor considerável com o jogador.
Gonzalo Plata, atualmente com 25 anos, conhece bem o futebol português, uma vez que representou o Sporting entre 2018 e 2021. Formado no Independiente del Valle, o esquerdino passou ainda por Valladolid e Al Sadd antes de chegar ao Rio de Janeiro, onde agora encerra a sua passagem. Por outro lado, Bidu, ex Flamengo, foi anunciado nos leões.
Leões sofreram uma alteração inesperada no calendário e o duelo da quinta jornada do campeonato nacional terá agora novas coordenadas
29 Ago 2026 | 16:39 |
O Sporting vai ter de ajustar os planos para a quinta jornada da Liga Portugal Betclic, depois de ter sido oficializada uma alteração no calendário. O encontro diante do Nacional estava inicialmente previsto para sexta-feira, mas a Liga Portugal confirmou entretanto uma mudança.
A partida entre Sporting e Nacional estava agendada para o dia 4 de setembro, sexta-feira, com início marcado para as 20h15. No entanto, o calendário dos verdes e brancos sofreu uma alteração depois de ser conhecido o programa da fase de liga da Liga dos Campeões, competição na qual os leões terá igualmente uma agenda exigente.
De acordo com a nota divulgada pela Liga Portugal, a alteração aconteceu "por acordo das Sociedades Desportivas e obtida a anuência do Operador Televisivo". Desta forma, o encontro referente à quinta jornada da Liga Portugal Betclic deixa de estar marcado para sexta-feira e passa a realizar-se no dia seguinte, sábado, 5 de setembro.
A mudança representa assim mais um ajuste no calendário leonino numa altura em que a equipa prepara uma temporada particularmente exigente, com a participação nas competições nacionais a juntar-se aos compromissos europeus.
Poucos dias depois, o Sporting volta a entrar em ação no Estádio José Alvalade, desta vez para a estreia na fase de liga da Champions. Os leões recebem o Galatasaray na quarta-feira, 9 de setembro, às 20h00, num encontro que marcará o arranque da caminhada europeia.
Jornalista considerou que futebolista não merece ser alvo deste tipo de comportamento e aponta dedo à massa associativa leonina
29 Ago 2026 | 16:26 |
Mário Figueiredo saiu em defesa de João Palhinha na sequência da transferência do médio para o Benfica e das reações dos adeptos do Sporting. O jornalista comentou os cânticos dirigidos ao jogador e considerou que o antigo médio leonino não merece ser alvo deste tipo de comportamento.
M. Figueiredo: "Ele não merece isto dos adeptos do Sporting"
"Palhinha não tem culpa disto", afirmou no programa 'Liga NOW', entendendo que o internacional português não deve ser responsabilizado pela forma como a transferência para o rival se concretizou: "Ele não merece isto dos adeptos do Sporting".
A conversa passou também pela atual situação do plantel leonino e pela gestão de Rui Borges relativamente aos jogadores que estão em fim de ciclo ou que pretendem deixar Alvalade. Um dos casos em destaque foi o de Pedro Gonçalves, cuja continuidade no Sporting continua a levantar dúvidas.
Sobre o internacional português, deixou uma posição clara: "Acho que a situação de Pote já não há volta a dar". O jornalista considera, inclusivamente, que a permanência do jogador poderá criar dificuldades dentro do próprio grupo de trabalho, ao admitir que "pode ser uma pedra no sapato e uma pedra no balneário do Sporting".
Mário Figueiredo abordou ainda a questão da liderança na equipa, deixando uma interrogação sobre quem assume verdadeiramente esse papel dentro das quatro linhas. "Quem é o líder do Sporting dentro de campo?", questionou, apontando que Gonçalo Inácio tem demorado a afirmar-se enquanto capitão.