
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Intensifica-se o interessa da Juventus em Viktor Gyokeres. O jornal desportivo italiano ‘Tuttosport’ garantiu, recentemente, que os italianos estão muito atentos à situação do avançado sueco do Sporting, e que até já houve conversas iniciais entre intermediários.
É um dos destaques desportivos em Itália. A imprensa transalpina avança esta terça-feira, 10 de junho que a Juventus se mantém interessada em Viktor Gyokeres, e que, na semana passada, já existiram reuniões em Londres entre intermediários, de modo a perceber a situação do ponta-de-lança.
Para além destas reuniões, os contactos entre as duas partes terão continuado durante o último fim-de-semana. Segundo os italianos, o objetivo da Juventus é monitorizar a situação de Viktor Gyokeres de perto, de modo a poder avançar pelo sueco caso existam outras propostas.
Relembrar, em relação a este dossier, que estas notícias surgem depois de o jornal Record ter avançado que Viktor Gyokeres estaria “furioso” com o Sporting, depois de ver Frederico Varandas aumentar o valor pedido para a contratação do avançado sueco.
A Juventus quer, então, adiantar-se na corrida pelo ponta-de-lança do Sporting. Um dos nomes mais cobiçados neste mercado de verão, Viktor Gyokeres também reúne o interesse de Arsenal, Liverpool, Manchester United e Al Hilal, entre outros gigantes do futebol mundial.
Lateral-esquerdo representou o Clube de Alvalade entre 2011 e 2021 e a sua mudança para os leões ficou marcada por um episódio insólito
|
Numa entrevista dada em 2021, Nuno Mendes revelou que recebeu Akil Momade, olheiro do Sporting, em casa, com uma faca, com medo de ser assaltado. Quatro anos depois, o ex-coordenador de recrutamento do Clube de Alvalade conta toda a história de como descobriu o lateral-esquerdo, em 2011, e recorda o episódio inusitado ocorrido na residência do jogador.
Akil Momade sobre Nuno Mendes: "Dirigi-me junto dos pais dos jogadores para saber quem era"
Em declarações ao jornal Record, Akil Momade começa por recordar que, numa manhã de sábado, deslocou-se até ao estádio do Montelavar, em Sintra, para assistir a um jogo de benjamins entre a equipa local e o Despertar de Casal de Cambra, onde jogava Nuno Mendes - que comentou a possibilidade de conquistar a Bola de Ouro. Logo no período de aquecimento, o lateral-esquerdo impressionou o olheiro do Sporting.
“Dirigi-me junto dos pais dos jogadores para saber quem ele era. Disseram-me que estava no clube há duas ou três semanas e que era o treinador que o levava para os treinos e para os jogos. E, depois, disso, para casa”, revela Akil Momade. No final do jogo, o olheiro foi falar com Diogo Gonçalves, técnico do Despertar, que recusou revelar a identidade do então jovem futebolista.
Akil Momade: "Vejo uma faca em cima da mesa e digo-lhe: 'Agora, vou-te matar'"
No entanto, Akil Momade não desistiu e, dias depois, conseguiu descobrir Nuno Mendes, na escola onde estudava. O jovem futebolista aceitou levar Akil Momade a sua casa. Com os pais do jogador ausentes, o olheiro alertou-o para os riscos de deixar entrar estranhos em casa: “Senti sede, pedi-lhe um copo de água e segui-o até à cozinha. Vejo uma faca em cima da mesa e digo-lhe: 'Agora, vou-te matar. Então tu deixas um estranho entrar em tua casa? Vou-te matar!'”.
Akil Momade revela também que foi muito fácil convencer Nuno Mendes a mudar-se para o Sporting: “Perguntei-lhe se queria ir treinar ao Sporting, se gostaria de jogar no Sporting, disse que sim a tudo, sem nunca revelar qual o seu clube”. A terminar, o antigo chefe de recrutamento dos leões lembra que o processo de formação do lateral-esquerdo não foi fácil, mas o atleta nunca desistiu: “Apesar de estar tanto tempo tapado por outros de valor inferior, Nuno Mendes nunca desistiu. Acreditou sempre que poderia alcançar os seus sonhos”.
Jovem defesa formado na Academia de Alcochete esteve em grande destaque na final four da Liga das Nações, ao serviço da Seleção Nacional
|
Gonçalo Inácio pode estar perto de deixar o Sporting. O jornal O Jogo escreve, na sua edição diária neste dia 10 de junho, que o defesa central poderá estar interessado em dar o salto para ligas mais competitivas depois de um período de muito sucesso em Portugal.
As notícias avançadas na imprensa nacional surgem depois dos desempenhos de Gonçalo Inácio na Liga das Nações. O defesa central parece ter ganho um dos lugares a titular na Seleção Nacional, mesmo alinhando numa defesa de quatro, ao contrário do que costuma acontecer no Sporting.
Esta final four da Liga das Nações também serviu de montra para os grandes tubarões europeus, antes de uma janela de transferências que promete fazer correr muita tinta. As exibições de Gonçalo Inácio não terão passado despercebidas a alguns dos maiores e mais ricos clubes da europa.
Relembrar que Gonçalo Inácio vive um dos melhores momentos da carreira. Na equipa principal do Sporting há cinco temporadas, o central já conquistou sete títulos, incluindo três campeonatos nacionais, e consegue também afirmar-se na equipa das quinas, algo que outros colegas do Clube de Alvalade ainda não conseguiram.
Fica, então, no ar o destino de Gonçalo Inácio na próxima janela de transferências. O jornal A Bola avançou, recentemente, que o central do Sporting pretendia permanecer no Clube pelo menos mais uma época, mas os novos desenvolvimentos podem ver o jogador sair ainda este verão, apesar de ter contrato até 2027 com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, e não haver expetativa de que Frederico Varandas facilite nas negociações.
Presidente dos encarnados oferece ainda 3M de salário anual a internacional de 21 anos que foi colocado na rota do Clube de Alvalade
|
O Benfica está interessado na contratação de Yaser Asprilla, extremo do Girona. O internacional pela Colômbia foi apontado como possível reforço do Sporting em janeiro de 2024, embora os leões não tenham avançado pelos serviços do jogador.
Segundo informação avançada por Cesar Augusto Londoño - jornalista colombiano especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências - os encarnados terão oferecido 20 milhões de euros ao Girona pelos serviços do jovem.
A mesma fonte adianta ainda que a proposta de Rui Costa prevê que, caso o antigo alvo do Sporting rume à Luz ainda este mercado de verão, vá receber um salário de 3 milhões de euros anuais. Para já, não são conhecidos mais detalhes de um eventual negócio.
O interesse dos verdes e brancos foi avançado pelo Maisfutebol, garantindo, à data, que um possível negócio com o Sporting envolvia valores entre os 10 e os 12 milhões de euros. No entanto, Frederico Varandas - que está envolvido numa grande polémica com Viktor Gyokeres - não avançou pelo colombiano, que tinha sido destaque no Mundial de sub-20.
Em 2024/25, Yaser Asprilla – avaliado em 15 milhões de euros – fez 33 jogos pelo Girona, tendo sido aposta durante 1.643 minutos (média de 49 por partida). No total, o avançado de 21 anos marcou três golos e registou ainda uma assistência para os companheiros de equipa.
Confira a publicação e alguns lances de Yaser Asprilla: