Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0João Muniz está de volta ao Sporting. O jogador, formado nas camadas jovens dos leões, foi emprestado no início da época 24/25 ao Rio Ave, numa cedência que estava prevista até ao fim da época. A Direção do Clube de Alvalade decidiu chamar o atleta mais cedo.
Segundo a informação avançada pelo jornal 'Record', a decisão foi tomada em conjunto pelos dois emblemas portugueses, devido à escassa utilização do defesa central de 19 anos - uma situação que já tinha sido relatada pelo Leonino. O jovem leonino não vinha sendo opção técnica do treinador do Rio Ave, para além de estar a contas com uma prolongada recuperação de uma lesão muscular.
Resta, agora, saber o futuro que está a ser preparado pela SAD do Sporting para João Muniz. O jovem defesa central não conseguiu somar minutos na sua aventura fora de Alvalade, e tem no Sporting feroz competição para a posição do eixo da defensiva leonina, que conta com Gonçalo Inácio, Matheus Reis, Eduardo Quaresma, Zeno Debast, Jeremiah Saint Juste e ainda Ousmane Diomande para esse lugar específico.
Por esta mesma razão, está em cima da mesa novo empréstimo para o jovem jogador da formação verde e branca. Segundo o mesmo jornal, o Sporting reúne o interesse de vários Clubes dispostos a apostar no defesa central, que, por sua vez, quer mostrar serviço aos responsáveis de Alvalade ainda durante a presente época desportiva.
O jovem, que tem ligação ao Sporting desde 2019, não somou qualquer minuto no Rio Ave num negócio que até contava com uma opção de compra na ordem dos 12 milhões de euros. Pela equipa B do Sporting, João Muniz jogou um total de 32 jogos, nos quais apontou um golo. O defesa central é também internacional sub-21 pela seleção nacional portuguesa.
Antigo treinador das camadas jovens dos leões rumou aos Estados Unidos da América, e já conseguiu levar consigo uma promessa de Alvalade
|
0Filipe Celikkaya, treinador que passou muitos anos nas camadas jovens dos leões, assinou como técnico adjunto, pelos Chicago Fire, clube da MLS, recentemente. Esta terça feira, dia 14 de janeiro, conseguiu o seu primeiro reforço em Alvalade: Leonardo Barroso, um jovem da formação leonina, que ruma assim aos Estados Unidos da América.
A transferência, que deixa o antigo jogador do Sporting com um contrato que o liga aos norte americanos até 2028, com mais um ano de opção, vai render cerca de 1,4 milhões de euros aos cofres de Alvalade.
O craque da formação de Alcochete era visto como um dos futebolistas promissores no Clube, tendo até sido lançado por Ruben Amorim na equipa principal em estágio e jogos de preparação. Gregg Berhalter, diretor desportivo do clube disse sobre a contratação: "Estamos muito felizes por receber o Leonardo no Fire. Vem de um ambiente de elite no Sporting, onde trabalhou em estreita colaboração com Filipe Celikkaya, que se juntou recentemente a nós como treinador adjunto".
Prosseguiu: "Acreditamos que o Leonardo tem um teto muito alto e estamos confiantes de que terá um impacto imediato. O seu conjunto de competências e mentalidade alinham bem com a nossa visão, e estamos ansiosos para ver como ele contribui para o sucesso futuro do clube".
Já Leonardo Barreiro disse o seguinte: "Estou muito feliz por me juntar ao Chicago Fire. O clube tem objetivos ambiciosos e um plano muito claro para 2025 e mais além. Estou pronto para contribuir e dar o meu melhor dentro e fora do campo para nos ajudar a ter sucesso".
Ponta de lança dos leões tem vindo a brilhar em Alvalade, e agora surge muito bem classificado numa lista que conta com os melhores do planeta
|
0Viktor Gyokeres aparece no topo numa lista elaborada pelo Observatório do Futebol (CIES) - instituição que regularmente realiza estudos estatísticos ligados ao desporto. Desta feita, ordenaram os jogadores segundo os golos marcados por 90 minutos, excluindo os pontapés de grande penalidade da equação. Sueco do Sporting surge em posição de destaque.
Na lista, onde estão abrangidas 630 ligas profissionais, o ponta de lança de Alvalade, Viktor Gyokeres, aparece na sétima posição da tabela. O seu desempenho também é notável, com uma média impressionante de golos consistente ao longo da temporada.
O avançado espanhol Samu, que joga no Porto, ocupa a segunda posição do ranking. Na liderança encontra-se Ricardo Pepi, o goleador dos neerlandeses do PSV, que se destaca com um número tremendo de golos em 90 minutos.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 30 encontros: 17 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.560 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 32 golos e fez seis assistências.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Clube italiano, crónico candidato ao título, foi bastante criticado na imprensa pela ação que teve no negócio que levou o lateral para longe de Alvalade
|
0Intensificam-se cada vez mais as notícias que dão conta da iminência do acordo entre Juventus e Vitória de Guimarães pelo lateral Alberto Costa. O jogador, que esteve muito perto de rumar ao Sporting, vai mesmo para Itália, mas nem todos estão convencidos. Bruno Fernandes, jornalista do jornal 'Record', falou do negócio, e explicou que acha que foi sobrevalorizado.
"Se já os 9 milhões de euros que o Sporting oferecia, em termos de valor fixo, me pareceu um bocadinho exagerado, por um jogador que tem 21 jogos oficiais esta época, o ano passado tinha dois pela equipa principal do Vitória”, disse, no Now. “Aquilo que a Juventus irá pagar, 12,5 milhões mais 2,5 em bónus, parece-me descabido", admitiu.
Recorde-se que Alberto Costa esteve muito perto de voltar a ser orientado por Rui Borges, agora no Sporting. Porém a cobiça da Juventus, disposta a pagar bem mais que o Clube de Alvalade, foi ao encontro dos interesses do Vitória de Guimarães.
Já fora da corrida pelo internacional português sub-20, o Sporting encontrou alternativa na segunda divisão espanhola. Andrés García, do Levante, é agora alvo prioritário dos verdes e brancos que já preparam uma proposta avultada.
Alberto Costa renovou, em outubro, o contrato com os minhotos, ficando com uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros. Formado no Vitória de Guimarães, leva 21 jogos esta temporada, 15 como titular, somando um golo e duas assistências nesta que é a época de estreia na equipa principal.
Presa por toda esta demora na contratação de um defesa lateral estará a saída de Iván Fresneda. O espanhol parecia ter tudo acertado com os italianos do Como, mas o negócio estará em stand by devido à não resolução da operação Alberto Costa.