Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Geny Catamo ouve das boas: Ala do Sporting repreendido

Equipa de Alvalade tem sido alvo de críticas, principalmente depois do desaire frente ao Moreirense, e ala moçambicano foi chamado à atenção

Geny Catamo, ala do Sporting, repreendido
Geny Catamo, ala do Sporting, repreendido

07 Dez 2024 | 17:56 |

Icon Comentário0

Rui Malheiro, comentador e analista, examinou a derrota do Sporting diante do Moreirense e o momento que a equipa vive após o terceiro desaire consecutivo. O especialista deixou palavras para João Pereira, mas também para alguns jogadores que estão abaixo do seu nível habitual, como Geny Catamo.


“O Sporting iniciou a temporada com um desempenho impressionante nas primeiras jornadas do campeonato e uma participação notável na Champions, com 10 pontos em 12 possíveis. A equipa, liderada por Ruben Amorim, era considerada a favorita para o bicampeonato, com um modelo de jogo bem definido, tanto ofensivamente como defensivamente. O trabalho de cinco anos de Amorim foi visto como irrepreensível, o que colocava o Sporting a léguas à frente dos seus rivais, Benfica e Porto, que apresentavam arranques irregulares. Contudo, as expectativas começaram a cair com a sucessão de Amorim", disse, ao jornal Record.


A decisão de Frederico Varandas de apostar em João Pereira, sem a experiência necessária, acabou por ser um erro estratégico. O Sporting perdeu parte da sua identidade e a sua equipa começou a apresentar exibições medíocres, especialmente contra Moreirense e Santa Clara. A equipa parecia incapaz de reproduzir o sucesso do passado, com um modelo de jogo distante daquele que levou ao título. O legado de Amorim foi um peso insustentável, e a falta de resultados e consistência nas atuações deixou os adeptos insatisfeitos, com o título nacional a parecer cada vez mais distante", acrescentou.


“O jogo contra o Moreirense expôs ainda mais as fragilidades da equipa. Apesar de um erro de arbitragem contra o Santa Clara, o Sporting não soube lidar com os desafios apresentados pelos adversários, especialmente a forma como o Moreirense virou o jogo. A equipa de João Pereira falhou em controlar o jogo, permitindo ao adversário transformar transições ofensivas em contragolpes perigosos. Os erros individuais, como o de Geny Catamo, e a falta de capacidade defensiva, impediram que o Sporting se reerguesse após o golo do empate, culminando numa derrota frustrante", admitiu.

“Agora, após três derrotas consecutivas, o Sporting precisa urgentemente de uma mudança de postura, tanto em termos de estratégia como de liderança. É essencial que o treinador e a equipa técnica assumam as responsabilidades e expliquem os erros cometidos. João Pereira e a sua equipa têm a obrigação de melhorar a equipa de forma a recuperar a sua identidade e competir ao mais alto nível, especialmente em competições internacionais. Se o Sporting quiser continuar a ser uma equipa de topo, a gestão de Varandas e a escolha do treinador devem ser reavaliadas para evitar mais danos ao clube", concluiu Rui Malheiro.



Futebol

Exclusivo Leonino – Ricardo Esgaio complica deixa a cabeça em água ao Sporting

Lateral-direito do Clube de Alvalade contabiliza quase 200 jogos com a Listada verde e branca e futuro está completamente em aberto

Exclusivo Leonino - Exigências de Ricardo Esgaio para rescindir contrato com o Sporting complicam processo. Há interessados no lateral-direito
Exclusivo Leonino - Exigências de Ricardo Esgaio para rescindir contrato com o Sporting complicam processo. Há interessados no lateral-direito

30 Ago 2025 | 03:00 |

Icon Comentário0

Ricardo Esgaio está a complicar a rescisão de contrato com o Sporting. Neste Exclusivo Leonino, o nosso Jornal dá conta de que as exigências do lateral-direito formado nos verdes e brancos estão a atrasar o processo de saída do Clube de Alvalade, algo que não estava nos planos dos responsáveis.


“Os responsáveis do Sporting respeitam muito Ricardo Esgaio, mas não estão dispostos a pagar o que está a ser pedido pelos seus representantes. Ou as coisas mudam a continuidade é um cenário em cima da mesa”, revelou uma fonte próxima do processo ao Leonino, dando conta do estado das negociações.


A verdade é que Ricardo Esgaio não coloca de parte a possibilidade de abandonar o Sporting neste mercado de transferências, contando com alguns interessados. Porém, o lateral de 32 anos também se encontra confortável na capital portuguesa e não vê com maus olhos o cenário de continuar em Alvalade até final do contrato.


Na temporada passada, com a camisola do Sporting, Ricardo Esgaio – avaliado em 1,5 milhões de euros – realizou 18 encontros: nove na Liga Portugal Betclic, quatro na Liga dos Campeões, quatro na Taça de Portugal e um na Taça da Liga. Nos 766 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta marcou um golo.

Ao todo, ao serviço do Sporting, Ricardo Esgaio contabiliza 192 partidas com a Listada verde e branca, nas quais apontou dois golos e fez 19 assistências. O atleta conquistou seis títulos pelos leões: dois Campeonatos Nacionais, duas Taças de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça Cândido de Oliveira.



