
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Frederico Varandas rejeitou uma oferta de 70 milhões de euros por Viktor Gyokeres. O Presidente do Sporting deu uma 'nega' ao Arsenal, que se propôs a tornar o sueco na venda mais cara da história do Clube de Alvalade, superando a saída de Bruno Fernandes para o Manchester United (65M com bónus).
A informação está a ser avançada pelo Correio da Manhã, garantindo que um dos empresários de Gyokeres esteve em Lisboa durante a semana e apresentou a proposta dos gunners. No entanto, a Direção verde e branca prontamente recusou tais valores.
A mesma fonte revela que a intenção do Sporting é esticar ao máximo o valor do goleador - falando-se em Inglaterra de 80 milhões de euros. Apesar da existência de um acordo de cavalheiros, os leões não querem abdicar de um dos melhores jogadores da história recente do Clube por uma 'ninharia'. No entanto, o Arsenal "não vai entrar em leilões".
O CM revelou ainda que, apesar dos muitos interessados em Viktor Gyokeres, além do Arsenal apenas o Bayern Munique manteve contacto direto com o Sporting para avaliar as condições de uma eventual transferência. Todos os outros clubes na corrida ainda não abordaram a SAD leonina.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Advogado especializado em futebol abordou caso do defesa verde e branco e informações reveladas podem ser bastante prejudiciais
|
O lance de Matheus Reis com Andrea Belotti, na final da Taça de Portugal, continua a fazer correr muita tinta. Após queixa do Benfica ao Conselho de Disciplina e de César Boaventura à Procuradoria Geral da República, o defesa do Sporting poderá até ser preso, revela Gonçalo Almeida, advogado especializado.
Gonçalo Almeida: "Repetição está fora de questão"
"O regulamento da Taça de Portugal, no seu artigo 23.º, que diz respeito a jogo anulado e mandado repetir por motivo de protesto, dita que pode ser anulado um jogo e mandar-se repetir o mesmo, isso é evidente. Mas para este processo, a participação teria de ser feita num prazo de 24 horas junto da Federação Portuguesa de Futebol, que é a entidade que organiza esta prova", disse, ao Notícias ao Minuto, afastando a hipótese de novo dérbi, como pediu César Boaventura.
O advogado explicou ainda que, após tal procedimento, seria necessário comprovar que o lance teve influencia direta no desfecho da partida, algo que afasta desde já: "Este erro de arbitragem, apesar de grosseiro, claro e inexplicável do ponto de vista do VAR e altamente provável de ter influenciado o resultado, não dá certezas absolutas que isso se verificaria. Neste caso, se a expulsão dos dois jogadores do Sporting - Matheus Reis e Maxi Araújo - poderia nem ter uma relação direta com o resultado final da partida, até porque já vimos, no passado, equipas com menos jogadores ganharem as partidas, pelo que tenho sérias dúvidas que o CJ julgasse o protesto como procedente".
Gonçalo Almeida: "Matheus Reis pode ser condenado a pena de prisão até três anos"
Quanto aos possíveis castigos ao defesa, Gonçalo Almeida foi claro: "Temos de distinguir, logo à partida, a responsabilidade disciplinar e a responsabilidade penal. No âmbito da responsabilidade disciplinar, estaremos perante ofensas corporais face a um colega, e aí, se tivesse resultado em injúrias físicas ou psicológicas, seria um castigo de dois a 12 jogos de suspensão. Não tendo resultado, como parece ser o caso, nesse tipo de danos, seria de um a oito jogos de castigo. As multas seriam insignificantes para os clubes, visto que seriam entre 500 e 1.000 euros".
"Já no que concerne à responsabilidade penal, de facto, estando perante um crime de ofensa à integridade física simples, que poderá significar ser uma pena de prisão até três anos, ou pena de multa, prevista no artigo 143.º do código penal. Caso esta fosse agravada, ou seja, se tivessem existido injúrias físicas ou psicológicas ao atleta em questão, ou se a conduta for especialmente censurável ou perversa, conforme indica o artigo 144.º do código penal, estaríamos perante um crime público e poderíamos ter uma moldura penal com pena de prisão de dois a 10 anos", admitiu o especialista.
