
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Conselho de Disciplina da FPF instaurou um processo disciplinar ao treinador João Pereira, ao adjunto Tiago Teixeira e ao Sporting. Em causa está a denúncia feita pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) devido à falta de habilitações do novo treinador dos leões.
"Instauração de processo disciplinar a João Pedro da Silva Esmail Pereira, a Tiago Filipe Monteiro Teixeira e à Sporting Clube de Portugal – Futebol SAD, por deliberação da Secção Profissional, de 3 de dezembro de 2024, tendo por objeto apuramento de factualidade participada relativamente a quadro técnico e habilitações de treinadores, na sequência de participação disciplinar apresentada pela Associação Nacional dos Treinadores de Futebol. O processo foi enviado, dia 4 de dezembro de 2024, à Comissão de Instrutores da Liga Portugal, ficando excluída a publicidade até ao fim da instrução", pode ler-se.
Vale lembrar que a ANTF não tardou a assumir que seria apresentada uma queixa formal relativa à situação logo após João Pereira ter sido confirmado como o sucessor de Ruben Amorim. O técnico ainda só concluiu o curso de treinador de nível III e, para além de aguardar pelo certificado, ainda tem em falta a última graduação, o UEFA Pro.
O presidente da associação, José Pereira, disse, à Antena 1, que a instituição não reconhece João Pereira como treinador do emblema verde e branco "atendendo a que não tem a certificação exigida para o desempenho das funções" e reforçou a importância de credibilizar esta profissão para assegurar o desenvolvimento e a justiça no futebol nacional (Recorde AQUI).
Recentemente, João Pereira, foi confrontado com a queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol por não ter ainda o IV nível. O técnico desvalorizou o tema e disse estar mais preocupado com o trabalho diário enquanto novo treinador do Clube de Alvalade.
'Camisola 23' do plantel de Rui Borges é um dos capitães de equipa e está de regresso às opções do técnico após período afastado devido a lesão
|
O Sporting venceu o Rio Ave, por 3-0. O encontro marcou o regresso de Daniel Bragança, que esteve afastado dos últimos jogos por lesão. O médio voltou em grande plano, ao fazer uma assistência e Pedro Duarte não esconde a admiração pelo jogador.
"É um jogador muito inteligente e conhece muito bem o jogo... Independentemente do sistema ou da dinâmica, a sua inteligência joga a seu favor", refere o técnico, em declarações ao jornal Record, garantindo que o 'camisola 23' "ainda vai ajudar muito" os leões.
"Estava numa fase de afirmação e este contratempo pode tê-lo feito perder um pouco essa dinâmica. Estava a jogar a espaços, numa competição direta com Hjulmand e Morita. Nessa fase até estava a fazer golos. Salvo o erro, marcou em dois jogos seguidos. Fez falta ao meio-campo do Sporting, até pela competitividade que imprimia", explica.
Apesar de o médio ter falhado vários jogos devido a lesão, Pedro Duarte crê que "ainda vai a tempo de fazer uma boa temporada", uma vez que "ainda falta meio campeonato e mais uns quantos jogos das competições europeias" e Bragança "é muito focado no trabalho".
O técnico não esquece que, antes de contrair problemas físicos, o jovem "conseguiu entrar na luta por um lugar e até jogar diversos jogos como titular". Para terminar, refere que "ser da casa e ser um dos capitães de equipa dá-lhe uma responsabilidade acrescida. Mas, da forma que conheço o Daniel, sei que ele lida bem com essa responsabilidades e até a encara como uma motivação extra".
Mikel Arteta deu luz verde para a contratação de futebolista dos verdes e brancos e Clube de Alvalade já tomou decisão quanto a possível saída
|
Viktor Gyokeres voltou a ser prioridade do Arsenal. Desta feita, os gunners podem mesmo avançar concretamente pelo avançado de Rui Borges, uma vez que Gabriel Jesus sofreu uma rotura do LCA. No entanto, o Sporting está tranquilo quanto ao interesse dos ingleses.
A ausência do internacional brasileiro leva Mikel Arteta a dar luz verde para a contratação do 'camisola 9' dos verdes e brancos, segundo o Daily Star. O jornal britânico revela que o técnico espanhol está decidido em garantir o goleador verde e branco.
Certo é que Frederico Varandas não vai negociar o passe do jogador. Para levar o craque do Sporting é necessário bater os 100 milhões de euros da cláusula de rescisão e aguardar a vontade do atleta, que já referiu várias vezes querer ficar em Alvalade até ao final da temporada.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 31 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.579 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 33 golos e fez seis assistências.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Confira a publicação:
Extremo admitiu desejo de assinar com o Clube de Alvalade e poderá ser reforço do emblema minhoto ainda neste mercado de transferências de inverno
|
O Vitória de Guimarães está muito atento à evolução de Vando Félix, antigo jogador do Sporting. A iminente saída de Kaio César - que vai ser rival de Cristiano Ronaldo - atiram o emblema vimaranense em busca de um extremo para o lugar do brasileiro.
A informação está a ser avançada pelo jornal Record, garantindo que os minhotos pensam em avançar pelo atacante o Torreense muito em breve. Apesar de estar em boa forma pelo clube liderado por Tiago Fernandes - ex-técnico dos leões - o guineense poderá dar o salto para patamares superiores.
Recentemente, em entrevista, Vando Félix revelou que um dos seus desejos "é chegar de novo ao Sporting". O avançado explicou que, "se voltar, é sinal que o trabalho foi bem feito", garantindo que o Clube de Alvalade "tem apostado em vários jovens, mas a Academia está repleta de bons valores".
Na última temporada, o jogador participou em 21 jogos pela equipa B, com dois golos e uma assistência, tendo sido chamado por Ruben Amorim em diversas ocasiões aos treinos da equipa A, apesar de nunca chegar a integrar uma convocatória da equipa principal.
O jogador guineense foi contratado pelos leões no verão de 2021 ao Leixões, a troco de 100 mil euros, e na altura assinou um vínculo válido até junho de 2024. O contrato previa opção de prolongar o vínculo por mais duas temporadas, contudo a SAD do Sporting não acionou a opção e o jogador rumou ao clube orientado por Tiago Fernandes. Em 2024/25, soma quatro golos e uma assistência em 13 jogos.