Futebol
Rui Borges espera por surpresa antes do Sporting - Vitória de Guimarães
05 Jan 2026 | 07:20
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Jul 2025 | 09:53 |
O fim de semana de 4 a 6 de julho será dominado por grandes encontros internacionais no futebol feminino e por decisões importantes no Mundial de Clubes 2025. Na sexta-feira, o destaque inicial vai para o Euro Feminino 2025 - depois da goleada sofrida por Portugal frente à Espanha -, com Dinamarca - Suécia e Alemanha - Polónia, dois jogos que podem começar a definir os destinos dos grupos. No mesmo dia, o Fluminense mede forças com o Al-Hilal, na prova internacional de clubes.
O sábado será igualmente repleto de partidas de alto nível. A madrugada abre com o duelo entre Palmeiras e Chelsea, num dos jogos mais aguardados desta fase do torneio intercontinental. Mais tarde, o palco é dividido entre clubes e seleções: o PSG defronta o Bayern Munique e, em simultâneo, País de Gales joga contra os Países Baixos no Europeu Feminino. À noite, há um embate de peso entre França e Inglaterra, enquanto o Real Madrid enfrenta o Borussia Dortmund. Mais tarde, poderá ver ainda o San Lorenzo - Quilmes pela Copa Argentina e o jogo Marrocos - Zâmbia do Campeonato Africano Feminino.
O domingo fecha o ciclo com três jogos importantes. No Europeu Feminino 2025, Noruega - Finlândia e Suíça - Islândia podem ser decisivos. A meio da tarde, o Campeonato Africano Feminino prossegue com o encontro entre Nigéria e Tunísia.
Confira, abaixo, a programação completa deste fim de semana:
SEXTA-FEIRA, DIA 4 DE JULHO
• Dinamarca - Suécia: 17h00, Euro Feminino 2025, SportTV 1;
• Fluminense - Al-Hilal: 20h00, Mundial de Clubes 2025, TVI;
• Alemanha - Polónia: 20h00, Euro Feminino 2025, SportTV 1;
SÁBADO, DIA 5 DE JULHO
• Palmeiras - Chelsea: 02h00, Mundial de Clubes 2025, DAZN;
• PSG - Bayern München: 17h00, Mundial de Clubes 2025, DAZN;
• País de Gales - Países Baixos: 17h00, Euro Feminino 2025, SportTV 1;
• França - Inglaterra: 20h00, Euro Feminino 2025, SportTV 1;
• San Lorenzo - Quilmes: 20h45, Copa Argentina 2025, SportTV 5;
• Real Madrid - Borussia Dortmund: 21h00, Mundial de Clubes 2025, TVI;
• Marrocos - Zâmbia: 21h00, Camp. Africano Fem. 2024, SportTV 7;
DOMINGO, DIA 6 DE JULHO
• Noruega - Finlândia: 17h00, Euro Feminino 2025, SportTV 1;
• Nigéria - Tunísia: 17h00, Camp. Africano Fem. 2024, SportTV 6;
• Suíça - Islândia: 20h00, Euro Feminino 2025, SportTV 1.
Verdes e brancos disputam a meia-final da competição frente ao Vitória de Guimarães na próxima terça-feira, dia 6 de janeiro, pelas 20h00, em Leiria
05 Jan 2026 | 08:19 |
A gestão da baliza do Sporting tem sido uma das poucas constantes para Rui Borges, mas gera algumas dúvidas com a chegada da Taça da Liga. Rui Silva assumiu-se desde cedo como dono das redes leoninas, enquanto João Virgínia ficou identificado como o guarda-redes das competições internas a eliminar, estatuto que tem honrado sempre que foi chamado.
Essa hierarquia, porém, volta a ser colocada à prova na meia-final da Allianz Cup frente ao Vitória de Guimarães, marcada para terça-feira, às 20h00, em Leiria. Com várias ausências no plantel e a necessidade de gerir esforços num momento decisivo da temporada - ainda que com um regresso previsto -, o treinador dos leões pondera se deve manter a estabilidade com o 'camisola 1' ou dar continuidade à lógica das taças, entregando a baliza a Virgínia.
O 'camisola 12', recorde-se, respondeu de forma positiva quando Rui Silva esteve indisponível em setembro, devido a uma lesão na mão esquerda, somando utilizações seguras na Liga Portugal Betclic - diante de Famalicão e Moreirense - e ainda na Liga dos Campeões, frente ao Kairat Almaty.
