Modalidades
Sporting já conhece adversário para as meias finais da UEFA Futsal Champions League
17 Mar 2026 | 12:24
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futsal
29 Dez 2019 | 18:00 |
O resultado pode fazer com que o título pareça enganador, mas não é. A equipa de futsal do Sporting CP venceu, por 4-1, o CR Candoso, na sua deslocação até Guimarães para jogar a 12.ª jornada, partida que tinha sido adiada. Apesar do resultado ser este, os leões estiveram – mais uma vez – em desvantagem no marcador, tendo, então, que os comandados de Nuno Dias “puxar pelos galões” para conseguirem mais três pontos. A grande figura, assim como o maior perigo, foi mesmo Cardinal, com dois golos e uma assistência.
A partida, ao longo dos seus 40 minutos, pertenceu na sua totalidade aos homens de verde e branco. Com um cinco inicial composto por Guitta, Tomás Paçó, Alex, Pany Varela e Taynan, os leões entraram fortes e a dominar a posse de bola. Ainda assim, a bola tardava em acertar nas redes da baliza de Sandro, guardião do Candoso. Sem pivô clássico e com Alex a desequilibrar nas alas – e Taynan como o jogador mais avançado - , foi mesmo do pé do número 20 leonino que saiu o primeiro remate perigoso. O Sporting CP sempre se faz valer de uma defesa mais pressionante e com mais bola, mas os postes e a grande exibição do guarda-redes da casa faziam a vida complicada aos leões.
O marcador foi inaugurado à passagem pelo minuto 14 e, espante-se, pelo CR Candoso. Depois de jogada individual de Paulinho Roxo, a ganhar todos os ressaltos, este assistiu Julinho para o golo e, na cara de Guitta, de primeira, o capitão apenas teve de rematar e marcar. Estava feito o primeiro e alimentada a esperança de uma equipa que se encontra em último lugar na tabela classificativa.
No entanto, não nos podemos esquecer do perigo que é ter Cardinal na quadra. Apenas 52 segundos bastaram para este dar a cambalhota no marcador e bisar: Primeiro com um golo já típico do número 7 dos leões, a pisar a bola e a rodar para o remate e, de seguida, Deo serviu para o golo de calcanhar e para o 2-1 (20’). O descanso já foi feito com os leões na frente, depois de ser restabelecida a verdadeira ordem que o jogo fazia sentir.
No regresso dos balneários, o Sporting CP voltou a impor-se. Ao minuto 26, novo golo leonino, desta feita por Taynan, com assistência do mortífero Cardinal. Pouco depois, João Abreu (29’), melhor marcador da equipa do CR Candoso, acabou expulso e, em superioridade numérica, Alex fez o 4-1, resultado que acabaria por ser o final pois, mesmo no final da partida (40’), Cardinal acabaria por desperdiçar um livre de 7 metros, defendido com o peito por João Miguel.
Neste momento, com a partida frente ao Belenenses já no próximo sábado (4 de janeiro), para iniciar o ano, os leões voltam a estar a apenas um ponto do seu rival direto, o SL Benfica.
Técnico do Clube de Alvalade teceu declarações sobre adversário que irá encontrar na próxima fase da UEFA Champions League
17 Mar 2026 | 17:24 |
Nuno Dias reagiu ao sorteio da final four da Liga dos Campeões de Futsal e antecipou o duelo da equipa de futsal do Sporting e Cartagena. O técnico verde e branco sublinhou a qualidade do adversário, inevitável nesta fase da competição, mas deixou garantias de confiança no seu grupo.
N. Dias: "Não havia por onde escolher"
"Só sabemos se um sorteio é bom ou mau depois do resultado final, mas parece-me que não havia muito por onde escolher. Qualquer uma das três equipas apresentava muita qualidade e o Cartagena, como bicampeão espanhol, parece-me uma equipa bastante difícil. Como todas as outras, aliás", frisou o técnico, em declarações ao meios de comunicação do clube leonino.
Nuno Dias destacou ainda os argumentos do conjunto espanhol, que considera muito completo e com várias soluções no jogo. "Vamos encontrar uma equipa forte, bicampeã de Espanha e com quatro jogadores que, há bem pouco tempo, foram campeões da Europa por seleções. Uma equipa com muitas soluções, com vários jogadores com qualidade para diferentes posições e que pode variar o seu jogo. Têm um pivô canhoto, dois pivôs destros, vários alas desequilibradores e jogadores com muita experiência", elogiou.
