Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
21 Mar 2024 | 11:48 |
Uma falha na abordagem ao golo sofrido contra o Boavista, antes da pausa da Liga, causou uma pequena mancha na série de boas atuações de Franco Israel na baliza do Sporting. Apesar da falta de experiência do guarda-redes uruguaio, Rúben Amorim nunca questionou a preparação do número 12 para assumir o lugar do titular habitual, e a realidade é que ele deve continuar em Alvalade.
A confiança no jovem guardião foi demonstrada desde o momento da sua transferência para Alvalade, no acordo com a Juventus, no verão de 2022. Foi então que o Sporting adquiriu 60% dos direitos do sul-americano por 650 mil euros, mas assegurou imediatamente as condições para adquirir uma percentagem maior, numa fórmula alternativa para “segurar” o jogador a baixo custo e através de um resgate progressivo.
De acordo com informações apuradas pelo jornal ‘Record’, o modelo de negócio com a Juventus prevê que o Sporting possa comprar mais 30% do passe, faseadamente, em três parcelas, a cada bloco de 30 jogos realizados com pelo menos 45 minutos. O investimento total será de 750 mil euros, conforme comunicado à CMVM na altura.
Em outras palavras, sempre que Israel atingir o patamar de 30 jogos, com pelo menos 45 minutos de utilização, a SAD fica obrigada a resgatar mais 10% do passe por 250 mil euros, podendo repetir esta operação até três vezes. Caso o faça, o Sporting passará a deter 90% dos direitos, com a Juventus a manter os restantes 10% de uma futura mais-valia.
Atualmente, Israel tem 23 encontros que cumprem estes requisitos, estando a apenas sete partidas de atingir o primeiro patamar do acordo. Esta meta poderá ser alcançada até maio… mas apenas se Adán não recuperar o seu lugar no onze.
É também relevante destacar que o espanhol António Adán está próximo de renovar automaticamente por mais uma época com base no número de jogos, uma vez que conta já com 28 confrontos disputados, e renova na meta dos 30.
Emblema merengue estará a observar o jogador nos últimos tempos, fruto da sua qualidade, algo que começa a gerar algum receio em Alvalade
21 Out 2026 | 03:00 |
O Sporting está com algum receio de que o Real Madrid consiga convencer Jacobo Afonso a deixar Alvalade e rumar a Espanha, sabe o Leonino. O médio de apenas 15 anos é visto como um dos jovens de maior potencial da formação verde e branca e a possibilidade de os merengues avançarem pelo jogador gera preocupação na estrutura leonina.
Ao que o nosso Jornal apurou, não existiu até ao momento qualquer abordagem do Real Madrid ao Sporting por Jacobo Afonso. Ainda assim, o interesse que tem sido associado ao emblema espanhol não passa despercebido em Alcochete, sobretudo tendo em conta a dimensão do clube e a capacidade que os madrilenos têm para seduzir jovens talentos.
Jacobo Afonso nasceu em Salamanca, mas cresceu em Portugal, sendo filho de Nuno Afonso. Antes de chegar ao Sporting, em 2024, passou pelas formações do Benfica e do Vitória de Guimarães, tendo rapidamente começado a dar nas vistas de leão ao peito e a ganhar espaço na equipa de sub-17.
O jovem médio já entrou também nas contas das seleções jovens de Espanha, tendo sido chamado aos sub-16 da ‘Roja’. Esse percurso internacional, aliado às exibições realizadas pelo Sporting, ajudou a aumentar a projeção de um futebolista que os responsáveis leoninos pretendem continuar a desenvolver dentro da Academia Cristiano Ronaldo.
Depois de ter sido associado ao Real Madrid, Jacobo Afonso voltou a responder dentro das quatro linhas. O médio marcou um golaço na reviravolta da equipa de sub-17 do Sporting frente ao Amora, por 5-2, reforçando o bom momento e a atenção em torno de um jogador que os verdes e brancos não querem ver escapar para Espanha.
Adversário dos leões chega a Lisboa depois de duas derrotas europeias, mas garante que acredita na possibilidade de surpreender em Alvalade
20 Out 2026 | 17:46 |
Sporting recebe o LASK Linz - sem Debast e Zalazar - esta quarta-feira, em Alvalade, para a terceira jornada da fase regular da Liga dos Campeões. A formação austríaca chega a Lisboa depois de duas derrotas na competição, mas as declarações antes da viagem revelam respeito pela equipa orientada por Rui Borges e ambição de mudar o rumo europeu.
Alessandro Schopf, médio de 32 anos, deixou uma comparação que não passa despercebida aos adeptos leoninos, colocando os verdes e brancos ao nível de um dos gigantes do futebol inglês. "O Sporting não é inferior ao Liverpool em termos de qualidade" afirmou o jogador.
Também Dietmar Kuhbauer, treinador de 55 anos, mostrou que o LASK Linz não pretende limitar-se a cumprir calendário no Estádio José Alvalade. "Se não tivermos uma boa prestação, as probabilidades vão estar contra nós. Mas, apesar de tudo, seria terrível se fôssemos a Lisboa apenas para ver o estádio", declarou.
A comparação com o Liverpool surge depois de o LASK ter perdido por 6-3 frente aos ingleses na jornada anterior da Champions. Ainda assim, a equipa austríaca reagiu no campeonato ao golear o Austria Lustenau por 4-0, fora de portas, resultado que poderá servir de motivação para o desafio diante do Sporting.
A antevisão oficial do encontro está marcada para esta terça-feira, às 19h00, no Estádio José Alvalade, com Dietmar Kuhbauer e um jogador do plantel a falar aos jornalistas. Meia hora depois, às 19h30, o LASK Linz realiza o treino de adaptação ao relvado, antes de tentar surpreender os leões no encontro de quarta-feira.
Jornalista televisivo fez comentários acerca da importância de futebolista no seio da equipa de Rui Borges e comparou atleta ao antigo capitão
20 Out 2026 | 17:25 |
Sergi Altimira demorou pouco tempo a assumir um papel central no Sporting. Contratado ao Betis por 18,25 milhões de euros, o médio espanhol de 25 anos transformou-se numa das principais garantias de estabilidade de Rui Borges. Porém, Mário Figueiredo considera que não está ainda no patamar de Morten Hjulmand.
M. Figueiredo: "Acho que ainda é precoce fazer uma comparação com o Hjulmand"
"Ele tem sido o denominador comum ali no meio-campo. É ele que se vai mantendo e que vai dando estabilidade. Não me surpreendo com estes números. Mas, acho que ainda é precoce fazer uma comparação com o Hjulmand porque acho que o antigo capitão trouxe muito à equipa", disse, no canal NOW.
De imediato, o jornalista fez uma comparação ao nível da liderança. "Falo das capacidades de liderança e da forma como liderava nos momentos em que a equipa estava em maior dificuldade - isso é algo que ainda não vi no Altimira. Falta-lhe, no momento da contrariedade, ajudar também na vertente ofensiva quando é preciso", analisou.
M. Figueiredo: "Não me parece que seja essa pessoa"
Mário Figueiredo finalizou ao clicar na mesma tecla. "Parece-me que ele defende bem, mas não tem as capacidades de liderança que tinha o outro (Hjulmand) e há momentos em que é preciso ali uma voz de comando e não me parece que ele ainda seja essa pessoa", rematou.
A capacidade para recuperar a posse, posicionar-se e dar continuidade à construção permitiu a Altimira assumir uma missão particularmente exigente no Sporting: preencher o espaço precisamente deixado por Hjulmand no meio-campo leonino.