
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
João Palma, Presidente da mesa da Assembleia Geral do Sporting, falou, após a aprovação das contas consolidadas de 2024/2025 e do orçamento do clube para 2025/2026. O dirigente abordou a situação financeira do Clube e deixou uma farpa a Viktor Gyokeres, referindo que os leões já não vendem os seus ativos por "ninharias" e que o goleador não vai sair por 60+10 milhões de euros.
João Palma: "O Sporting já esteve numa situação totalmente debilitada do ponto de vista financeiro"
"Tive a ocasião de assistir às declarações do presidente da Direção, Frederico Varandas, e, de facto, aquela resposta que ele deu hoje às vossas interpelações é uma resposta que não podia ser dada há cinco, seis anos, em 2018, 2019 ou 2020. O Sporting na altura estava com uma situação totalmente debilitada do ponto de vista financeiro, teve se calhar de precipitar-se às vezes para algumas vendas, para fazer face a problemas de tesouraria, credores a baterem-nos à porta. Essa fase, como o Dr. Frederico Varandas disse, e eu concordo com ele em absoluto, foi ultrapassada pelos resultados que se têm vindo a consolidar, que permitem hoje esta resposta", defendeu.
João Palma justificou a posição dos leões relativamente ao internacional sueco: "Nós temos um ativo. Lembro que o Gyokeres só não foi o melhor marcador da Europa por um ponto. E estamos perante um ponta de lança, alguém que marca golos, que é, digamos, a festa do futebol. Ele proporcionou-nos as festas que nós todos lembramos, com os golos que marcou", recordou.
João Palma: "Nós já não vivemos de ninharias"
O dirigente explica que o Clube não está em saldos: "O que Frederico Varandas disse é valorizá-lo a ele, como jogador, e não deixar que eventualmente alguém esteja interessado em subvalorizá-lo com objetivos estranhos aos interesses, quer do Sporting, quer do próprio Gyokeres. Ele próprio tem de sentir também que a posição que o Sporting está a ter também o valoriza em termos de mercado, comparativamente até com outros exemplos. Querem, paguem, mas paguem pelo valor correto e justo, e não por uma ninharia, porque nós já não vivemos de ninharias", sustentou João Palma.
Já Viktor Gyokeres ficou desagrado com as mais recentes declarações de Frederico Varandas. Os dois trocaram mensagens após as palavras do dirigente máximo do emblema verde e branco, sendo que o goleador sueco informou o líder dos leões que não vai voltar ao Sporting.
Veja os melhores momentos de Gyokeres:
Jogador que há muito tempo está na mira do Clube de Alvalade teve uma prestação notável enquanto disputava prova do velho continente
|
Gustavo Sá fez uma prestação notável no Euro Sub-21. A representar a Seleção Nacional portuguesa, o jogador do Famalicão, que é um alvo antigo do Sporting - tal como avançado por um Exclusivo do nosso Jornal -, mostrou a sua preponderância e influência no futebol praticado na formação de Rui Jorge.
Na mais recente edição do torneio, que terminou com a conquista da Inglaterra, o médio-ofensivo de 20 anos terminou a prova no topo do ranking de jogadores com mais assistências, tendo realizado três passes para golo. Para comparação, Nick Woltemade registou o mesmo número de contribuições, mas com mais do triplo do tempo de jogo.
Não é só com assistências que Gustavo Sá deixou a sua marca na equipa das quinas, que chegou aos quartps-de-final da competição. O jogador em questão conseguiu ainda sofrer um penálti na vitória por 4-0, contra a seleção da Geórgia, tudo isto na condição de suplente utilizado.
Vale a pena recordar que Gustavo Sá é um desejo antigo da direção de Frederico Varandas. Tal como num Exclusivo avançado por este Jornal, o Sporting pretende contratar o jogador do Famalicão, que conta com mais interessados do que nunca, depois de despertar interesse de emblemas da liga espanhola, inglesa, alemã e turca.
