GENY CATAMO, ALA DO SPORTING, VOLTA A VESTIR A CAPA DE HERÓI E GARANTE VITÓRIA AOS 90+3'
Atleta do Clube de Alvalade está neste momento a alinhar pela seleção moçambicana para garantir a qualificação no Mundial 2026
Redação Leonino
Texto
11 de Junho 2024, 12:18
Geny Catamo, Sporting

Moçambique venceu, na passada segunda-feira, dia 10 de junho, a Guiné-Conacri, por 1-0, em partida realizada em Marrocos, referente à quarta jornada da fase de qualificação para o Campeonato Mundial 2026. Foi o ala direito do Sporting, Geny Catamo, que fez gosto ao pé, de grande penalidade, aos 90+3 minutos, garantindo a vitória dos mambas. Da marca dos onze metros, o ‘camisola 20’ da seleção rematou para o canto inferior esquerdo, com Ibrahim Koné a conseguir adivinhar o lado, mas sem sucesso em defender.

Com o apito final, o avançado dos leões foi acarinhado pelos colegas de equipa, uma vez que a formação de Chiquinho Conde passou a ocupar o segundo lugar do Grupo G, com nove pontos, igualando a Argélia, líder. É de destacar que o primeiro classificado de cada grupo apura-se para a competição e os quatro melhores segundos também o fazem.

A partida realizou-se em Marrocos, visto que a Guiné-Conacri está impedida de acolher jogos em casa, graças às condições deficientes dos seus campos. Vale lembrar que o Mundial de 2026 terá lugar nos Estados Unidos, Canadá e México, de 11 de junho a 19 de julho.

Em 2023/24, Geny Catamo – avaliado em 10 milhões de euros – leva 41 jogos ao serviço do Sporting. Ao longo dos 2.401 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o extremo marcou seis golos e realizou cinco assistências. Apesar de ter ‘oferecido’ a vantagem aos dragões na prova rainha, aproveitada por Evanilson, o jogador foi o grande herói dos verdes e brancos frente ao Benfica, ao bisar e arrecadas três pontos importantes para as contas do título.

O jogador de 23 anos estreou-se pelo Sporting diante do Portimonense, a 29 de dezembro de 2021 – num encontro que terminou com vitória leonina, por 3-2. Desde então, já esteve a empréstimo dos leões no Guimarães e no Marítimo. O internacional por Moçambique tem contrato em Alvalade até junho de 2028.

  Comentários