Futebol
Gonçalo Inácio mantém estatuto, mas outro jogador ganha força como capitão do Sporting
25 Set 2026 | 11:29
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
03 Fev 2025 | 20:57 |
Ousmane Diomande, defesa do Sporting, está em crescendo de forma e fez algo inédito esta temporada. O central costa-marfinense estreou-se a marcar, diante do Farense, balançando as redes adversárias pela primeira vez em 2024/25.
O 'camisola 26' do Sporting apontou o segundo golo da vitória frente aos algarvios (3-1), num grande golpe de cabeça em resposta a um cruzamento através de um pontapé de canto marcado de forma irrepreensível por Francisco Trincão, líder das assistências da Liga Portugal Betclic.
O internacional costa-marfinense por oito ocasiões estava sem faturar desde a temporada passada. O novo patrão da defensiva do Sporting não sentia o sabor do golo desde abril de 2024, altura em que marcou diante do Gil Vicente.
Ousmane Diomande chegou ao Sporting em janeiro de 2023, oriundo do Midtjylland (estava emprestado ao Mafra), a troco de 7,5 milhões de euros por 50% dos direitos económicos, mais 5 por objetivos, sendo que os dinamarqueses têm 20% de uma futura mais-valia. De momento, os leões já pagaram 10,8M.
Na presente temporada, Ousmane Diomande - atualmente avaliado em 40 milhões de euros - marcou presença em 30 partidas: 19 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça da Liga, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça. O jovem soma um golo sem qualquer assistência realizada nos 2.340 minutos que disputou.
Jogador britânico que se encontra ao serviço dos verdes e brancos por empréstimo do Chelsea esteve em dois dos três golos da sua seleção
25 Set 2026 | 14:41 |
Jesse Derry esteve em grande destaque na vitória dos sub-20 de Inglaterra frente à Itália, por 3-1, na abertura da Ronda de Elite. O extremo do Sporting foi titular e teve participação direta em dois dos três golos da formação inglesa.
O primeiro momento de inspiração surgiu aos 37 minutos. Derry apareceu nas costas da defesa italiana pelo corredor direito e, já dentro da área, rematou cruzado para inaugurar o marcador. A bola ainda embateu no poste antes de entrar.
O jogador que está emprestado ao Sporting pelo Chelsea voltou a fazer a diferença logo no início da segunda parte. Aos 50', protagonizou um excelente drible dentro da grande área, novamente sobre o lado direito, antes de servir Mikey Moore para o 2-0.
A Itália tentou reagir depois do intervalo e promoveu várias alterações, entre elas a entrada de Federico Coletta, jogador do Benfica. A formação transalpina conseguiu mesmo reduzir aos 66 minutos, beneficiando de um autogolo de Airidas Golambeckis.
Jesse Derry - que não tem somado minutos com Rui Borges - acabou por sair antes do final, dando lugar a Shea Lacey. O extremo do Manchester United fechou as contas à passagem pelos 82 minutos, com um remate em arco ao ângulo mais distante depois de ultrapassar um adversário.
Confira o golo:
Internacional australiano foi um dos principais destaques do seu país frente aos canarinhos e mostra serviço na pausa para seleções
25 Set 2026 | 14:09 |
Nestory Irankunda esteve em grande destaque pela Austrália no empate frente ao Brasil (1-1). O extremo do Sporting marcou um verdadeiro golaço de livre direto e colocou momentaneamente os socceroos em vantagem diante da seleção orientada por Carlo Ancelotti.
O grande momento aconteceu aos 68 minutos. Irankunda assumiu a cobrança de uma bola parada e disparou diretamente para o fundo das redes brasileiras, fazendo levantar os milhares de adeptos presentes no Queensland Country Bank Stadium, em Townsville.
O jogador do Sporting já tinha deixado um primeiro aviso logo aos seis minutos, quando arriscou um remate de muito longe e obrigou Hugo Souza a uma grande defesa. O internacional australiano manteve-se como uma das principais ameaças da equipa da casa até encontrar finalmente o caminho do golo.
A Austrália conseguiu segurar a vantagem durante algum tempo, apesar da maior posse de bola do Brasil. A formação canarinha aumentou a pressão na reta final e acabou por chegar ao empate através de Rayan, avançado do Bournemouth.
O golo do Brasil surgiu na sequência de um pontapé de canto cobrado por Raphinha, ex-jogador do Sporting, com Rayan a aparecer para fazer o desvio certeiro e estabelecer o 1-1 definitivo, evitando a derrota da equipa de Carlo Ancelotti.
Confira aqui o golo:
Treinador dos verdes e brancos tem sido alvo de bastante contestação e redes sociais vão estando em alvoroço nos últimos dias
25 Set 2026 | 13:38 |
Eduardo Garcia, filho de Eduardo Barroso, saiu em defesa de Rui Borges depois das duras críticas feitas por João Maria Jonet ao treinador do Sporting. Numa resposta publicada na rede social X, contestou sobretudo a ideia de que o técnico estava “sem unhas para a guitarra desde que entrou”.
Eduardo Garcia: "É legítimo não o querer, mas há mínimos de honestidade"
“Todos temos direito a opinião, mas isto é o quê? ‘Sem unhas desde que entrou’: entrou em 2 lugar, plantel de lesionados, adeptos descrentes e desesperados. NINGUÉM naquela altura acreditava no título. Fez a dobradinha. É legítimo não o querer, mas há mínimos de honestidade”, escreveu Eduardo Garcia.
A reação surge depois de João Maria Jonet ter feito uma avaliação muito crítica ao percurso de Rui Borges no Sporting. “Sem unhas para a guitarra desde que entrou, acaba bode expiatório de quem não soube ver isso e deixou um projeto dominante definhar na mediocridade”, tinha escrito o conhecido adepto leonino.
Jonet acrescentou ainda que “o início fez prever este fim deprimente para quem ia sempre ficar tempo demais e sair quando fazia menos sentido e era mais tóxico”, considerando que os sinais para o atual cenário já estavam presentes desde a chegada do treinador.
A continuidade de Rui Borges tem provocado posições distintas dentro do universo leonino depois dos recentes empates no campeonato. Frederico Varandas já garantiu publicamente que o lugar do treinador nunca esteve em causa, enquanto várias figuras ligadas ao Sporting continuam a discutir se o atual projeto tem condições para recuperar o rendimento apresentado anteriormente.
Confira a publicação: