
Futebol
Imprensa nacional desmente informação sobre Alberto Costa e adeptos do Sporting desesperam
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O fim de semana futebolístico promete emoções fortes com destaque para o Euro Feminino, o Mundial de Clubes e as grandes provas continentais de seleções femininas. A Seleção Nacional entra em ação esta sexta-feira frente à Bélgica, depois de ter empatado com a Itália, num jogo decisivo para as aspirações lusas na fase de grupos. Chelsea e PSG irão, no domingo, disputar a primeira grande final do novo modelo da prova internacional.
Por fim, a Copa América Feminina contará com jogos intensos ao longo do fim de semana. Entre os principais, salienta-se o Peru - Chile e o confronto entre Bolívia e Paraguai, já no domingo à noite. No futebol de clubes, as partidas de pré-época também prometem interesse, com o Liverpool a defrontar o Preston North End e o Braga a medir forças com o Panathinaikos.
Confira, abaixo, a programação completa deste fim de semana:
SEXTA-FEIRA, DIA 11 DE JULHO
• Melbourne Victory - Wrexham: 10h25, Pré-Época 25/26, SportTV 1;
• Portugal - Bélgica: 20h00, Euro Feminino 2025, RTP1;
• Itália - Espanha: 20h00, Euro Feminino 2025, SportTV 2;
• Tanzânia - África do Sul: 20h00, Camp. Africano Fem. 2024, SportTV 6;
SÁBADO, DIA 12 DE JULHO
• Talleres - San Lorenzo: 00h00, Clausura 2025, SportTV 2;
• Panathinaikos - SC Braga: 14h00, Pré-Época 25/26, SportTV 1;
• Suécia - Alemanha: 20h00, Euro Feminino 2025, SportTV 1;
• Polónia - Dinamarca: 20h00, Euro Feminino 2025, SportTV 2;
• Marrocos - Senegal: 20h00, Camp. Africano Fem. 2024, SportTV 6;
• Peru - Chile: 22h00, Copa América Fem. 2025, SportTV 5;
DOMINGO, DIA 13 DE JULHO
• Equador - Uruguai: 01h00, Copa América Fem. 2025, SportTV 4;
• Preston North End - Liverpool: 15h00, Pré-Época 25/26, SportTV 1;
• Chelsea - PSG: 20h00, Mundial de Clubes 2025, TVI;
• Inglaterra - País de Gales: 20h00, Euro Feminino 2025, SportTV 2;
• Países Baixos - França: 20h00, Euro Feminino 2025, SportTV 1;
• Nigéria - Argélia: 20h00, Camp. Africano Fem. 2024, SportTV 6;
• Bolívia - Paraguai: 22h00, Copa América Fem. 2025, SportTV 7;
• Argentinos Juniors - Boca Juniors: 22h45, Clausura 2025, SportTV 2.
Jovem defesa que fez toda a formação no Clube de Alvalade foi recentemente colocado no mercado de transferências por um montante avultado
|
O Chelsea colocou Renato Veiga à venda por 30 milhões de euros. O defesa-central formado na Academia de Alcochete nunca se conseguiu afirmar no plantel dos blues, e pode estar prestes a deixar o clube de Londres em definitivo, apenas um ano depois de ter sido contratado.
Renato Veiga fez a formação na Academia do Sporting, mas nunca se conseguiu afirmar em Alvalade, não tendo feito qualquer jogo pelo conjunto principal verde e branca, depois de representar a equipa B dos leões durante algumas temporadas. Realizou 19 jogos na formação secundária, e 23 pela equipa sub-23.
Sem espaço para se afirmar no Clube de Alvalade, o Sporting acabou por vender Renato Veiga ao Basileia, emblema suíço, por valores a rondar os cinco milhões de euros. Uma boa época, onde disputou 26 jogos, valeu-lhe o interesse do Chelsea, e mais uma transferência por 14 milhões de euros.
Renato Veiga não se conseguiu impor no Chelsea na primeira metade da temporada 2024/25, e foi emprestado à Juventus em janeiro de 2025. Fez 15 jogos durante a sua estadia em Itália, mas voltou a Inglaterra no final da época para se juntar aos colegas no Chelsea, onde já encontrou Dário Essugo, outro antigo jogador do Sporting.
