Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
30 Out 2025 | 09:07 |
Na última quarta-feira, dia 29 de outubro, o Arsenal recebeu e venceu o Brighton, por 2-0, garantindo o seu passaporte para os quartos de final da Carabao Cup. Mikel Arteta optou por rodar a equipa nesta partida e Viktor Gyokeres, ex Sporting, acabou por nem sequer sair do banco de suplentes.
A equipa de Fabian Hürzeler procurava reagir à derrota frente ao Manchester United de Ruben Amorim, no fim de semana, e até podia ter inaugurado o marcador, quando Stéfanos Tzímas apareceu isolado perante Kepa Arrizabalaga, após um passe de Carlos Baleba, mas acabou por desperdiçar a ocasião.
O Arsenal, algo apagado nos primeiros 45 minutos, só mostrou perigo real na segunda metade e chegou à vantagem ao minuto 57, com um golo de bela execução coletiva. Mikel Merino descobriu Miles Lewis-Skelly com um toque de classe, e o jovem inglês serviu Ethan Nwaneri, que finalizou para o 1-0.
Com o jogo controlado, Mikel Arteta lançou Bukayo Saka aos 71 minutos e o internacional inglês demorou apenas cinco para deixar a sua marca, fazendo o 2-0 final. Apesar das tentativas do Brighton até ao apito final, os londrinos mostraram maior eficácia e asseguraram um triunfo justo, carimbando o acesso à próxima fase da prova.
Esta temporada, ao serviço do Arsenal, Viktor Gyokeres - avaliado em 75 milhões de euros - já disputou o total de 13 partidas, somando 1.015 minutos em campo. Até agora, o sueco marcou cinco golos, mas ainda não fez qualquer assistência para os seus companheiros.
Ambos os avançados chegaram ao Clube de Alvalade no último mercado de transferências e são motivo para dor de cabeça de Rui Borges
30 Out 2025 | 08:29 |
Fotis Ioannidis e Luis Suárez são o maior 'problema' de Rui Borges atualmente no Sporting. Apesar de ser positivo, uma vez que ambos os avançados se têm mostrado em boa forma, o técnico dos verdes e brancos está cada vez mais dividido na hora de decidir o seu titular para o ataque dos leões.
Se frente ao Tondela foi o colombiano quem deu que falar, a partida da Taça da Liga, frente ao Alverca, também permitiu que o grego gritasse 'presente' - o que lhe valeu elogios de Sofia Oliveira - e ainda complicasse mais as contas do técnico do Sporting que, agora, terá um novo desafio em escolher para o regresso à Liga Portugal Betclic.
Aliás, o próprio Rui Borges já admitiu, depois da partida diante dos ribatejanos, que tem uma "grande dor de cabeça" quando tem de escolher entre os dois pontas de lança: “São dois grandes avançados. Feliz por contar com os dois. Sei que quando faltar um o outro vai dar uma resposta”.
Ainda assim, o treinador do Sporting tem outra opção que, pelo menos no onze inicial, ainda não experimentou: lançar tanto Ioannidis como Suárez. Rui Borges já chegou a testar os dois jogadores ao mesmo tempo, mas apenas no decorrer das partidas - como aconteceu recentemente frente ao Marselha, na Liga dos Campeões. De resto, esse modelo tem sido analisado nos treinos dos leões.
O Sporting volta a entrar em campo já na sexta-feira, dia 31 de outubro, novamente frente ao Alverca. O encontro, a contar para a décima jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Custódio, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, pelas 20h15.
Internacional belga é o mais recente protagonista da rubrica 'Um dia com', divulgado pelos leões na última quarta-feira, 29 de outubro
30 Out 2025 | 08:05 |
O Sporting partilhou, na última quarta-feira, 29 de outubro, o mais recente episódio da rubrica 'Um dia com' que, desta vez, tem como protagonista Zeno Debast. O internacional belga - que atualmente é baixa devido a lesão -, deu a conhecer-se aos adeptos verdes e brancos e mostrou a sua vida, tanto dentro como fora da Academia Cristiano Ronaldo.
