
Futebol
Números não mentem! Trincão marcou no Benfica – Sporting e a influência na equipa impressiona
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Com o empate (1-1) no Estádio da Luz, este sábado, o Sporting assegurou a invencibilidade em jogos grandes – frente a Benfica e Porto – na Liga Portugal Betclic, na presente temporada. É a sexta vez na história que o Clube de Alvalade alcança este feito e, em três dessas temporadas, os leões sagraram-se mesmo campeões nacionais.
Em 2024/25, o Sporting venceu nas receções aos principais rivais na luta pelo título. No final de agosto, a equipa leonina triunfou frente ao Porto, por 2-0 – com golos de Viktor Gyokeres e Geny Catamo e, em dezembro, também somou os três pontos diante do Benfica (1-0), graças a novo remate certeiro do internacional moçambicano.
Já as deslocações aos terrenos de águias e dragões terminaram com empates 1-1. Em fevereiro, houve igualdade no Estádio do Dragão, com o golo do Sporting a ser assinado por Iván Fresneda. Este sábado, no Estádio da Luz, nova divisão de pontos, com Francisco Trincão a anotar o tento dos verdes e brancos.
De resto, a última vez que os leões não tinham perdido qualquer jogo frente a Benfica e Porto, no campeonato, foi na época 2001/02. Nessa temporada, o Sporting somou dois empates diante do Benfica e, frente ao Porto, ganhou em Alvalade e empatou no Dragão. Vale sublinhar que, nesse ano, o Sporting conquistou o campeonato nacional. Registos semelhantes aconteceram em 1952/53 e 1969/70, com o Sporting a não perder qualquer jogo diante dos rivais e a terminar a liga em primeiro lugar. Por outro lado, nas épocas 1968/69 e 1974/75, os verdes e brancos também estiveram invictos frente a Benfica e Porto, mas falharam a conquista do título.
A equipa do Sporting volta a entrar em campo no próximo fim de semana, frente ao Vitória de Guimarães, em Alvalade, num jogo referente à 34.ª e última jornada da Liga Portugal Betclic. Os leões estão na liderança do campeonato, com 79 pontos, e estão a um pequeno passo de conquistar o bicampeonato.
Antigo jogador dos verdes e brancos prepara-se para disputar El Clásico, que será decisivo nas contas do título da temporada 2024/25 da La Liga
|
Barcelona e Real Madrid medem forças este domingo, em jogo válido para a jornada 35 da La Liga. Antes do El Clásico, Raphinha, antigo jogador do Sporting, abordou a grande temporada que está a realizar e garantiu que vai... renovar contrato com os blaugrana - embora tenha pensado em deixar o clube no início da época.
"Pensar em chegar ao topo do futebol sem o Barcelona é ilógico. Sinceramente, estou a desfrutar muitíssimo, neste momento. Não esperava isto, nem em sonhos", começou por dizer o internacional brasileiro, numa extensa entrevista à ao canal Movistar+ Plus.
Questionado sobre o que o futuro lhe reserva, o ex Sporting foi perentório: "A minha renovação", atirou, garantindo não conseguir "imaginar um Barcelona sem Raphinha". "Estou a trabalhar arduamente para dar o melhor de mim. Penso que tenho estado bem, e espero continuar assim", terminou.
Esta temporada, ao serviço do Barcelona, Raphinha - avaliado em 80 milhões de euros - foi aposta em 48 partidas. No total, o avançado internacional brasileiro disputou 3.925 minutos, nos quais fez o gosto ao pé em 30 ocasiões, assistindo os companheiros de equipa por 23 vezes.
O Barcelona - Real Madrid será crucial nas contas do campeonato espanhol, com as duas equipas separadas por apenas quatro pontos, com 12 ainda por disputar. Em caso de triunfo catalão, os culés (79) aumentam a vantagem para os merengues (75) e ficam a uma vitória do título. A partida tem início às 15h15.
