Futebol
Adrien Silva e os filhos vibraram nas bancadas com vitória do Sporting frente ao PSG (Vídeo)
21 Jan 2026 | 16:52
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
22 Dez 2025 | 06:58 |
15 milhões de euros: é este o valor que o Sporting tem 'de lado' para investir num extremo na reabertura do mercado de transferências. Com a lesão de Pote e a ausência de Geny Catamo, esta necessidade tornou-se ainda mais um urgente e, ao que parece, os leões até já têm o perfil identificado.
Segundo revela o jornal Record, no decorrer das reuniões das últimas semanas entre Frederico Varandas, Rui Borges e Bernardo Palmeiro - além do contributo de Flávio Costa, do scouting -, ficou definida uma 'shortlist' de potenciais reforços. Algo que todos eles têm em comum é o facto de serem atacantes destros, com facilidade em atuarem no flanco esquerdo - mas com versatilidade para serem opção noutras funções na frente, seja no corredor direito ou a 10.
Fora isso, a mesma fonte revela que o Sporting pretende que este reforço já seja algo experiente, mas que ainda tenha alguma margem de progressão para oferecer a Rui Borges. Ou seja, a fasquia está colocada até aos 24/25 anos. Uma vez que os leões também querem evitar que o jogador tenha um largo período de adaptação, é dada preferência a futebolistas que estejam atualmente a competir na Europa. O mercado sul-americano terá sido descartado, tal como os empréstimos - a Direção quer mesmo comprar.
Yeremay Hernández continua entre os referenciados e com o estatuto de principal desejo de Rui Borges. No entanto, ainda é um sonho muito caro para o Sporting, uma vez que os seus valores estão na casa dos 50M, exigidos pelo Depor. Konstantelias já é mais acessível, mas o PAOK pretende fazer de tudo para não o deixar sair em janeiro.
Enquanto isso, Salvador Blopa e Flávio Gonçalves vão ganhando espaço em Alvalade. Os jogadores da formação do Sporting estão preparados para somarem mais minutos na equipa principal e, mesmo quando o reforço de inverno chegar, é bem expectável que continuem a concorrer por um lugar nas convocatórias de Rui Borges.
Treinador dos leões montou estratégia perfeita e eficaz que ditou vitória frente ao Paris Saint - Germain, no Estádio José Alvalade
21 Jan 2026 | 18:00 |
O Sporting já sabe que ao longo de 2025/26 irá arrecadar um encaixe financeiro pela prestação na Liga dos Campeões superior ao que sucedeu no período de 2024/25 na mesma competição. Com Rui Borges ao leme, e depois de terem vencido o PSG, em Alvalade (2-1), os leões ocupam o 6º lugar (à condição, pois aguardam pelos resultados dos restantes jogos da 7ª jornada esta quarta-feira).
A caminho da última jornada da fase regular da Champions, o Sporting tem oportunidade de aumentar o número de pontos na próxima visita ao Athletic Bilbao, a 28 de janeiro e também aumentar a conta dos milhões. Em específico, na pior das hipóteses, os verdes e brancos podem terminar a fase de liga na 19ª posição e, tendo em conta ainda o encaixe já garantido até agora, conseguiriam embolsar um total de 49,31 milhões de euros, mais do que na época anterior.
Esta quantia divide-se pelos 33,85 M relativos à entrada na Champions, outros 9,1M pelos resultados obtidos por vitórias ou empates, isto além do bónus da posição final, sendo que o pior lugar possível significaria um montante de 6,36 milhões de euros.
Comparando assim com a temporada anterior, em 2024/25( que também teve Ruben Amorim e João Pereira como técnicos) o Sporting terminou a participação na Liga dos Campeões com um encaixe de 48,984 milhões de euros. Neste cenário, caso tivesse conseguido o apuramento para os oitavos-de-final, algo que não aconteceu devido à eliminação perante os alemães do Borussia Dortmund no playoff, a equipa de Rui Borges teria garantido mais 11 milhões.
