Futebol
Jogador que 'fez beicinho' a Rui Borges afasta-se do Sporting e vai rumar à Serie A
23 Jun 2026 | 11:40
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
26 Fev 2024 | 14:59 |
Luís Figo, antigo jogador do Sporting, defendeu, esta segunda-feira, dia 26 de fevereiro, à margem do evento de apresentação dos candidatos aos Prémios Laureus do Desporto Mundial, que, caso ainda estivesse no ativo, teria lugar no atual Real Madrid.
"Não gosto de falar de mim, mas fui o melhor jogador do mundo. Se não tenho lugar numa equipa, muito mal estaria o futebol. Ou muito mal estariam os que votaram. Significaria que não percebiam de futebol", começou por afirmar.
Em causa estavam perguntas relativas à suposta transferência de Kylian Mbappé para o Real Madrid e uma nova era dos Galáticos na capital espanhola. Figo fugiu ao tema de quem ganharia o encontro em 2024 e lembrou a sua era dourada no Bernabéu.
"O tema dos Galácticos foi iniciado pela imprensa, mas sem dúvida que o Real Madrid está a viver uma geração de jogadores maravilhosa. São jovens com talento e há que ver os resultados, porque no futebol o fica muitas vezes acima do talento é o que se ganha, são os resultados. Isso é o mais importante", garantiu o ex-Sporting.
Questionado sobre a qualidade do plantel merengue, que conta com nomes sonantes como Jude Bellingham ou Vinícius Júnior, o ex- internacional português, agora com 51 anos, disse não ter dúvidas de que, com menor ou maior dificuldades, conquistaria o seu espaço.
"Não se pode comparar gerações, depende de vários fatores, os jogadores são diferentes, o futebol não é o mesmo de há dez anos. A qualidade está lá, mas é difícil responder. No desporto, muitas vezes, dois mais dois não é quatro", completou, citado pelo jornal espanhol As.
Luís Figo fez toda a sua formação no Sporting e, de 1990 a 1995 esteve ao serviço da equipa sénior leonina. Com a Listada verde e branca, o ex-futebolista marcou 23 golos em 155 partidas disputadas, conquistando a Taça de Portugal, em 1994/1995.
Depois, trocou o Clube de Alvalade pelo Barcelona, antes de se transferir para o Real Madrid, em 2000, e para o Inter em 2005. No ano de 2000, o internacional português conquistou a tão almejada Bola de Ouro e que o consagrou como um dos melhores jogadores portugueses de sempre.
Jogador grego continua a ser uma valente dor de cabeça para a estrutura verde e branca e mercado parece trazer novamente más notícias
23 Jun 2026 | 14:00 |
O Sporting voltou a enfrentar um contratempo no processo de colocação de Sotiris Alexandropoulos. Quando tudo indicava que o médio grego iria rumar ao OFI Creta por empréstimo, o clube helénico acabou por mudar de estratégia e avançou para a contratação de Bouchalakis.
A decisão deixa os leões novamente à procura de uma solução para o jogador de 24 anos, que não entra nas contas de Rui Borges para a temporada 2026/27. O internacional grego continua sem espaço no plantel e a SAD leonina pretende resolver a sua situação durante este mercado de verão.
Apesar de existir interesse de outros clubes da Grécia e dos Países Baixos, a operação não se afigura simples. Segundo a informação avançada pelo jornal A Bola, os emblemas que têm acompanhado o médio não possuem capacidade financeira para suportar o salário que aufere em Alvalade, dificultando uma eventual transferência.
Sotiris chegou ao Sporting no verão de 2022, proveniente do Panathinaikos, numa operação que custou cerca de 5 milhões de euros. Na altura, foi apontado como uma das soluções para colmatar a saída de Matheus Nunes para o Wolverhampton.
Contudo, o médio nunca conseguiu afirmar-se de leão ao peito. Desde então, passou por empréstimos ao Olympiacos, ao Standard de Liège e, mais recentemente, ao Fortuna Dusseldorf. Agora, entra no último ano de contrato com o Sporting e continua à espera de conhecer o próximo destino da carreira.
