
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
A quinta-feira, 10 de julho, começa com um embate no Campeonato Africano Feminino, entre Tunísia e Argélia. Se a primeira das equipas ainda não pontuou na prova, a verdade é que a segunda conta, para já, com três pontos, estando bem lançada para se manter na prova.
Às 20h00, o foco muda para o Europeu Feminino, com dois jogos em simultâneo que fecham a fase de grupos de forma decisiva. Finlândia e Suíça medem forças num confronto que irá decidir qual das equipas equipas segue em frente e, no mesmo horário, há o Noruega - Islândia, com o Grupo A ainda em aberto.
Confira, abaixo, a lista de jogos agendados para esta quinta-feira, bem como o canal em que poderá vê-los:
• Tunísia - Argélia: 17h00, Camp. Africano Fem. 2024, SportTV 6;
• Finlândia - Suíça: 20h00, Euro Feminino 2025, SportTV 1;
• Noruega - Islândia: 20h00, Euro Feminino 2025, SportTV 2;
Carregue aqui para ver a programação semanal completa.
Ponta-de-lança verde e branco tinha interesse de um dos emblemas mais ricos do mundo, mas a situação pode estar prestes a alterar-se
|
O Al Hilal pensa em avançar para a contratação de Benjamin Sesko. Os sauditas eram um dos clubes interessados em Viktor Gyokeres, e dispostos a gastar muito dinheiro para garantir a contratação do sueco, mas esse cenário parece cada vez mais difícil, uma vez que consideram tentar o ponta-de-lança esloveno.
Benjamin Sesko e Viktor Gyokeres têm sido dois dos nomes mais badalados do mercado de transferências este verão. O Arsenal teve os dois como grandes alvos para o defeso, mas em ambos os casos viu as negociações serem travadas devido às exigências do Leipzig e do Sporting, respetivamente.
Outros emblemas do futebol mundial mantiveram-se atentos a ambas as situações. No caso de Benjamin Sesko, é o Al Hilal que tenta aproveitar o falhanço do Arsenal em assegurar o ponta-de-lança, e que quer levar o esloveno para a Arábia, para reforçar a equipa de Inzaghi, recentemente anunciado como novo treinador, para substituir o ex Sporting Jorge Jesus.
A notícia pode causa um revés nas intenções de Viktor Gyokeres: o avançado sueco já fez saber que não vai atuar com a camisola do Sporting na próxima temporada, mas a verdade é que o leque de clubes dispostos a pagar o valor que os leões exigem é cada vez mais pequeno. A situação piora ainda mais se o Al Hilal confirmar a compra do ponta-de-lança que tanto procura.
Em 2024/25, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – fez 52 encontros: 33 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, sete na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 4.250 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 54 golos e fez 13 assistências.
Comentador português aproveitou a sua coluna de opinião no jornal O Jogo para abordar o tema quente da janela de transferências
|
Nuno Correia da Silva acredita que os Fundos de Investimento poderiam ajudar o Sporting a manter Gyokeres. O comentador português aproveitou a sua coluna no jornal O Jogo para deixar alguns conselhos a Frederico Varandas acerca de como manter o avançado sueco em Alvalade, com recurso a uma mudança na FIFA, depois dos últimos desenvolvimentos nas negociações com o Arsenal.
Correia da Silva: "É impossível ignorar o amargo que deixa, a sensação de que continuamos num segundo nível"
"Todos os anos, a época de transferências oferece novelas sobre entradas e saídas de jogadores. Este ano, os holofotes focaram-se em Gyokeres. É compreensível (...) A Sporting SAD, através da sua administração, fez saber que aceita negociar abaixo da cláusula de rescisão, mas coloca a bitola nos 80 milhões", começou por explicar Correia da Silva.
O comentador prosseguiu, com uma reflexão sobre a necessidade de vender: "Para uns até pode ser motivo de orgulho, bater recordes de valores de vendas, mas é impossível ignorar o amargo que deixa, a sensação de que continuamos num segundo nível (...) A diferença dos valores movimentados nas principais ligas e a Liga Portugal é abissal e não tende a melhorar, pelo contrário, tem-se agravado".
Correia da Silva: "Não podem recorrer a fundos porque a FIFA não permite. Se permitisse, talvez Gyokeres não fosse vendido"
"São diferenças que nos levam a questionar se a FIFA agiu bem ao afastar os Fundos de Investimento da indústria do Futebol. Em 2015 foram proibidos os TPO (Third-Party Ownership), com a justificação que a participação de terceiros no valor do “passe” dos jogadores abria portas a influencias dos investidores junto dos treinadores, pressionando-os para darem prioridade aos jogadores que detinham", atirou, de seguida, Correia da Silva, mencionando as mudanças no futebol mundial há cerca de uma década.
O comentador concluiu, da seguinte forma: "Afastar os fundos de investimento deixou as ligas espartanas com menos meios para enfrentar as ligas mais ricas. Os Fundos procuram a valorização do seu investimento, ligas pequenas podem apresentar fortes índices de valorização, como é o caso da Liga Portugal, sendo Gyokeres um bom exemplo. Todavia não podem recorrer a fundos porque a FIFA não permite. Se permitisse, talvez Gyokeres não fosse vendido".
Novo treinador do Milan lançou proposta ao antigo jogador dos leões, que, caso cumpra acordo, irá atingir marca inédita na carreira
|
Massimiliano Allegri é o novo treinador do Milan para a próxima temporada, sucedendo a Sérgio Conceição. O técnico italiano confirmou recentemente a permanência de Rafael Leão em San Siro e agora desafiou o ex Sporting a chegar à marca dos 20 golos pelos rossoneri.
Segundo informação avançada pela La Gazetta dello Sport, Allegri quer uma postura semelhante à que foi adotada Stefano Pioli, entre 2019 e 2024. A relação com o formado no Sporting será na base de muito diálogo e "carinho" no que toca à imprensa.
A mesma fonte adiante que Allegri propôs a Rafael Leão que o internacional português alcance os 20 golos na temporada, marca que nunca conseguiu atingir ao longo da carreira. O melhor registo do ex Sporting data de 2022/23, quando balançou as redes adversárias em 16 ocasiões.
Rafael Leão tem apresentado rendimento regular desde que chegou ao Milan, mas a segunda metade da temporada passada foi complicada. Com Paulo Fonseca e Sérgio Conceição, o antigo avançado do Sporting foi várias vezes relegado para o banco de suplentes, perdendo estatuto de indiscutível.
Com contrato válido até 2028 e avaliado em 70 milhões de euros, o Milan não vai facilitar a saída de Rafael Leão, considerado peça-chave no ataque. Na última época, o antigo jogador do Sporting participou em 50 jogos, somando 12 golos e 11 assistências pelo emblema italiano.