Para ganhar mais cifrões, o Sporting tem de vencer os espanhóis do Athletic Bilbao. A partida será na quarta-feira, dia 28 de janeiro, a partir das 20h00, no Estádio San Mamés. O duelo da próxima semana marcará o fim desta fase de liga da competição europeia.
Com a vitória de ontem, por 2-1, frente ao campeão europeu Paris Saint - Germain, os leões ocupam lugar lisonjeiro no Ranking da UEFA
21 Jan 2026 | 17:20 |
Com a vitória sobre o PSG (2-1) e a garantia de que não ficará abaixo do 19.º lugar na fase de liga da UEFA Champions League, o Sporting subiu dois lugares no ranking da UEFA de clubes, entrando no top-20 dos melhores clubes do "velho continente", estando há frente de clubes como Porto, Juventus, Milan e Mónaco.
Os leões ultrapassaram três clubes: PSV, Feyenoord e Club Brugge (que também venceu por 4-1 o Kairat Almaty, adversário que o Sporting defrontou na jornada inaugural) mas ainda não tem a continuidade na prova garantida. Só que o Tottenham ganhou e garantiu no mínimo o 16.º lugar, pelo que somou já mais pontos de bónus.
Com 16.500 pontos somados, esta já é a melhor temporada do Sporting nos últimos cinco anos, superando os 16,000 pontos de 2021/2022, com Ruben Amorim. O novo formato da Champions, com duas jornadas adicionais na primeira fase e pontos de bónus maiores, contribui para isso, mas mesmo assim os leões já superaram a campanha de há um ano, em que chegaram ao fim das quatro primeiras jornadas com dez pontos.
Os leões encontram-se neste momento, provisoriamente, no 6º lugar, com 13 pontos. O Clube de Alvalade está atrás do Paris Saint - Germain, Tottenham, Bayern Munique, Real Madrid e o Arsenal, e posiciona-se à frente do Benfica, que joga hoje frente à Juventus.
Os leões vão fechar esta fase da prova milionária frente aos espanhóis do Athletic Bilbao, dia 28, a partir das 20h, no Estádio San Mamés. A equipa que milita a primeira divisão espanhola defrontará hoje a Atalanta. O encontro da próxima semana.
Extremo internacional senegalês é o segundo reforço de inverno, após a chegada de Luís Guilherme do West Ham, de Inglaterra
21 Jan 2026 | 17:14 |
É oficial. Souleymane Faye é o novo jogador do Sporting. O reforço senegalês, de 22 anos, assinou contrato até 2030, e fica com cláusula de rescisão de 80 milhões de euros. O avançado irá utilizar o número 15, que já foi utilizado por nomes como Manuel Ugarte, Eric Dier e Amaral, que comentou a vitória do Sporting frente ao PSG.
O extremo vindo do Granada, representava o Galaxy Football Academy, em Dakar, antes de ser recrutado pelo clube andaluz em 2022. Vestiu, depois, as camisolas de Talavera de la Reina e Real Bétis antes de regressar ao Granada no início da presente temporada.
S. Faye: "Aceitei a proposta porque o Sporting é um grande Clube"
A nova aquisição para Rui Borges não escondeu a satisfação de representar o Clube de Alvalade. "Aceitei a proposta porque o Sporting é um grande Clube. Quem vem para o Sporting tem muitos objetivos para cumprir. Vou conseguir crescer e conquistar muitos títulos aqui", revelou o avançado no canal do clube.
Por fim, Souleymane Faye dirigiu-se aos adeptos sportinguistas, que esperam que o atleta internacional por Senegal se destaque de leão ao peito : "Muito obrigado pelo apoio. Recebi muitas mensagens a pedir para vir. Já estou aqui e agora quero desfrutar. Obrigado".
Com a camisola do clube espanhol, Souleymane Faye - avaliado em 1,5 milhões de euros - realizou 21 jogos: 19 na segunda divisão e dois na Taça do Rey. Nos 1.649 minutos em que esteve em campo, o avançado marcou dois golos e fez seis assistências.