Futebol
Rui Borges foi eliminado, mas técnico do Sporting deixa mensagem de esperança
07 Jan 2026 | 00:00
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
17 Abr 2025 | 14:05 |
Geovany Quenda volta a estar na corrida por um lugar no onze titular e pode mesmo ser a principal novidade do Sporting no encontro com o Moreirense, agendado para esta sexta-feira, às 20h30, em Alvalade. Após ter começado no banco frente ao Santa Clara, o jovem extremo de 17 anos poderá agora beneficiar de uma abordagem mais ofensiva por parte de Rui Borges, que procura manter a equipa equilibrada, mas sem abrir mão da criatividade no último terço do terreno.
Apesar da aposta recente em Fresneda, que tem vindo a recuperar forma e confiança, Quenda surge como um trunfo natural para dar mais força ao ataque leonino. O camisola '57' treinou nos últimos dias com maior incidência no lado direito do ataque, zona onde o treinador acredita que o jovem poderá explorar melhor o seu um contra um e a capacidade de acelerar o jogo com bola. Frente ao Braga, não convenceu totalmente, mas o talento e a margem de progressão mantêm-no na luta direta pelo lugar.
O regresso à titularidade poderá ser confirmado ainda hoje, no último treino antes do jogo, mas dentro da estrutura técnica acredita-se que o jovem internacional sub-21 português está pronto para voltar às escolhas iniciais. Quenda soma 39 jogos a titular esta época e é o único jogador do plantel com presença em todos os 48 encontros disputados pelos leões, o que demonstra a confiança que tem merecido desde o início da temporada.
Recorde-se que o Chelsea investiu 50,78 milhões de euros na compra do passe de Quenda, que permanecerá em Alvalade por empréstimo na próxima época. Um investimento que reflete o potencial do jogador e a aposta dos ingleses numa futura estrela do futebol mundial, que por agora, continua a deslumbrar em território português.
Em termos de golos, Quenda já marcou três vezes na presente temporada, sempre fora de casa. O primeiro surgiu na Supertaça contra o Porto, seguindo-se remates certeiros frente ao Famalicão e ao Estrela da Amadora. Resta-lhe agora concretizar um objetivo pessoal: marcar pela primeira vez em Alvalade, palco onde já brilhou, mas ainda não festejou um golo perante os adeptos leoninos. Recorde aqui, o potencial de Geovany Quenda num estudo recente do Observatório do Futebol.
Verdes e brancos perderam com o Vitória de Guimarães, na última terça-feira, 6 de janeiro, sendo eliminados da Taça da Liga
07 Jan 2026 | 09:19 |
O Sporting perdeu com o Vitória de Guimarães, por 2-1, nas meias-finais da Taça da Liga. No rescaldo do encontro, foram várias as personalidades ligadas ao universo leonino com uma palavra a dizer, sendo que até o dedo foi apontado a Rui Borges.
Marta Soares: "Rui Borges não é treinador para o Sporting"
Jaime Marta Soares, antigo dirigente do Clube de Alvalade, não poupou as palavras e deixou a sua opinião sobre o técnico: "O Sporting foi uma sombra de si próprio, já o Vitória SC suou mais a camisola e foi mais competente. Quanto a Rui Borges, é profissional, mas não é treinador para o Sporting. Os responsáveis falaram demais e agora têm a resposta".
Marco Chagas: "Agora é pensar no que ainda está em jogo"
Também em declarações ao jornal Record, Marco Chagas fez a sua análise, mas deixando claro que o cenário não favorece o trabalho de Rui Borges: "Quando se remata não sei quantas vezes e não se consegue concretizar... além disso, o Sporting daqui a pouco não tem equipa, o treinador não tem tarefa fácil. É um troféu que já era, agora é pensar no que ainda está em jogo"
Francisco R. dos Santos: "Lesões deixam de ser só azar"
Por último, Francisco Rodrigues dos Santos abordou os problemas físicos do Sporting - que só neste jogo ficou sem Fotis Ioannidis e Eduardo Quaresma: "As lesões deixam de ser só azar, passando a padrão desde a época passada. A uma equipa desfalcada somaram-se erros descarados que brindaram o adversário com uma reviravolta consentida"
O emblema verde e branco volta a entrar em campo na sexta-feira, dia 16 de janeiro, frente ao Casa Pia. O encontro, a contar para a 18.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da formação orientada por Gonçalo Brandão jogar-se-á às 20h15, em Alvalade.
