Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

João Pereira respira de alívio! Antigo treinador do Sporting com boas notícias na Turquia

Ex técnico dos leões trocou o Clube de Alvalade pelo campeonato turco recentemente, mas não vive vida fácil na nova aventura internacional

João Pereira, ex Sporting, na Turquia: vitória suada do Alanyaspor reacende esperança e cala críticos após arranque tremido
João Pereira, ex Sporting, na Turquia: vitória suada do Alanyaspor reacende esperança e cala críticos após arranque tremido

  |

Icon Comentário0

João Pereira, antigo jogador e treinador do Sporting, voltou a dar que falar – desta vez fora de portas. O técnico português, que assumiu recentemente o comando do Alanyaspor, na Turquia, conquistou esta segunda-feira a sua primeira vitória ao serviço do clube turco, quebrando uma série de maus resultados e tirando a equipa da zona de despromoção. O triunfo, sofrido mas saboroso, foi conseguido diante do Samsunspor, por 1-0, e promete relançar a moral da formação de Alanya na reta final da temporada.


Depois de duas derrotas consecutivas nas primeiras jornadas ao serviço do clube, frente ao Antalyaspor (2-1) e ao Bodrumspor (1-0), João Pereira apostou numa estratégia mais equilibrada e sólida, onde deu a titularidade ao compatriota Nuno Lima. A aposta resultou e o golo madrugador de Yusuf Ozdemir, logo aos nove minutos, acabou por fazer a diferença. O Samsunspor ainda teve a hipótese de empatar na segunda parte, mas desperdiçou uma grande penalidade, deixando escapar um ponto precioso.


Com este resultado, o Alanyaspor somou 34 pontos e subiu ao 15.º lugar da tabela classificativa, o primeiro acima da temida linha de água. A equipa respira agora melhor, mas sabe que ainda faltam jornadas decisivas para garantir a permanência na posição, agora mais confortável. Do outro lado, o Samsunspor, que até vinha de uma boa fase, mantém os 51 pontos e o terceiro lugar, mas vê os lugares da frente cada vez mais distantes.


João Pereira, que trocou o comando do Sporting B por esta aventura internacional, volta assim a dar sinais de afirmação enquanto treinador principal. Recorde-se que o técnico português teve uma curta passagem pela equipa principal dos leões entre novembro e dezembro de 2024, somando três vitórias, quatro derrotas e um empate. Uma experiência intensa, que serviu para amadurecer o jovem técnico, hoje com um novo desafio entre mãos.

Recorde-se que João Pereira sagrou-se campeão pelo Sporting em 2020/21, quando a equipa era ainda liderada por Ruben Amorim. O defesa somou apenas cinco jogos durante a temporada, mas foi um pilar fundamental na construção e no amadurecimento do ambiente da equipa. Reveja aqui, os resultados impressionantes que Rui Borges tem registado, desde que se encontra ao serviço dos leões.



Futebol

Clayton ganha prémio dado pelos adeptos do Rio Ave e a 'culpa'... é do Sporting

Depois de ter sido eleito o melhor jogador em 2024/2025 pela massa associativa, o brasileiro vê agora os adeptos atribuírem-lhe mais uma distinção

Clayton foi uma das peças-chave na equipa do Rio Ave com 18 golos e duas assistências em 37 jogos; Jogador vence prémio às custas do Sporting
Clayton foi uma das peças-chave na equipa do Rio Ave com 18 golos e duas assistências em 37 jogos; Jogador vence prémio às custas do Sporting

  |

Icon Comentário0

Depois de ter sido eleito o melhor jogador em 2024/2025 pelos adeptos do Rio Ave, o jogador vê agora a massa associativa vilacondense atribuir-lhe mais uma distinção. O jogador - que vem sendo associado a uma possível transferência para o Sporting. venceu o prémio de melhor golo, que foi marcado precisamente... frente aos leões.


O golo em questão foi marcado na primeira jornada da competição nacional, numa partida contra o Sporting no Estádio José Alvalade, que os leões venceram por 3-1 com um bis de Pedro Gonçalves (6’ e 26’) e um remate certeiro de Viktor Gyokeres (63’). 


O golo em questão foi apontado aos 90 minutos, quando Clayton invadiu a grande-área do Sporting, puxando a bola para dentro com a canhota e com o seu pé direito apontou um remate em força, deixando o guardião Vladan Kovacevic sem hipóteses de defesa. Com este tento, o Rio Ave reduziu a desvantagem para 3-1.


Vale a pena recordar que, nos últimos tempos, o atleta tem sido apontado a uma possível mudança para o Sporting, mas Frederico Varandas não está sozinho na corrida pelo jogador brasileiro. Para além dos leões, Porto, Benfica, Torino e Zenit estão interessados em contratar o avançado do Rio Ave.

Na temporada 2024/25, com a camisola do Rio Ave, Clayton - avaliado em 5 milhões de euros - somou 18 golos marcados e duas assistência, em 37 jogos. Os 14 remates certeiros que conseguiu no campeonato colocam-no no quarto lugar da lista de melhores marcadores da competição.



