Futebol
Com longa paragem pela frente, peça-chave de Rui Borges recebe prémio no Sporting
11 Dez 2025 | 13:17
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
14 Set 2023 | 16:50 |
Rafael Leão venceu o prémio de 'Golo do Ano' da última edição do campeonato italiano. Em causa está um dos dois tentos que o internacional português apontou, na goleada do Milan (4-0) em casa do Nápoles no passado mês de abril. Em declarações depois de receber o troféu, o ex-Sporting garantiu não ser 'egoísta'.
"Não sou um jogador egocêntrico, por isso tento fazer o que é certo quando estou em campo, seja para marcar um golo ou para fazer uma assistência a um colega. Verifico sempre se está em boa posição para fazer o passe", disse o avançado.
Esta época com a 'camisola 10' nas costas, Leão explicou que não se sente intimidado: "É o número dos grandes jogadores do Milan. Parecia o momento certo para assumi-lo e mostrar a todos o que posso fazer a usar esta camisola".
Com um golo de pontapé de bicicleta esta temporada, diante da Roma, o craque fez questão de mostrar que é algo que tem procurado: "Há muito tempo que andava a tentar marcar de pontapé de bicicleta e foi um momento maravilhoso quando finalmente consegui, especialmente porque nunca tinha marcado no Estádio Olímpico de Roma. Para um jogador, o remate aéreo é a forma mais satisfatória de marcar um golo".
Na próxima jornada, os rossoneri enfrentam o Inter, grande rival da cidade de Milão, e o formado no Sporting mostrou-se confiante: "É sempre um grande jogo e ambas as equipas estão muito entusiasmadas. Eu e todos os meus colegas de equipa estamos ansiosos para este jogo. Que ganhe a melhor equipa".
De recordar que, apesar de ter jogado três épocas em Itália (2018/19, 2019/20 e 2021/22), ao serviço da Juventus, e de ter apontado 101 golos em 134 jogos, Cristiano Ronaldo nunca conseguiu vencer o prémio que foi agora atribuído a Rafael Leão.
Dos cinco atletas ausentes, apenas um ainda pode recuperar a tempo do próximo jogo do Clube de Alvalade diante da turma liderada por João Pedro Sousa
11 Dez 2025 | 17:56 |
A equipa do Sporting treinou, esta quinta-feira, dia 11 de dezembro, na Academia Cristiano Ronaldo, na preparação para o encontro diante do AFS. Nuno Santos, Zeno Debast, Pedro Gonçalves, Geovany Quenda e Francisco Trincão foram as ausências para Rui Borges.
No caso de Nuno Santos, o esquerdino está a recuperar de uma rotura no tendão rotuliano no joelho direito, Zeno Debast recupera de uma lesão no joelho esquerdo. Já Pote voltou a rasgar na coxa direita, rotura muscular que o impedirá de jogar pele menos até ao final de 2025. Por outro lado, Geovany Quenda fez uma fratura no pé direito no dérbi e deve enfrentar dois meses de recuperação.
Dos cinco atletas ausentes, o único que ainda pode recuperar a tempo do próximo jogo do Sporting é Francisco Trincão. O jogador ficou de fora da convocatória de Rui Borges para o duelo com o Bayern de Munique, da passada terça-feira, mas é possível que regresse à competição neste fim-de-semana.
O emblema verde e branco realizará mais um treino na sexta-feira, dia 12 de dezembro, na Academia, e no final da sessão de trabalho, às 12h30, Rui Borges realizará a conferência de antevisão ao encontro a contar para a 14.ª jornada do Campeonato Nacional.
Com o empate na última ronda do Campeonato frente ao Benfica, os comandados de Rui Borges têm agora 32 pontos e continuam no segundo lugar da tabela classificativa da Liga Portugal Betclic. O Porto (37) está no primeiro posto. Já os encarnados seguem na terceira posição com 29 pontos.