Futebol

Onze provável para o Sporting - Porto: Rui Borges vai estrear dois reforços

Verdes e brancos disputam a quarta jornada da Liga Portugal Betclic já este sábado, dia 30 de agosto, com início marcado para as 20h30

Rui Borges deverá fazer duas alterações no onze inicial dos leões para o Sporting - Porto, em comparação à goleada ao Nacional
Rui Borges deverá fazer duas alterações no onze inicial dos leões para o Sporting - Porto, em comparação à goleada ao Nacional

29 Ago 2025 | 23:09 |

Icon Comentário0

Rui Silva, Georgios Vagiannidis, Zeno Debast, Gonçalo Inácio e Ricardo Mangas; Geny Catamo, Morten Hjulmand, Giorgi Kochorashvili; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Luis Suárez. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges para a próxima ronda da Liga Portugal Betclic.


Rui Silva mantém-se na baliza verde e branca. Zeno Debast e Ricardo Mangas continuam a ocupar os lugares de Diomande e Maxi Araújo, que estão lesionados. Vagiannidis deverá fazer a sua estreia a titular pelo Sporting e ocupar o lugar de Iván Fresneda.


Hidemasa Morita está em dúvida e deverá ser substituído pelo reforço Giorgi Kochorashvili, que fará dupla com Morten Hjulmand. Geny Catamo deve ocupar o flanco destro, com Pedro Gonçalves na meia-esquerda. Francisco Trincão terá liberdade para pisar terrenos interiores, atrás do ponta de lança.


Conrad Harder está cada vez mais perto de abandonar o Clube de Alvalade e vai voltar a ficar no banco de suplentes. Luis Suárez é o dono e senhor da posição e deverá ser assim a unidade mais adiantada dos leões no Clássico frente ao rival azul e branco.

O emblema verde e branco volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 30 de agosto, frente ao Porto. O encontro, a contar para a quarta jornada do Campeonato Nacional, diante da turma liderada por Francesco Farioli, jogar-se-á às 20h30, em Alvalade.



Futebol

Sporting - Porto (2025/26): Transmissão, onze provável, horários e...

Leões e dragões disputam a quarta jornada da Liga Portugal Betclic no próximo sábado, dia 30 de agosto, com o apito inicial marcado para as 20h30

Rui Borges vai fazer alterações no onze dos verdes e brancos na receção ao Porto, em duelo da quarta jornada
Rui Borges vai fazer alterações no onze dos verdes e brancos na receção ao Porto, em duelo da quarta jornada

29 Ago 2025 | 22:53 |

Icon Comentário0

O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 30 de agosto, frente ao Porto, em jogo válido para a quarta jornada da Liga Portugal Betclic. O duelo entre equipa verdee e brancos e dragões jogar-se-á pelas 20h30, no Estádio José Alvalade.



Rui Silva, Georgios Vagiannidis, Zeno Debast, Gonçalo Inácio e Ricardo Mangas; Geny Catamo, Morten Hjulmand, Giorgi Kochorashvili; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Luis Suárez. Este deverá, à partida, ser o onze inicial do Sporting de Rui Borges para a próxima ronda da Liga Portugal Betclic.


Rui Silva mantém-se na baliza verde e branca. Zeno Debast e Ricardo Mangas continuam a ocupar os lugares de Ousmane Diomande e Maxi Araújo, que estão lesionados. Vagiannidis deverá fazer a sua estreia a titular pelo Sporting e ocupar o lugar de Iván Fresneda. Gonçalo Inácio é o central do lado esquerdo.

No miolo, Hidemasa Morita está em dúvida e deverá ser substituído por Giorgi Kochorashvili, que fará dupla com Morten Hjulmand. Geny Catamo deve ocupar o flanco destro, com Pedro Gonçalves na meia-esquerda. Francisco Trincão terá liberdade para pisar terrenos interiores, atrás do ponta de lança.


Conrad Harder está cada vez mais perto de abandonar o Clube de Alvalade e vai voltar a ficar no banco de suplentes. Luis Suárez é o dono e senhor da posição e deverá ser assim a unidade mais adiantada dos leões no Clássico diante da turma de Francesco Farioli.

Informações: Sábado – 30 de agosto – 20h30 – Estádio José Alvalade

Transmissão: Sport TV 1

Quem está fora: Daniel Bragança, Nuno Santos, Maxi Araújo (lesões) e Jeremiah St. Juste (de saída)

Dúvidas: Ousmane Diomande e Hidemasa Morita


envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Martínez diz que há um português de 27 anos do Sporting que pode estrear-se na Seleção no futuro
Futebol

Martínez diz que há um português de 27 anos do Sporting que pode estrear-se na Seleção no futuro

29 Ago 2025 | 19:23

Icon Comentário0
Oficial! Ponta de lança sugerido ao Sporting ruma à Bundesliga por 22M
Futebol

Oficial! Ponta de lança sugerido ao Sporting ruma à Bundesliga por 22M

29 Ago 2025 | 19:08

Icon Comentário0
Ex árbitros falam da escolha para juiz no Sporting - Porto: "Não é surpresa"
Futebol

Ex árbitros falam da escolha para juiz no Sporting - Porto: "Não é surpresa"

29 Ago 2025 | 17:13

Icon Comentário0