'Camisola 72' teve de sair do relvado de maca depois de um choque violento com Samu no decorrer da segunda parte do encontro da Taça da Liga
07 Jan 2026 | 08:59 |
Eduardo Quaresma passou a noite hospitalizado depois do Sporting - Vitória SC, que terminou em derrota dos leões, por 2-1, e eliminação da Taça da Liga. O defesa dos leões ficou internado em Leiria, em observação, e o mais provável é que seja sujeito a uma intervenção cirúrgica.
Além de Fotis Ioannidis - que foi substituído na primeira parte do encontro por problemas físicos -, o jovem central teve de deixar o relvado de maca depois de um violento choque com Samu, no decorrer da segunda metade da partida, acabando por sofrer um forte traumatismo na face.
Segundo revelam os demais meios de comunicação nacionais, Eduardo Quaresma irá realizar mais exames médicos no decorrer das próximas horas, mas a previsão é que este seja operado, uma vez que tudo indica que se trata de uma fratura do maxilar esquerdo. O tempo estimado de recuperação é do mínimo de seis meses, mas alguns casos pode chegar aos três meses.
No final do encontro, em rescaldo com os jornalistas, Rui Borges mostrou-se preocupado com a situação clínica do defesa dos leões: "Fiquei sentido com a saída dos dois [Ioannidis e Eduardo Quaresma]. Triste porque o Edu pode ter alguma gravidade", confessou em declarações à Sport TV.
Esta temporada desportiva, com a camisola do Sporting, Eduardo Quaresma - avaliado em 15 milhões de euros - tem apenas 15 partidas disputadas. Neste arranque de época, o jogador participou num total de 1.088 minutos, somando um golo e duas assistências na conta pessoal.
Verdes e brancos vão permitir a saída de um dos portugueses do plantel principal e o seu próximo destino parece já estar definido
07 Jan 2026 | 03:00 |
Henrique Magalhães pode vir a deixar o Sporting no final da temporada 2025/26 e já tem destino praticamente definido, sabe o Leonino. Apesar de ter estendido a sua ligação com o Clube de Alvalade em outubro deste ano, a estrutura pretende continuar a renovar o plantel de hóquei em patins e o jogador deverá prosseguir a sua carreira na Oliveirense.
A verdade é que, segundo fonte próxima do processo contou ao nosso Jornal, o internacional português, de 34 anos, esteve até para se despedir do Sporting no final da época transata, mas as saídas de pesos pesados - como Ângelo Girão, Matías Platero, João Souto e Toni Pérez -, fizeram com que os verdes e brancos aguardassem, para que a formação dos leões não perdesse todas as suas referências e jogadores com mais experiência.
Apesar de continuar a ser opção regular para Edo Bosch, os leões acreditam que o trajeto de Henrique Magalhães em Alvalade está no fim e até tem o seu substituto definido. Assim sendo, o jogador poderá regressar a uma casa que bem conhece - aliás, esteve duas temporadas na Oliveirense antes de assinar com o Sporting pela segunda vez.
Na última temporada, o hoquista português realizou 45 partidas oficiais, onde registou um total de nove golos. No Sporting desde 2021/22, Henrique Magalhães já conquistou mais de uma dezena de títulos, entre os quais duas Ligas dos Campeões, um Campeonato Nacional e um Mundial de Clubes.
O Clube de Alvalade volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 8 de janeiro, novamente frente ao Benfica. O encontro diante da turma liderada por Edu Castro, a contar para a quarta jornada da Liga dos Campeões, jogar-se-á às 16h00, no Pavilhão João Rocha.
Rui Borges foi eliminado, mas técnico do Sporting deixa mensagem de esperança
07 Jan 2026 | 00:00
Rui Borges confirma que há mais titulares do Sporting que vão falhar o próximo jogo
06 Jan 2026 | 23:45
Rui Borges comenta nova lesão de jogador do Sporting: "Pode ter alguma gravidade"
06 Jan 2026 | 23:17