Antigo vice-presidente do Clube de Alvalade abordou mais uma paragem por problemas físicos por parte do pupilo de Rui Borges
11 Dez 2025 | 16:57 |
António Menezes Rodrigues diz que Pedro Gonçalves está com “azares repetidos” na questão das leões. O antigo vice-presidente do Sporting lamenta mais uma paragem por lesão do jogador, mas confia em Rui Borges para enfrentar os próximos desafios sem o 'camisola 8'.
A. Menezes Rodrigues: "Pote é um jogador fabuloso e uma uma peça determinante na manobra da equipa"
“Há pessoas que têm azares repetidos, o Pedro Gonçalves é um deles. Mas o azar do Pote é, simultaneamente, o azar do Sporting porque o Pote é um jogador fabuloso e uma uma peça determinante na manobra da equipa”, frisou, assumindo que paira sobre Alvalade uma preocupação face ao estado clínico do atleta.
A. Menezes Rodrigues: "Estamos todos muito preocupados"
“Estamos todos muito preocupados. Coitado do jovem que é um excelente profissional. Jogadores como Nuno Santos, que é um jogador magnífico e sólido, também está no estaleiro, para não falar do Daniel Bragança”, lembrou o ex dirigente do emblema verde e branco.
O internacional português enfrenta novamente problemas na coxa direita, levantando preocupações na equipa. Esta lesão representa assim mais uma séria dor de cabeça para o treinador Rui Borges, que se vê privado de mais um dos seus elementos cruciais.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Pedro Gonçalves - avaliado em 30 milhões de euros - soma já 19 jogos: 13 para a Liga Portugal, quatro para a Liga dos Campeões, um para a Taça de Portugal e outro para a Supertaça. Durante os 1.484 minutos em que foi utilizado, apontou 10 golos e seis assistências.
Apesar da derrota na Allianz Arena, emblema leonino continua com possibilidades de avançar para a próxima fase da competição internacional
11 Dez 2025 | 16:28 |
Rodrigo Roquette criticou a arbitragem do último jogo do Sporting na Liga dos Campeões (derrota por 3-1) e fala em golos do Bayern de Munique que são “duvidosos”. De acordo com o comentador afeto aos leões, sobram dúvidas relativamente a dois dos três golos da equipa alemã.
R. Roquette: "Os dois primeiros golos do Bayern são altamente duvidosos"
“Os dois primeiros golos do Bayern são altamente duvidosos”, apontou. Nesse sentido, realça que houve “bloqueio ostensivo de Kane e agarrão a Suárez”. O adepto do Clube de Alvalade, ainda assim, entende que jogar em casa dos bávaros não é uma missão simples para qualquer equipa.
R. Roquette: "Apesar das ausências, o Sporting fez um jogo muito competitivo"
“Mas a verdade é que seria sempre um jogo muito complicado”, reconheceu Rodrigo Roquette, em mensagem deixada nas redes sociais. Por outro lado, o Sportinguista ficou satisfeito com a resposta dada pelos pupilos de Rui Borges: “Apesar das ausências, o Sporting fez um jogo muito competitivo, com muita entrega e teve as suas oportunidades”, concluiu.
O Sporting jogou em Munique sem quatro peças importantes como são Gonçalo Inácio, Geovany Quenda, Francisco Trincão e Pedro Gonçalves. Apesar da derrota, o emblema leonino continua com possibilidades de avançar para a próxima fase da Liga dos Campeões.
O próximo jogo na competição internacional está marcado para terça-feira, dia 20 de janeiro de 2026, às 20h00, frente ao PSG, no Estádio José Alvalade. Depois desse encontro, resta apenas a deslocação ao reduto do Athletic, marcada para dia 28 do mesmo mês.
Veja a publicação:
Com longa paragem pela frente, peça-chave de Rui Borges recebe prémio no Sporting
11 Dez 2025 | 13:17
Mesmo com derrota frente ao Bayern, titular do Sporting atira: "Sonhei..."
11 Dez 2025 | 13:04
Saiba com quem jogaria o Sporting se tudo se mantivesse igual na Liga dos Campeões
11 Dez 2025 | 12:14