Internamente, a decisão está tomada. Externamente, o mistério mantém-se. Rui Borges só deverá revelar a escolha no próprio dia do encontro, na habitual reunião matinal com o grupo de trabalho. A confiança em ambos é total, mas o enquadramento competitivo pode influenciar a opção, sobretudo numa fase em que o Sporting vê o Porto distanciar-se no campeonato e procura sucesso nas provas onde ainda tem títulos por conquistar.
Uma coisa é certa em Alvalade: o guarda-redes escolhido para a meia-final será também o dono da baliza numa eventual final, agendada para o dia 10, no mesmo recinto. Na época passada, ainda antes da chegada de Rui Silva, esse papel coube a Franco Israel, atualmente ao serviço do Torino.
'Camisola 23' do plantel principal dos verdes e brancos regressou aos relvados, ainda que pela mão da formação secundária dos leões
05 Jan 2026 | 07:56 |
Daniel Bragança foi o principal destaque do Sporting B - Académico de Viseu, que os leões acabaram por perder, por 2-1. Apesar da derrota, o regresso do médio à competição trouxe boas notícias a Rui Borges já depois da partida ter sido disputada.
Segundo revela o jornal Record, o 'camisola 23' do plantel principal dos verdes e brancos não registou qualquer queixa no final do encontro, o que faz com que se aproxime cada vez mais do seu regresso à equipa A. Após o total de 323 dias afastado da competição, Bragança está de volta e ninguém ficou indiferente. Além da presença de vários companheiros do plantel sénior nas bancadas, também João Gião elogiou o jogador.
"O Daniel entrou muito bem, com o nível que tem e com compromisso total com a equipa e o clube, mesmo baixando à equipa B. Como disse, entrou muito bem e com momentos de grande classe", ressalvou o treinador da formação secundária do Sporting.
Vale lembrar que Bragança se encontrava a recuperar de uma lesão no joelho direito desde 15 de fevereiro de 2025 - dia em que sofreu esta mazela, frente ao Arouca. O médio do Sporting iniciou aí um longo processo de reabilitação, que só terminou a 8 de dezembro, quando foi reintegrado no restante grupo de trabalho.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Daniel Bragança – avaliado em 10 milhões de euros – realizou 29 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, dois na Taça de Portugal e um na Supertaça. Nos 1.590 minutos disputados, marcou quatro golos e fez nove assistências.
Brasileiro foi o porta-voz escolhido pelos leões para realizar a antevisão à partida diante do Vitória de Guimarães, válida para a meia-final da prova
05 Jan 2026 | 07:36 |
Matheus Reis foi o porta-voz escolhido pelo Sporting para realizar a antevisão à partida relativa à meia-final da Allianz Cup, frente ao Vitória de Guimarães, marcada para a próxima terça-feira, 6 de janeiro. O brasileiro garantiu que o recente triunfo (4-1) diante da mesma equipa já foi esquecido.
Matheus Reis: "Sabemos que vai ser um jogo completamente diferente"
"Enfrentámos o V. Guimarães há pouco tempo, mas sabemos que vai ser um jogo completamente diferente. É uma meia-final, decisiva, e estaremos preparados para voltar a chegar à final”, começou por dizer o 'camisola 2' dos verdes e brancos à Liga TV, garantindo ainda que o objetivo do Sporting passa por conquistar o troféu.
Matheus Reis: "Vamos estar muito preparados"
"Todos queremos jogar estes jogos. Somos uma equipa que está habituada a lutar por títulos e a disputar grandes jogos. Vamos estar muito preparados", vincou Matheus Reis, que deverá voltar a ser titular na equipa de Rui Borges para este encontro.
"Vamos fazer tudo para ir em busca de mais um título. Nós estamos acostumados a disputar títulos e todos queremos disputar estes jogos", acrescentou ainda, antes de destacar a importância para o Sporting de conquistar o título de 'campeão de inverno': "Há jogadores novos que chegaram e não têm títulos por isso será importante ganhar mais motivação para o resto da temporada".
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na próxima terça-feira, dia 6 de janeiro, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a meia-final da Taça da Liga, diante da turma liderada por Luís Pinto, jogar-se-á às 20h00, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria.