
Futebol
Formado no Sporting fez carreira no Benfica e dá dica para travar Gyokeres: "Objetivo é..."
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Inter - Barcelona terminou com vitória italiana (4-3) após prolongamento. Raphinha, antigo jogador do Sporting, marcou um dos golos - veja AQUI -, mas os catalães não conseguiram a tão aguardada passagem à final da Liga dos Campeões e o brasileiro terminou em lágrimas. Após o apito final, Hansi Flick rasgou a arbitragem.
"Estou desapontado, mas não com a minha equipa. Deram tudo. Temos de estar orgulhosos. conseguimos recuperar. O resultado foi injusto", admitiu o treinador alemão, no rescaldo do encontro que ditou eliminação da formação culé da prova milionária da UEFA.
Hansi Flick não escondeu o desagrado com a exibição de Szymon Marciniak: "Houve algumas decisões do árbitro... Não quero falar muito, mas todas as decisões 50/50 foram para o Inter", atirou. "Deixa-me triste", admitiu o treinador, que esperava conquistar a Liga dos Campeões.
"Estamos fora, mas no próximo ano tentamos outra vez. Vamos aprender com isto", garantiu, focando atenções no El Clásico diante do Real Madrid, próximo desafio do Barcelona. "Queremos e jogamos para ganhar títulos. Na La Liga temos uma partida muito difícil. Temos três dias para nos preparar", atirou.
Raphinha e companhia somam, de momento, 79 pontos no campeonato espanhol, mais quatro do que os merengues (75), com quatro jornadas por disputar. Em caso de triunfo, os blaugrana aumentam a distância para sete pontos, com nove ainda em jogo, podendo sagrar-se campeões na jornada 36, no dérbi da Catalunha diante do Espanhol.
Onze inicial também teve presença de médio referenciado pelo Clube de Alvalade, mas resultado não foi simpático a nenhuma das equipas
|
O Corinthians empatou 1-1 na receção ao América de Cali, em jogo válido para a quarta jornada da fase de grupos da Copa Sul-Americana. André Carrillo, ex Sporting, foi titular num encontro em que, apesar do favoritismo, o timão teve algumas dificuldades.
Na primeira parte, o emblema da cidade de São Paulo adiantou-se no marcador, aos 20 minutos, por intermédio de Memphis Depay. O internacional neerlandês respondeu da melhor forma a um passe de Maycon e fez único golo que se registava ao intervalo.
Os colombianos entraram decididos em não sair da Neo Química Arena com uma derrota e, logo a abrir o segundo tempo, Sebastián Navarro fez o empate (46'). Aos 60', André Carrillo acabou por sair, dando lugar a Igor Coronado. Breno Bidon, que foi apontado ao Sporting, também deixou o terreno de jogo.
O marcador não mais viria a sofrer alterações, com o empate a complicar as contas do grupo. Atualmente, o Huracán lidera, com sete pontos e apenas três jogos, enfrentando o Racing, último classificado, no próximo dia 8 de maio. América de Cali e Corinthians (quatro) ocupam a segunda e terceira posição, respetivamente.
André Carrillo jogou em Alvalade entre 2011 e 2016. No total, o extremo - atualmente avaliado em 1,5 milhões de euros - fez 162 jogos com 16 golos marcados. Venceu uma Taça de Portugal (2014/15) e uma Supertaça (2015). Em 2016/17 rumou ao Benfica a custo zero depois de ter entrado em conflito com Bruno de Carvalho e de se ter recusado a renovar com os leões.
Clube de Alvalade prepara-se para realizar um encaixe milionário em caso de desfecho positivo no duelo frente à equipa encarnada
|
Sporting e Benfica disputam, no próximo sábado, o dérbi da 33.ª jornada da Liga Portugal Betclic. Além de ser decisivo para as contas do título de campeão, o duelo poderá significar um encaixe financeiro muito significativo para o Clube de Alvalade. Em cima da mesa está a possibilidade de uma verba a rondar os 56 milhões de euros entrar nos cofres dos leões.