Gonçalo Almeida: "Se Matheus Reis matasse Belotti, era um homicídio qualificado"
Gonçalo Almeida pede ainda uma pena severa para Matheus Reis, partindo do princípio que o caso poderia, eventualmente, ter consequências mais graves: "O que se passa num campo de futebol não pode ficar no campo de futebol... Não estamos em Las Vegas. Imagine-se que o jogador em vez de pisar a cabeça, mata o seu colega de profissão, ou seja, estaríamos perante um caso de homicídio qualificado, continuamos pávidos e serenos e dizer que foi num campo de futebol então não se passou nada? Como é óbvio, não é assim! O desporto não pode servir para ilibar criminosos da prática dos seus crimes. Uma pessoa que cometa um crime, independentemente do crime e do local onde se encontra, tem de ser julgado por isso".
'Camisola 11' dos verdes e brancos teve conversa séria com o treinador leonino no final da temporada e não quer fugir às suas palavras
|
Nuno Santos está a esforçar-se ao máximo para estar presente na Supertaça, tal como prometeu a Rui Borges no fim da temporada. O ala do Sporting nunca entrou nas opções do técnico, devido a lesão, mas quer estar disponível para o duelo diante do Benfica.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, apesar de estar de férias nas Maldivas, Nuno Santos está a seguir à regra o plano criado pela Unidade de Performance do Sporting. Além do mais, o 'camisola 11' irá regressar à Academia Cristiano Ronaldo mais cedo do que os restantes companheiros.
O plantel irá apresentar-se ao serviço nos primeiros dias de julho, mas o canhoto chegará atempadamente, de forma a ser avaliado pelo departamento médico do Sporting e finalizar a recuperação para poder juntar-se a todos os companheiros de equipa.
O experiente ala é muito importante para a Direção do Sporting e, fruto do grande contributo dentro e fora das quatro linhas, tem à sua espera uma renovação contratual, tal como revelou o nosso Jornal, num Exclusivo Leonino, detalhando a tomada de decisão da SAD.
Até à lesão, com a camisola do Sporting, Nuno Santos – avaliado em 9 milhões de euros – levava 10 encontros: sete na Liga Portugal Betlic, dois na Liga dos Campeões e um na Taça de Portugal. Nos 606 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 30 anos marcou um golo (Sturm Graz) e fez uma assistência (Portimonense).
Médio do Manchester United está a ser disputado este mercado de transferências e Clube de Alvalade assiste a tudo com grande expectativa
|
O Al Hilal quer Bruno Fernandes e está disposto a pagar 117 milhões de euros pelo médio do Manchester United. Caso a transferência se confirme, especialmente pelos valores mencionados, o Sporting tem a receber uma quantia significativa pela transferência do jogador.
Aquando da saída de Bruno Fernandes para o Manchester United, em 2019/20, o Sporting reservou direito a 10% de uma futura mais-valia. Frederico Varandas vendeu o internacional português por 55 milhões de euros e espera agora um encaixe nos cofres verdes e brancos.
Contas feitas, se Bruno Fernandes sair por 117 milhões de euros, a mais-valia será 62M, pelo que a Direção do Sporting irá receber algo na ordem dos 6,2M, valor que entra no próximo exercício de contas, juntamente com as transferências de Marcus Edwards, Geovany Quenda e Dário Essugo.
Vale mencionar que a saída do ex-capitão dos leões poderá, todavia, ser prejudicial ao Clube de Alvalade. Isto porque os red devils já fizeram saber que, se Bruno Fernandes rumar à Arábia Saudita, irão atacar um titular do Sporting... e não é Viktor Gyokeres.
Esta época, Bruno Fernandes - avaliado em 50 milhões de euros - disputou 57 jogos, nos quais marcou 19 golos e fez 18 assistências, ao longo de 4.933 minutos. Pelos leões, o médio apontou 63 golos em 137 partidas disputadas, sendo ainda hoje recordado com muito carinho pelos adeptos verdes e brancos.