O Chelsea procura, no entanto, libertar espaço no plantel, e com várias opções para a defesa, a saída de Renato Veiga ganha força. Os blues colocaram um preço de 30 milhões de euros no defesa central formado no Sporting, e já há um interessado de peso: o Bayern Munique, gigante alemão que vê com bons olhos a contratação do jovem português.
Avançado sueco parecia determinado em garantir uma mudança para o Arsenal, mas um volte-face no negócio pode enviar o jogador para outro clube
|
Os agentes de Viktor Gyokeres contam com Ruben Amorim para salvar a transferência do sueco, caso o negócio do Sporting com o Arsenal não se venha a confirmar. Os leões estão a viver uma autêntica novela com o ponta-de-lança verde e branca desde o fim da última temporada.
As últimas informações dão conta num travar das conversas entre Sporting e Arsenal em relação à contratação do avançado sueco. Em causa, estará uma diferença de cinco milhões em relação ao valor fixo que os gunners iriam pagar aos leões: Frederico Varandas pede 70 milhões fixos, mais 10 por objetivos, os gunners oferecem 65+15.
No entanto, caso o negócio queira, os agentes de Viktor Gyokeres têm uma última esperança pra retirar o sueco de Alvalade: o Manchester United de Ruben Amorim, uma porta que, segundo o jornalista britânico Ben Jacobs, nunca se fechou durante a presente janela de transferências.
É verdade que o Arsenal é o destino prioritário de Viktor Gyokeres este verão, e que o Manchester United perdeu alguns pontos na perspetiva do sueco depois do falhanço na missão de garantir futebol europeu para a temporada 2025/26. No entanto, nem isso impediria o ponta-de-lança de aceitar a mudança, caso o negócio com o Arsenal caísse por completo.
Também Frederico Varandas está atento a este dossier. O Presidente do Sporting sabe que, caso o negócio com o Arsenal não se concretize, terá de arranjar uma solução para Viktor Gyokeres, que já disse não querer voltar a vestir a Listada verde e branca - Ruben Amorim surge, então, como possível auxílio para os dois lados da barricada.
Jogador que conta com passagem pelos quadros verdes e brancos tem sido destaque em Itália nos últimos anos, nem sempre pelos melhores motivos
|
Fabio Capello deixou algumas críticas à capacidade de finalização de Rafael Leão. O antigo selecionador nacional inglês, que também orientou o AC Milan durante largas temporadas, comentou, recentemente, as qualidades do extremo português, que tem sido destaque muitas vezes em Itália, mas nem sempre pelos melhores motivos.
Capello sobre Rafael Leão: "Muitas vezes chega a zonas de remate, mas depois falha"
"Para alguém como ele, é justo esperar-se desempenhos de alto nível e consistência. O Allegri tem de arranjar uma maneira de tirar isso dele, porque o talento é inquestionável. Só que tem de trabalhar a finalização. Muitas vezes chega a zonas de remate, mas depois falha", começou por explicar Capello, em entrevista à Gazzetta dello Sport.
O antigo treinador e jogador prosseguiu, sobre o ex Sporting: "Precisa de exercícios específicos, basicamente tem de se habituar a rematar de diferentes ângulos com alguém que lhe diga o que está a fazer de errado. E tem também de melhorar o seu posicionamento sem bola".
"A melhoria da qualidade tem de vir dele. Os avançados do PSG correm para a frente e para trás sem que seja necessário ninguém lhes dizer nada. Ele tem de sentir o desejo de ajudar os companheiros de equipa. O Max acredita muito no Rafa porque acredita em jogadores de qualidade. Tem de continuar a tentar motivá-lo, mas vamos ver o que acontece mais tarde", acrescentou o homem que conta com passagens no AC Milan como jogador, treinador adjunto, treinador interino e técnico principal.
Capello terminou, da seguinte forma: "O Rafael Leão precisa de melhorar em frente à baliza. Com as oportunidades que cria, tem de falhar menos. Eles têm de fazer aquilo que eu fazia com o Ibra [Zlatan Ibrahimovic] no final das sessões de treino".