Esta temporada, Gustavo Sá - avaliado em 16 milhões de euros - disputou 34 encontros com a camisola do emblema de Vila Nova de Famalicão. No total, o jovem de 20 anos somou 2.622 minutos, tendo marcado quatro golos, feito sete assistências e tendo um papel fundamental no meio-campo da equipa.
Jogador tem passado longo com Rui Borges e será um pedido expresso do treinador. Clube de Alvalade deve seguir em direção à contratação
|
O Sporting está muito interessado na contratação de Ricardo Mangas ao Spartak de Moscovo. O jogador será um pedido expresso de Rui Borges e da sua equipa técnica, uma vez que os dois se cruzaram em Guimarães. O treinador já fez o pedido à Direção verde e branca, que terá acedido e vai iniciar conversações com o emblema russo.
A informação é avançada pelo jornal O Jogo. Este é já o segundo nome com passado no Vitória de Guimarães que surge no radar do Sporting, depois de Jota Silva ter sido muito associado aos leões nos últimos dias. A imprensa nacional avança que o interesse nos dois jogadores é real e que os leões podem avançar em breve para os contactos iniciais.
Rui Borges é conhecedor das qualidades de Ricardo Mangas, e sabe que o jogador pode alinhar em qualquer posição do lado esquerdo, estando apto para desempenhar as funções de defesa lateral, médio esquerdo e extremo nesse mesmo corredor. O treinador leonino valoriza muito esta polivalência do jogador português.
A relação entre os dois também é antiga. Ricardo Mangas alinhou às ordens de Rui Borges na fase inicial da temporada 2024/25, no Vitória de Guimarães. Antes disso, no início da carreira do jogador português, o treinador do Sporting já o tinha orientado no clube da sua terra natal, o Mirandela, em 2017/18.
Na última temporada, Ricardo Mangas alinhou em 10 partidas, orientado por Rui Borges, nas quais conseguiu apontar quatro golos e duas assistências. Os bons desempenhos valeram-lhe a mudança para o Spartak de Moscovo, que pagou, na altura, dois milhões de euros, mais 500 mil por objetivos, e deixou ainda o Vitória de Guimarães com direto a 15% de uma futura mais valia.
Jogador que conta com passagem por Alvalade no currículo falou com a imprensa nacional sobre o alvo dos leões para a janela de transferências
|
Santiago Arias, antigo jogador do Sporting, aprova a contratação de Luis Suárez por parte do Clube de Alvalade. O defesa lateral que alinha no Bahia, agora com 33 anos, falou com a imprensa nacional e fez a sua apreciação do alvo prioritário dos leões para a próxima janela de transferências.
Santiago Arias: "Tem qualidade na finalização (...) No momento defensivo não desiste de uma bola"
O jogador foi desafiado pelo jornal Record a revelar um pouco sobre o estilo de jogo de Luis Suárez. Começou por explicar que se trata de um "jogador diferente" quando comparado com Viktor Gyokeres, o avançado sueco que o craque do Almería vem, em teoria, substituir.
"O Luis não é um driblador tão bom, não é forte nesse aspeto, no entanto consegue ser físico nos duelos e tem presença na grande área. Tem qualidade na finalização", começou por explicar o defesa lateral que hoje atua nos brasileiros do Bahia, mas que jogou no Sporting entre 2011 e 2013.
Alguns anos depois, na época 2020/21, cruzou-se com Luis Suárez no Granada, equipa espanhola. Santiago Arias reconhece que o avançado colombiano "está mais maduro" desde essa altura, e aproveitou para destacar outra valência do jogo do ponta-de-lança.
"É muito forte na pressão – tal como o Gyökeres – e no momento defensivo não desiste de uma bola", explicou Santiago Arias, para terminar o seu raciocínio. Vale a pena destacar que Luis Suárez será o alvo prioritário do Sporting este verão, já escolhido pelos dirigentes verdes e brancos para reforçar a frente de ataque.