Debast: "Todas as pessoas envolvidas no Sporting são muito positivas"
Neste episódio, que foi gravado antes da estreia dos leões na atual edição da Liga dos Campeões, frente ao Kairat, o 'camisola 6' dos leões abordou a sua chegada ao Clube de Alvalade, ainda na temporada passada: "Quando cheguei ao Sporting o ambiente era muito positivo não só na equipa, mas também no clube. Todas as pessoas envolvidas no Sporting são muito positivas e apoiam os jogadores. É como uma grande família", começou por dizer.
"No início era estranho estar sozinho num país estrangeiro, falar outra língua e ter feito a minha primeira transferência para outra equipa, porque nunca tinha jogado noutro clube para além do Anderlecht ou do Halle, a minha primeira equipa. Os adeptos apoiaram-me muito, foi meio fácil integrar-me", confessou ainda.
Debast: "Na Liga tentaremos ganhar todos os jogos"
De seguida, Debast falou sobre o que os Sportinguistas podem esperar de 2025/26: "Esta época será boa para nós. Na Liga tentaremos ganhar todos os jogos, ser bons como equipa e aproveitar também porque é importante. A diversão vem com as vitórias. Depois temos a Champions onde vamos tentar mostrar o nosso nível".
Debast: "Gosto muito da praia porque dá-me paz"
No momento de mostrar como costuma terminar os seus dias, o belga revelou que gosta de ir à praia beber um café, em qualquer altura do ano, algo que Eduardo Quaresma não consegue entender: "Gosto muito da praia porque dá-me paz. Vamos à praia 2 ou 3 vezes por semana para descansar um pouco depois do treino. Temos uma praia aqui perto de casa. Gostamos muito. Quando cheguei ao Sporting a primeira coisa que me mostraram foi este lugar. O Edu [Quaresma] não percebe como venho para a praia em dezembro (risos)".
Neste início de temporada, Zeno Debast - avaliado em 30 milhões de euros - soma já 13 partidas oficiais com a camisola do Sporting. O internacional belga dos leões regista, até ao momento, 855 minutos de jogo, mas ainda sem qualquer golo ou assistência na conta pessoal.
Confira o teaser do episódio:
Verdes e brancos voltam a medir forças com o emblema ribatejano já na próxima sexta-feira, dia 31 de outubro, desta vez para o Campeonato
30 Out 2025 | 07:48 |
Os sinais já vinham surgindo nas últimas semanas, e as boas exibições nos treinos e jogos confirmaram a tendência: João Simões vai ganhar protagonismo no meio-campo do Sporting e até deverá voltar a ser titular já na partida da próxima sexta-feira, 31 de outubro, frente ao Alverca, ao lado de Morten Hjulmand.
De acordo com o jornal A Bola, Rui Borges já terá tomado a decisão de fazer o médio de 18 anos subir na hierarquia dos verdes e brancos, o que acaba por deixar Giorgi Kochorashvili na sua sombra, isto apesar de um arranque te temporada mais discreto do jovem dos leões.
O médio formado em Alcochete superou o georgiano na corrida e encontra-se agora em pé de igualdade com Hidemasa Morita na luta por um lugar no onze. Neste momento, a mesma fonte revela que João Simões parte mesmo ligeiramente à frente do internacional japonês, que atravessa uma fase de menor rendimento e caminha para o final de contrato, sem renovação à vista.
Rui Borges, ainda assim, conta com Morita para o resto da época, mas pretende dar mais espaço e minutos ao jovem leonino, reconhecendo-lhe intensidade, polivalência e capacidade de recuperação, características que libertam Hjulmand para um papel mais ofensivo.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, João Simões - avaliado em 6 milhões de euros - soma cinco partidas. O médio formado na Academia Cristiano Ronaldo tem 235 minutos: 142 na Champions e 93 na Liga Portugal Betclic.
O Sporting volta a entrar em campo já na sexta-feira, dia 31 de outubro, novamente frente ao Alverca. O encontro, a contar para a décima jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma liderada por Custódio, jogar-se-á no Estádio José Alvalade, pelas 20h15.