
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Diogo Travassos - que na última temporada marcou ao Benfica na Liga Portugal Betclic - deve renovar contrato com o Sporting nas próximas semanas. O jovem lateral-direito tem dado nas vistas na pré-temporada dos verdes e brancos e pode mesmo ultrapassar Iván Fresneda na hierarquia, sendo que o espanhol conta com muito mercado.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o jogador de 21 anos irá prolongar o seu vínculo com o emblema verde e branco. O atleta tem ligação acordada com os leões até junho de 2026, mas a jogada serve como um voto de confiança após os bons indicadores dados na estadia em território algarvio.
As boas notícias para Diogo Travassos não ficam por aí, visto que o jovem irá integrar os trabalhos do plantel principal do Sporting, onde estará ao serviço do técnico Rui Borges. Apesar dos longos anos de casa, o atleta apenas teve oportunidade de representar os escalões de formação e equipa B, antes do seu empréstimo ao Estrela da Amadora na temporada passada.
Ainda assim, esta não é a primeira vez que o lateral-direito integra os trabalhos de pré-época verde e branca, visto ter-se estreado no estágio no Cascade Wellness Center, em Lagos em 2022, ainda sob o comando do atual treinador do Manchester United, Ruben Amorim, tendo depois atuado no conjunto secundário
Diogo Travassos terá mais três oportunidades de mostrar as suas valias antes do início oficial da temporada 2025/26. O Sporting tem encontros marcados no dia 21 de julho frente a Farense e Sunderland. Mais tarde, dia 25, os leões irão defrontar o Villarreal em partida a contar para o Troféu Cinco Violinos.
Comandados de Rui Borges não foram além da igualdade no marcador, naquele que foi o penúltimo jogo da estadia dos leões no Algarve
|
O Sporting empatou a uma bola frente ao Farense, na manhã desta segunda-feira, 21 de julho. Esta foi a segunda partida jogada à porta fechada - após um nulo frente ao Portimonense - do estágio do Clube de Alvalade no Algarve e a penúltima antes do regresso dos leões a Lisboa.
Segundo informações avançadas pelo jornal Record, o conjunto orientado pelo técnico Rui Borges não foi além de uma igualdade a um frente à formação comandada pelo treinador que teve passagem pelos leões na temporada 2019/20, Silas. Geny Catamo fez o golo solitário da formação verde e branca.
O que também ainda não foi tornado público foram as opções iniciais do Sporting que, de acordo com a mesma fonte, teve um 11 marcado pela juventude de vários jogadores, que ficam assim de fora para o encontro diante do Sunderland, marcado para às 20h00, desta segunda-feira.
Os resultados obtidos pela comitiva de Rui Borges neste estágio no Cascade Wellness Center, em Lagos, não têm sido os mais positivos. Antes deste empate frente ao Farense, os leões empataram frente ao Portimonense (0-0) e sofreram uma derrota diante dos escoceses do Celtic (2-0), com este último a ser realizado com a presença de público.
Ainda nesta segunda-feira, o Sporting tem encontro marcado contra o recém promovido à Premier League Sunderland, naquele que será o último encontro dos leões na sua estadia em solo algarvio, antes do regresso a Lisboa. Antes do início oficial da temporada, os verdes e brancos terão ainda uma partida frente ao Villarreal, a contar para o Troféu Cinco Violinos.
Clube de Alvalade prepara-se para atacar forte no mercado e há um nome que está claramente identificado pela estrutura verde e branca
|
Frederico Varandas está disposto a chegar aos 10 milhões de euros por Georgios Vagiannidis. De acordo com as últimas informações, o Sporting subiu a parada pelo lateral grego, dado que as negociações por Alberto Costa, da Juventus, não estão fáceis, e, portanto, os leões já estudam alternativas.
Segundo o jornal A Bola, Bernardo Palmeiro, direto desportivo do Sporting, esteve em Londres reunidos com os responsáveis de Georgios Vagiannidis, que está bastante recetivo à mudança para o Clube de Alvalade. O grande obstáculo ao negócio é mesmo o… Panathinaikos, conforme já aconteceu num passado recente.
É que o emblema grego encontra-se a disputar as pré-eliminatória da Liga dos Campeões e não quer avançar nas negociações até saber o desfecho que terá na prova milionária, num cenário em tudo idêntico ao que suceder com Fotis Ioannidis no verão de 2024 e que culminou com a chegada de… Conrad Harder aos leões.
No que à posição de lateral-direito diz respeito, o Sporting equaciona vários cenários, inclusive a saída de Iván Fresneda, que conta com muito mercado. Caso Alberto Costa ou Georgios Vagiannidis cheguem aos leões, é altamente provável que o internacional sub-21 espanhol deixe os verdes e brancos.
Em 2024/25, Georgios Vagiannidis – avaliado em 8 milhões de euros – somou um golo e duas assistências em 39 jogos realizados. No total, o defesa disputou 2.999 minutos. O lateral tem contrato válido com o Panathinaikos até junho de 2028 e já conta com cinco internacionalizações pela seleção grega, sendo uma das grandes esperanças dos helénicos.
Internacional sub-21 espanhol custou quase 10 milhões de euros aos cofres dos verdes e brancos no verão de 2023, oriundo do Valladolid
|
Iván Fresneda pode vir a sair do Sporting ainda neste mercado de transferências. Neste Exclusivo Leonino, damos conta da situação do lateral-espanhol, dado que, com a eventual chegada de Alberto Costa ao Clube de Alvalade, tem a porta aberta para abandonar a turma de Rui Borges, que tem gostado bastante de Diogo Travassos.
Segundo informação apurada junto de fonte próxima do processo, se Alberto Costa for reforço do Sporting, Fresneda deve deixar Alvalade, uma vez que o técnico verde e branco ficará com demasiadas opções para a posição.
A escolha de Rui Borges irá recair na resposta que cada um dos candidatos à saída der durante a pré-época, bem como as oportunidades de negócio que possam surgir. Travassos é produto da formação do Sporting, mas Iván Fresneda custou 9 milhões de euros à SAD, pese embora tenha muito mercado.
Desta forma, a estrutura do Sporting irá avaliar o possível desfecho da situação, sendo que os moldes serão semelhantes caso Georgios Vagiannidis seja contratado no lugar de Alberto Costa. Até lá, Fresneda e Travassos terão de mostrar a melhor versão a Rui Borges.
Em 2024/2025, Alberto Costa – avaliado em 10 milhões de euros – disputou 14 jogos com a camisola da Juventus. Em 665 minutos somados pela vecchia signora, o defesa fez três assistências. O atleta de 21 anos rumou a Turim em janeiro de 2025 e tem contrato válido até 2029.