Pré-época dos verdes e brancos está prestes a começar e treinador tem consciência das 'armas' com que pode trabalhar nesta primeira fase
23 Jun 2026 | 12:39 |
O Sporting continua a preparar a temporada 2026/27 e Rui Borges já começa a ter uma ideia clara dos jogadores com quem poderá contar no arranque dos trabalhos. A pré-época dos leões arranca a 30 de junho, na Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, com exames médicos e testes físicos marcados para o primeiro dia, sendo que o restante calendário também já está definido.
Nesta fase, o treinador verde e branco tem 19 jogadores confirmados para o regresso ao trabalho. Entre eles estão os reforços Issa Doumbia, Pedro Lima e Silas Andersen, além de nomes como Daniel Bragança, Pedro Gonçalves, Geny Catamo, Fotis Ioannidis e Eduardo Quaresma. Já Morten Hjulmand e Giorgi Kochorashvili continuam em situação indefinida, podendo ainda deixar Alvalade durante o mercado de verão.
Por outro lado, alguns elementos não entram nas contas da equipa técnica para a nova época. Rafael Pontelo, Tanlongo, Sotiris, Koindredi, Alexandre Brito, Biel e Faye têm autorização para se apresentarem mais tarde ou cumprirem trabalho individual, enquanto procuram uma solução para o futuro.
Numa fase posterior da preparação, Rui Borges receberá os internacionais que se encontram a disputar o Campeonato do Mundo. Rui Silva, Gonçalo Inácio, Debast, Diomande, Maxi Araújo, Trincão, Luis Suárez e Rodrigo Zalazar só se juntarão ao grupo depois de concluírem os compromissos pelas respetivas seleções.
À semelhança do que aconteceu nas últimas temporadas, o técnico leonino voltará também a apostar na formação. David Moreira, Salvador Blopa, Bruno Ramos, Eduardo Felicíssimo, Bafdili, Manuel Mendonça, Paulo Cardoso e Mauro Couto foram chamados para trabalhar com a equipa principal e tentar garantir um lugar no estágio de pré-temporada em Lagos, numa preparação que tem como principal objetivo a reconquista do campeonato nacional.
Jogadores confirmados para o arranque da pré-época:
Guarda-redes: João Virgínia, Diego Callai e Francisco Silva.
Defesas: Georgios Vagiannidis, Iván Fresneda, Eduardo Quaresma, Ricardo Mangas e Nuno Santos.
Médios: Daniel Bragança, João Simões, Issa Doumbia, Pedro Lima e Silas Andersen.
Avançados: Pote, Geny Catamo, Luís Guilherme, Flávio Gonçalves, Rafael Nel e Fotis Ioannidis.
Jogador chegou como um dos quatro reforços já apresentados pelos leões para a próxima temporada para a equipa orientada por Rui Borges
23 Jun 2026 | 12:09 |
Issa Doumbia está determinado em chegar ao Sporting na melhor condição possível. Apesar de ainda se encontrar de férias em Itália, o médio de 22 anos já iniciou um plano específico de preparação para a temporada 2026/27, antecipando a integração no plantel orientado por Rui Borges.
Segundo o jornal Record, o reforço leonino tem realizado trabalho físico individualizado em Bérgamo, acompanhado por um preparador, com o objetivo de melhorar os índices físicos antes do arranque oficial dos trabalhos. No entanto, a preparação do internacional sub-21 italiano não se limita apenas ao relvado.
A mesma fonte garante que Doumbia tem aproveitado o período de descanso para estudar a forma de jogar do Sporting. O médio tem analisado vídeos e jogos da equipa verde e branca, procurando familiarizar-se com os processos e dinâmicas implementadas por Rui Borges.
Além disso, o jogador recebeu indicações específicas da equipa técnica leonina sobre aspetos que deverá desenvolver antes da pré-época. Durante as últimas duas semanas, o antigo jogador do Venezia terá trabalhado precisamente nessas áreas, numa tentativa de acelerar a adaptação ao novo contexto competitivo.
Contratado pelo Sporting por 20,5 milhões de euros fixos, aos quais poderão acrescer mais 6 milhões em objetivos, Issa Doumbia chegará a Lisboa nos próximos dias para iniciar uma nova etapa da carreira. O médio, comparado a Paul Pogba, que fará a primeira experiência fora de Itália, terá ainda aulas de português em Alcochete, numa integração que os leões pretendem tornar o mais rápida possível.