Futebol

Titular do Sporting reage a derrota pesada de Portugal: "Quem não marca, sofre"

Futebolista da equipa verde e branca foi titular na equipa das quinas, mas não conseguiu evitar desaire na Liga das Nações (3-0)

Empate garantia a presença de Portugal no 'play-off' de permanência; Futebolista do Sporting lamenta derrota pesada
Empate garantia a presença de Portugal no 'play-off' de permanência; Futebolista do Sporting lamenta derrota pesada

  |

Icon Comentário0

Fátima Pinto era o rosto da desilusão da Seleção Nacional de futebol feminino após a derrota (3-0) com a Bélgica, que ditou a descida de Portugal à Liga das Nações B. A jogadora do Sporting refere que a falta de eficácia esteve na origem do desaire pesado.


O empate garantia a presença de Portugal no 'play-off' de permanência. Além de não conseguir sequer pontuar, a equipa das quinas saiu vergada a mais uma derrota pesada e desceu à Liga B. Na ótica da jogadora nacional, as comandadas de Francisco Neto não estiveram ao melhor nível na segunda parte.


Fátima Pinto: "No futebol, quem não marca, sofre e acho que foi isso que acabou por nos acontecer"


"No futebol, quem não marca, sofre e acho que foi isso que acabou por nos acontecer. Entrámos bem no jogo, mas na segunda já não tão bem, começámos a bater muito a bola. Fomos nos duelos físicos e nós somos boas com a bola no chão. Agora é corrigir os erros e pensar no próximo», assinalou, na zona de entrevistas rápidas do Canal 11.

Fátima Pinto: "Queremos dar uma resposta positiva e vamos trabalhar muito durante este mês"


O duelo com a Bélgica já faz parte do passado: "Temos noção de que o Europeu será difícil, vamos jogar contra equipas de grande nível tal como também já jogámos nesta Liga das Nações, mas queremos dar uma resposta positiva e vamos trabalhar muito durante este mês", terminou.

Agora, ficam a faltar poucas semanas para o começo do próximo Campeonato Europeu, onde Portugal não terá vida nada facilitada, uma vez que vai voltar a enfrentar Bélgica e Espanha - dois adversários desta Liga das Nações -, mas também a seleção de Itália.


Futebol

Jogador do Sporting ultrapassa titulares de Benfica e Porto e acaba época em grande

Pupilo de Rui Borges superou concorrentes mais diretos e termina temporada desportiva de 2025/26 com números de fazer inveja aos rivais

Pupilo de Rui Borges no Sporting liderou as estatísticas na Liga Portugal 2024/25, ultrapassando rivais de Benfica e Porto
Pupilo de Rui Borges no Sporting liderou as estatísticas na Liga Portugal 2024/25, ultrapassando rivais de Benfica e Porto

  |

Icon Comentário0

Rui Silva sagrou-se no jogador com mais golos evitados da Liga Portugal, ultrapassando assim Diogo Costa, do Porto e Anatoliy Trubin do Benfica.  Agarrando a titularidade desde que chegou à baliza do Sporting, no mercado de inverno, o jogador brilha dentro e fora dos campos.


O pupilo de Rui Borges liderou as estatísticas de guarda-redes com mais golos evitados na Liga Portugal 2024/25 com um total de 5,3, números que representam um valor de 13.1% de menos remates certeiros sofridos face às bolas em direção do alvo do Clube de Alvalade.


Esta estatística apresenta uma relação direta entre as exibições de Rui Silva e os resultados dos leões. O mais recente guarda-redes do Sporting sofreu 16 golos em 23 jogos, somando um total de 46 defesas realizadas e nove jogos com a baliza em branco, sendo mais preponderante que os guardiões de Porto e Benfica.


Tanto Diogo Costa como Anatoliy Trubin tiveram o mesmo número de golos evitados na Liga Portugal, no valor de 1,1. Ainda assim, e apesar da igualdade no valor, o guarda-redes do Benfica fez um total de 114 defesas ao longo de toda a temporada, fazendo mais que o guardião da equipa do Porto, que realizou 82.

Com apenas quatro meses e meio a defender as balizas do Sporting, Rui Silva foi uma figura importante para a temporada do Sporting. Com um valor de mercado de 7 milhões de euros, o guarda-redes leonino realizou 17 jogos na Liga Portugal, quatro para a Taça de Portugal e dois para a Liga dos Campeões, numa temporada em que se sagrou Campeão Nacional e vencedor da prova rainha.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Bruno Fernandes explica porque rejeitou Al Hilal; Ex Sporting conta tudo
Futebol

Bruno Fernandes explica porque rejeitou Al Hilal; Ex Sporting conta tudo

 

Icon Comentário0
Gabriel Silva nas nuvens; Avançado do Sporting recebe grande novidade
Futebol

Gabriel Silva nas nuvens; Avançado do Sporting recebe grande novidade

 

Icon Comentário0
Exclusivo Leonino - Varandas prepara-se para renovar com guarda-redes do Sporting
Futebol

Exclusivo Leonino - Varandas prepara-se para renovar com guarda-redes do Sporting

 

Icon Comentário0