Futebol
Última hora! Mudança de planos faz Sporting ter mais uma baixa para o Clássico
09 Fev 2026 | 13:32
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
07 Abr 2025 | 11:53 |
Frederico Varandas tomou uma decisão difícil na época natalícia de 2024, com o despedimento de João Pereira, e a contratação de Rui Borges para o comando técnico do Sporting. Até ao momento, a opção parece ter sido acertada, uma vez que o treinador verde e branco tem o melhor registo em Portugal desde que chegou a Alvalade.
Relembrar que esta tem sido uma época de altos e baixos. Depois do arranque tremendo com Ruben Amorim, com 11 vitórias em 11 jogos para a Liga Portugal Betclic, seguiu-se o período João Pereira em Alvalade, bem mais complicado para os adeptos.
Amorim deixou o Sporting no primeiro lugar antes de rumar a Manchester, com cinco pontos de vantagem para o segundo classificado, e uma máquina bem oleada que marcava muito e sofria pouco. Tudo se alterou com João Pereira, que terminou em 12º numa classificação virtual das quatro jornadas que passou à frente do Clube, e que deixaram os leões bem mais vulneráveis no campeonato.
Chegou, depois, Rui Borges, que tem sido... o melhor. Desde 26 de dezembro (ou 29, quando fez o primeiro jogo como treinador do Sporting, contra o Benfica), que ninguém tem, em Portugal, mais pontos que os verdes e brancos.
Com o técnico de Mirandela à frente da equipa, são já 28 pontos. Um número que é igualado apenas pelo Braga, curiosamente o próximo adversário dos leões. O Benfica fecha o pódio destas contas, e o Porto ocupa apenas o sexto lugar no período de tempo entre a 16ª e a 17ª jornadas dos campeonato nacional.
Estando o Clássico a poucas horas de começar, este respeitante à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, a concretização do mesmo pode ser incerta
09 Fev 2026 | 16:49 |
A poucas horas do Porto - Sporting, respeitante à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, o Estádio do Dragão está envolto em espesso manto de nevoeiro e com chuva persistente. A realização do Clássico pode estar em causa face aos alertas meteorológicos previstos a partir da noite desta segunda-feira.
No caso de, às 20h45, não estarem reunidas condições para que a partida se inicie, o regulamento de competições da Liga aponta a que o jogo "se inicie ou se conclua, este realizar-se-á ou completar-se-á no mesmo estádio, dentro das 30 horas seguintes". Isto salvo se "ambos os clubes acordem a respetiva realização ou conclusão em outra data, respeitados os limites referidos nos n.º 2 a 4 do artigo 42.º e o façam consignar no relatório de jogo".
Significa isto que o jogo ou se realiza nas 30 horas seguintes ou então, "mediante requerimento dos clubes intervenientes, a Liga Portugal autoriza que o jogo adiado se realize dentro das quatro semanas seguintes". Para isto é preciso que não seja um jogo das últimas seis jornadas (que não é) e que "a Comissão Permanente de Calendários se pronuncie em sentido favorável".
De referir ainda neste sentido que a Proteção Civil decretou alerta amarelo de chuva entre a meia-noite e as 6 horas da manhã e laranja entre as 6 da manhã e as 18 horas para esta terça-feira no distrito do Porto. No mesmo sentido, o tal manto denso de nevoeiro estende-se por toda a zona ribeirinha da cidade numa área bastante extensa o que face ao clima que está previsto causa motivo para alarme.
Recorde-se que, por enquanto, o Sporting - incomodado antes do Clássico - tem encontro marcado para as 20h45, diante da formação orientada por Francesco Farioli, no Estádio do Dragão. O provável verde e branco é constituído por: Rui Silva, Iván Fresneda, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio e Maxi Araújo; Morten Hjulmand e João Simões; Geny Catamo, Francisco Trincão, Pote e Luis Suárez.
