
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Foi há exatamente uma volta da Liga Portugal Betclic que o Sporting defrontou o Braga pela última vez, num jogo de emoções fortes para os adeptos verdes e brancos. Foi a partida em que a época do leão virou, e entrou num período muito diferente do que ia vivendo até esse momento.
Foi o 11º jogo da Liga Portugal Betclic, e o Sporting entrava em campo com 10 vitórias consecutivas, e o primeiro lugar do campeonato. O jogo, no entanto, começou muito difícil, e previa-se um duro teste aos leões quando, ao intervalo, a equipa da casa estava a vencer por 2-0.
Para além da dificuldade traduzida no marcador, havia a carga emocional que o jogo carregava para a equipa do Sporting: era o último jogo de Ruben Amorim de leão ao peito, antes de rumar a Manchester para assumir o United - quase cinco anos depois de ter chegado ao Clube.
Juntou-se a essa partida outro abandono. Pedro Gonçalves, que já tinha estado lesionado antes na temporada, deu sinais muito preocupantes durante a primeira parte do jogo, e foi imediatamente substituído. Iniciou uma paragem que demorou muito mais do que qualquer adepto do Sporting estaria à espera, e ainda não voltou a competição desde então.
O Sporting acabou por virar o 2-0 ao intervalo para 4-2 no fim do jogo. No entanto, a época do leão mudou naquele jogo: com a saída de Ruben Amorim veio João Pereira, que perdeu a liderança que os leões levavam no campeonato, e durou cerca de mês e meio até ser demitido. Chegou Rui Borges, de Guimarães, para segurar a casa, mas a tarefa não tem sido fácil, com muitas lesões no plantel desde a saída do atual treinador do Manchester United.
Treinador verde e branco vê a sua equipa entrar em campo esta segunda feira, dia 7 de abril, para defrontar a formação bracarense em Alvalade
|
O Sporting de Rui Borges entra em campo esta segunda feira, dia 7 de abril, para defrontar a formação do Braga, em Alvalade, em jogo a contar para a 28ª jornada da Liga Portugal Betclic. O treinador verde e branco deve contar com dois regressos de peso ao 11 titulas: Gonçalo Inácio e Geovany Quenda.
Segundo o jornal A Bola, estes devem ser duas das mudanças em relação ao último onze de Rui Borges. Relembrar que o Sporting ainda não estará na máxima força - Pote e Morita continuam de fora, por exemplo - mas que o treinador verde e branca já vai poder contar com mais opções no banco de suplentes.
Sendo assim, o jornal português aponta para um 11 com poucas alterações: Rui Silva deverá manter o lugar na baliza, e no eixo defensivo, a única troca será a entrada de Gonçalo Inácio e a saída de St. Juste - com Diomande e Quaresma a manterem-se na equipa.
No centro do terreno, como já mencionado, Pote e Morita continuam de fora. Sendo assim, Rui Borges deverá ver-se obrigado a lançar, de novo, a dupla composta por Zeno Debast e Morten Hjulmand, que jogam juntos de início do meio campo pela sexta vez. Nas alas, devem estar Iván Fresneda, à direita, e Maxi Araújo, à esquerda.
Por último, o periódico nacional aponta para um trio ofensivo onde a única mudança deverá ser a entrada de Geovany Quenda, e a saída de Geny Catamo, que foi titular no último jogo. Francisco Trincão e Viktor Gyokeres devem completar a frente de ataque dos leões para a partida contra o Braga.
Treinador do Retrô refere que o novo jogador verde e branco vai precisar de um tempo de adaptação no Clube de Alvalade, mas vaticina futuro risonho ao atleta
|
Diego Guerra, jogador que já chegou ao Sporting, foi comparado a Daniel Bragança. Milton Mendes, treinador do Retrô, refere que o novo jogador verde e branco vai precisar de um tempo de adaptação, mas diz que o mesmo irá chegar ao topo, caso lute para tal.
"Vejo o Diego ao nível do Bragança"
"Vejo o Diego ao nível do Bragança, no que à qualidade técnica diz respeito. Quando ele conseguir o arreganho de marcar, pressionar forte o adversário e não apenas fazer sombra - aspetos que Bragança já desenvolveu na formação -, vai chegar ao topo", começou por dizer ao jornal Record.
O técnico brasileiro refere que há várias semelhanças entre ambos os atletas: "Qualidade técnica ele tem, vai para o golo, finaliza bem e não podemos esquecer-nos de que tem apenas 18 anos, pelo que tem uma margem de progressão muito grande", reforça o antigo treinador do Marítimo.
"Vai ter que competir com os companheiros para conquistar o seu espaço"
Milton Mendes reconhece que a mudança para o futebol europeu e para o Sporting pode fazê-lo evoluir a longo prazo: "Não é um jogador pronto. No momento em que ele melhorar o pressing e conseguir uma marcação mais dura, vai dar um salto de patamar facilmente. Seria fundamental para ele mudar-se para um clube europeu. Vai ter que competir com os companheiros para conquistar o seu espaço", admitiu.
O treinador fala nos pontos fortes de Diego Guerra: "É bom jogador, tem qualidade técnica e é muito disciplinado taticamente. É filho do dono do clube, mas, apesar disso, faz questão de colocar-se ao nível dos outros. Quer ser igual aos outros, faz questão de lutar, de trabalhar, não aceita que o protejam, até porque está consciente da sua qualidade", finalizou.
Técnico espanhol deixou duras críticas ao internacional português e às capacidades do jogador em atuar no meio-campo, após nulo no dérbi
|
Este domingo, dia 6 de abril, após o nulo no dérbi de Manchester, Pep Guardiola justificou a adaptação de Matheus Nunes ao lado direito da defesa e, em conferência de imprensa, explicou o porquê desta decisão, acabando por deixar duas críticas ao internacional português que passou pelo Sporting e admite regressar a Alvalade.
"Não é suficientemente inteligente"
"Pode tornar-se um bom defesa direito, sobretudo pelo seu físico. Acho que não é um jogador para jogar no meio, porque não é suficientemente inteligente, não tem compostura", começou por referir. Há três anos, após a goleada do Man. City ao Sporting, por 5-0, Pep Guardiola afirmou que Matheus Nunes era "um dos melhores jogadores do mundo", cenário que mudou desde então.
"Os laterais cometem sempre um grande erro, quando cruzam para o poste mais distante, onde tu estás, estão sempre a dormir"
"Os laterais cometem sempre um grande erro, quando cruzam para o poste mais distante, onde tu estás, estão sempre a dormir. Ele conseguiu defender muito bem dois ou três cruzamentos do Bruno Fernandes, do Dorgu. Tem físico para o fazer, sabe jogar nessa posição e tem ajudado muito", acrescentou.
O técnico espanhol continuou a falar do ex-leão num tom irónico: "Quando começámos a época e eu disse que íamos jogar com o Matheus a lateral-direito e o Nico O'Reilly a lateral-esquerdo, vocês diziam-me: 'de que é que estás a falar?' Mas é o que é, Manu Akanji a regressar, dois jovens defesas centrais, mas nos últimos dois, três jogos, a defesa foi excelente...", atirou.
Em 2024/25, ao serviço do emblema britânico, Matheus Nunes – avaliado em 35 milhões de euros – já realizou 33 encontros (2-141 minutos), tendo feito o gosto ao pé em três ocasiões. O internacional português contabiliza ainda oito assistências na conta pessoal.