Se vencer o dérbi, o Sporting sagra-se campeão nacional e, consequentemente, assegura o apuramento direto para a fase de liga da Champions, na próxima época. Segundo o jornal Record, essa eventual qualificação renderá, desde logo, 36,17 milhões de euros aos cofres dos verdes e brancos e ainda aliviaria o calendário da equipa leonina no início da nova temporada, tendo em conta que ficaria dispensada da disputa das pré-eliminatórias da prova milionária.
De resto, em jogo, estará também uma verba de cerca de 20 milhões de euros em variáveis diversas, tais como contratos de patrocínio. Em 2023/24, a SAD do Sporting, presidida por Frederico Varandas, registou um aumento ligeiro de 0.5%, neste capítulo.
No que diz respeito a eventuais gastos, a celebração da conquista do bicampeonato, no Marquês de Pombal, custará cerca de 1 milhão de euros ao Sporting. O valor compreende despesas com segurança (polícia e bombeiros), assistência médica, limpeza e montagem da estrutura, que já está a ser efetuada. Por outro lado, importa ter em conta os prémios por objetivos pagos a atletas, treinadores e restante staff. Na última temporada, o valor foi de 7,4 milhões de euros.
O encontro entre Benfica e Sporting – para o qual Gonçalo Inácio está em dúvida – joga-se a partir das 18h00 do próximo sábado, no Estádio da Luz. Vale lembrar que, em caso de vitória, os leões celebram a conquista do bicampeonato no terreno do rival. Se o encontro terminar empatado, as contas do título apenas se decidirão na última jornada, sendo que, nesse cenário, o Sporting teria vantagem no confronto direto - o primeiro critério de desempate.
Antigo jogador dos verdes e brancos deixa aviso sério a peça-chave do Clube de Alvalade antes do dérbi decisivo diante do Benfica
|
Carlos Xavier deixou claro: Rui Borges não pode jogar na Luz para o empate. O antigo jogador do Sporting fez uma breve análise ao dérbi diante do Benfica, mas refere que os verdes e brancos terão de se apresentar em casa do rival com uma atitude competitiva focada na vitória.
"Neste momento não se pode dizer quem está mais forte. Estão os dois muito iguais, quer na classificação, quer nos golos. O Benfica joga em casa, tem um grau de favoritismo um pouco maior, mas nestas alturas não há realmente como distinguir quem está por cima. O Sporting joga com dois resultados, o Benfica só joga com um, mas não vejo nenhuma vantagem nem para um clube nem para outro", disse, ao Notícias ao Minuto.
"Rui Borges não pode jogar para o empate"
O antigo jogador dos leões deixou também um aviso ao treinador do Sporting, garantindo que Rui Borges "não pode cometer o erro de jogar para o empate", uma vez que "nestes jogos, quem joga para empatar, perde sempre", atirou o ex-médio do Clube de Alvalade.
"Acredito que a equipa vai entrar com uma mentalidade para ganhar e para resolver o campeonato já no sábado. É esse mote que ele tem de dar à equipa e não jogar para empatar", apontou Carlos Xavier, mostrando-se confiante num bom resultado na Luz.
"Há sempre pressão e ansiedade"
Questionado sobre a pressão de um encontro deste calibre, Carlos Xavier admitiu que "pressão há sempre, mas também há ansiedade". "É uma semana que corre de maneira diferente das outras por ser um dérbi, onde o treinador pouco ou nada intervém, porque a moral está lá em cima. Os jogadores estão com muita ansiedade para estes jogos, que são chamados jogos grandes e mostram realmente o seu valor. Mas obviamente que, quando o árbitro apitar, o nervosismo desaparece", disse.
Quanto ao resultado final do dérbi - agendado para as 18h00 de sábado, dia 10 de maio - o já retirado futebolista não esconde: "Prefiro a vitória do Sporting, mas se for um empate, já fico satisfeito". Vale recordar que o empate adia tudo para a última jornada, com os leões a receberem o Vitória de Guimarães e o Benfica a visitar o Braga - veja AQUI a classificação completa.