N. Dias: "Vamos preparar-nos muito bem"
Ainda assim, e apesar das dificuldades esperadas, Nuno Dias garante ambição total por um lugar na final. "O Cartagena vai certamente bater-se por um lugar na final, assim como o Sporting. Teremos as nossas chances, vamos preparar-nos muito bem quando chegar o momento e espero, nessa altura, ter os jogadores no melhor momento de forma para a época", disse.
Vale lembrar que o Sporting venceu o Benfica por 7-4, no dia 6 de março, em jogo da segunda mão dos quartos de final da Liga dos Campeões. Depois da derrota na Luz por 4-3, os leões estavam obrigados a vencer e conseguiram superar o eterno rival.
Durante passagem por Alvalade, somou 37 encontros, com 20 golos marcados, regressando mais tarde à equipa espanhola que agora representa
17 Mar 2026 | 15:36 |
A equipa de futsal do Sporting prepara-se para um duelo de grande exigência frente ao Jimbee Cartagena, nas meias-finais da Liga dos Campeões de futsal. O encontro ganha ainda mais destaque por marcar o reencontro com Waltinho, jogador brasileiro que já representou o Clube de Alvalade.
O pivô de 34 anos conhece bem a realidade dos leões, tendo passado pelo emblema verde e branco na temporada 2021/22. Durante essa passagem, somou 37 encontros, com 20 golos marcados, regressando mais tarde aos espanhóis, emblema de onde não voltou a sair.
Waltinho é um conhecedor da liga portuguesa, já que também atuou pelo Fundão em 2016/17, conseguindo captar a atenção do Nagoya Oceans (Japão) para onde se mudou antes de rumar ao Cartagena em 2020/21, seguindo-se a mudança para Alvalade.
Depois de eliminarem o Benfica nos quartos da prova internacional (agregado de 10-8), os leões apontam ao título que escapa desde 2021. De recordar que o Sporting perdeu as finais de 2022 e 2023 para Barcelona e Palma, respetivamente.
O Jimbee Cartagena, adversário do conjunto orientado por Nuno Dias, ocupa atualmente o sétimo lugar do campeonato espanhol com 31 pontos, a três pontos do Palma, que é quinto classificado com 34. O ElPozo é o atual líder da liga com 52 pontos.
Em causa está a reação do técnico do emblema verde e branco após um empate concedido no Campeonato Nacional a 26 de abril de 2025
17 Mar 2026 | 14:58 |
O Conselho de Disciplina da FPF confirmou esta terça-feira, dia 17 de março, a suspensão de Nuno Dias durante 22 dias. Em causa está a reação do treinador de futsal do Sporting após o empate com o Eléctrico, no campeonato, a 26 de abril de 2025.
"Eu e os jogadores sentimos que o Sporting está a ganhar há muito tempo e que, provavelmente, há muita gente que não está a gostar. Querem mudanças, coisas diferentes, e estão a acontecer coisas muito estranhas. Sinto que a forma como lidam comigo no banco é ridícula. É inacreditável a forma como se comportam e como reagem a qualquer coisa que eu digo. Porque olho para os outros jogos e não vejo isso acontecer. Como não vejo as expulsões e os cartões amarelos cirúrgicos a alguns jogadores", afirmou, na altura.
No acordão ficou escrito que: "O Conselho de Disciplina – Secção Não Profissional – da Federação Portuguesa de Futebol decide (…) não aplicar ao arguido Nuno Sérgio Santos Dias as circunstâncias atenuantes (…) mantendo inalterada, em consequência, a condenação do mesmo pela prática da infração disciplinar (…) aplicando-lhe, em consequência, a sanção de suspensão por 22 dias e, cumulativamente, a sanção de multa fixada em (…) 357 euros".
Neste momento, o Sporting ocupa o segundo lugar da fase regular da Liga, a seis pontos do Benfica, além de competir na Taça de Portugal e na Champions - onde vai enfrentar o Jimbee Cartagena. Esta temporada, os leões conquistaram a Supertaça, mas foram eliminados nos quartos da Taça da Liga.
O Clube de Alvalade volta a jogar no próximo sábado, dia 21 de março, frente ao Caxinas. O encontro, a contar para a jornada 19 da fase regular, diante da formação liderada por Nuno Silva, está marcado para as 20h45, no Pavilhão João Rocha.