A horas do início do grande duelo frente ao Porto, este respeitante à 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, comitiva verde e branca é perturbada
09 Fev 2026 | 15:29 |
O estágio do Sporting em Vila Nova de Gaia ficou marcado por dois episódios de perturbação durante a última madrugada. Material pirotécnico foi deflagrado nas imediações do hotel onde o Clube se encontra alojado, interrompendo o descanso da comitiva verde e branca na véspera do duelo frente ao Porto.
O primeiro incidente ocorreu por volta da 1h30 da manhã e prolongou-se durante alguns minutos. Ao contrário do que é habitual neste tipo de situações, o episódio voltou a repetir-se cerca de duas horas e meia depois, por volta das 4h00, com nova deflagração de tochas e petardos junto à unidade hoteleira.
A comitiva leonina tinha chegado ao Norte ao início da noite de domingo, após uma viagem de autocarro com cerca de três horas de duração. Tal como é prática recorrente em deslocações desta natureza, o Sporting ficou instalado em Vila Nova de Gaia para preparar o Clássico.
Dada a importância do encontro, o presidente Frederico Varandas acompanhou a equipa durante o estágio. Depois de forte apoio na saída de Alvalade e de alguma receção à chegada ao hotel, a madrugada acabou por ser marcada por estes distúrbios, que voltaram a interferir com a preparação da equipa antes de um jogo decisivo.
Recorde-se que o emblema verde e branco entra hoje em campo, dia 9 de fevereiro, frente ao Porto. O encontro, a contar para a 21.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Francesco Farioli jogar-se-á às 20h45, no Estádio do Dragão.
Confira o vídeo:
Dirigente dos ribatejanos afirma que apesar da partida do atleta para fora do país, a sua permanência na Liga não teria sido impossível
09 Fev 2026 | 13:43 |
Vendido ao Génova por 8 milhões de euros, num negócio que pode chegar a 10 milhões, Alex Amorim foi a maior transferência da história do Alverca. O presidente da SAD, José Miguel Albuquerque, explicou recentemente que o médio brasileiro era um jogador seguido por todos os clubes portugueses, como o Sporting, com capacidade financeira para o contratar.
"Sabemos que precisamos de vender para a nossa operação continuar a crescer"
"É com naturalidade que todos os clubes com capacidade para pagar esta transferência tivessem o Alex Amorim perfeitamente identificado, como têm seguramente todos os outros. E obviamente que nós sabemos o nosso lugar e sabemos o nosso momento no tempo, sabemos que precisamos de vender para a nossa operação continuar a crescer e, portanto, temos contactos saudáveis e fluidos com todos os clubes que poderiam pagar uma transferência desse género", começou por dizer, no programa Negócios Record.
"Portanto, sabiam que se quisessem vir a jogo, poderiam vir a jogo. E nós também tínhamos interesse nisso, ou seja, ter essa porta aberta para negociar a qualquer momento qualquer jogador que um Benfica, um Sporting, um Porto, um Braga, para falar das equipas com mais músculo, queiram fazer", afirmou o presidente da SAD ribatejana.
Recorde-se que o futebolista, que estava na mira do Sporting - que condena adepto - , chegou a Portugal no verão passado proveniente do Fortaleza cerca de 300 mil euros. A receita da recente transferência para o Génova, foi parcialmente dividida com o clube brasileiro, que tinha direito a 30 por cento do valor do negócio (cerca de €2,4M).
Alex Amorim - avaliado em 2,5 milhões de euros - afirmou-se nos primeiros seis meses da época como um dos pilares da equipa de Custódio, que ocupa um tranquilo 10.º lugar na tabela com 24 pontos: foi titular em todos os jogos da Liga e marcou dois golos.
Última hora! Mudança de planos faz Sporting ter mais uma baixa para o Clássico
09 Fev 2026 | 13:32
Matheus Reis 'safa' rescisão com o Sporting após problemas iniciais; Todos os detalhes
09 Fev 2026 | 12:50
Porto - Sporting: Suárez e Samu em luta acesa pelo primeiro golo no Clássico
09 Fev 2026 | 12:15