'Camisola 8' dos verdes e brancos partilhou alguns momentos do dérbi que podia ter decidido o campeonato nacional e comentário à publicação dá que falar
|
O Sporting empatou 1-1 no Estádio da Luz, diante do Benfica. Pedro Gonçalves foi titular e saiu aos 71 minutos, dando lugar a Geovany Quenda. Nas redes sociais, o internacional português partilhou alguns momentos do dérbi, colocando uma fotografia do lance polémico com Nicolás Otamendi, ao minuto 17'.
"Nunca foi fácil.. 💚 (A pré-época mais difícil de sempre 😂)", escreveu o 'camisola 8' dos verdes e brancos, fazendo alusão à forma que vem apresentando, depois de ter estado parado cinco meses devido a uma lesão contraída na jornada 11 da Liga Portugal Betclic.
Geovany Quenda não perdoou e aproveitou a última imagem partilhada por Pote, na qual foi derrubado por Otamendi - e que valeria cartão vermelho ao argentino - para deixar uma bicada à decisão de João Pinheiro: "Olha o lance do penálti, eu sei que fizeste de propósito 😂". Pedro Gonçalves acabou por responder ao ala verde e branco, num tom de brincadeira: "Vai dormir puto".
O lance em questão, na ótica dos especialistas, não era passível de grande penalidade, visto ter sido fora da grande área encarnada. Todavia, era uma situação de falta clara, travando uma oportunidade de golo e, por consequência, Otamendi seria expulso.
O Sporting volta a entrar em campo no próximo sábado, dia 17 de maio, frente ao Vitória de Guimarães. O encontro, a contar para a 34.ª jornada e última jornada da Liga, diante da turma liderada por Luís Freire, em Alvalade, ainda com horário por definir.
Confira a publicação de Pote:
Duelo frente aos encarnados foi muito importante nas contas do título nacional e o Clube de Alvalade está mais perto do triunfo
|
Ao contrário do que era esperado, o vencedor do campeonato ainda não é conhecido. Sporting e Benfica empataram 1-1, no Estádio da Luz, este sábado, e a decisão final do título de campeão nacional fica adiada para a última jornada da Liga Portugal Betclic. Ainda assim, os leões – que foram virtualmente campeões durante 59 minutos, no dérbi – têm vantagem.
Com a igualdade no Benfica - Sporting, os rivais seguem empatados no topo da tabela classificativa do campeonato, com 79 pontos. No entanto, o Clube de Alvalade assegurou um trunfo importante – a vantagem no confronto direto, que é o primeiro critério de desempate. Vale lembrar que, no jogo da primeira volta, os verdes e brancos venceram os encarnados (1-0), em Alvalade, com um golo de Geny Catamo.
Assim, o Sporting parte para a última jornada do campeonato a depender apenas de si para se sagrar bicampeão nacional. Um triunfo na receção ao Vitória de Guimarães será suficiente para garantir a conquista do título, independentemente do resultado que o Benfica alcançar na deslocação a Braga. Em bom rigor, um empate na receção aos vimaranenses também poderá ser suficiente para os leões, caso os encarnados não vençam o respetivo duelo.
De resto, o Sporting esteve mesmo na condição de campeão virtual durante 59 minutos, no dérbi deste sábado. Entre o golo de Francisco Trincão, que adiantou os verdes e brancos no marcador, logo aos quatro minutos, e o remate certeiro de Akturkoglu, para as águias, aos 63’. Vale lembrar que, se o Sporting tivesse vencido no Estádio da Luz, tinha garantido, desde já, a conquista do bicampeonato.
Até final da temporada, a equipa leonina ainda vai disputar mais duas partidas. Além da receção ao Vitória de Guimarães, no próximo fim de semana – ainda com data e hora por definir -, a formação orientada por Rui Borges vai voltar a medir forças frente ao Benfica, na final da Taça de Portugal marcada para as 17h15 do próximo dia 25 de maio (domingo), no Jamor.