
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O treinador português José Peseiro, ex Sporting, que conduziu a Nigéria a uma vitória nas meias-finais da Taça das Nações Africanas de futebol, elogiou os seus jogadores, afirmando que "merecem estar na final". Em Bouake, a Nigéria venceu a África do Sul por 4-2 nos penáltis, após um empate a uma bola no tempo regulamentar e prolongamento, garantindo assim um lugar na final.
"Os jogadores merecem estar na final, conseguimos uma vitória muito boa, contra uma boa equipa. (...) Foi muito difícil vencer", declarou Peseiro em conferência de imprensa após o jogo, na Costa do Marfim. "Jogam muito juntos e criaram-nos muitos problemas. Tenho de felicitar Hugo Broos, que montou esta equipa e que os fez jogar muito bem", destacou.
O técnico de 63 anos, que conta com os jogadores do Boavista Onyemaechi e Chidozie, além de Zaidu, do Porto, busca o sexto título da carreira, o segundo em África, tendo já vencido uma Liga egípcia pelo Al-Ahly (2015/16).
Peseiro aspira a tornar-se o primeiro português a conquistar uma CAN, mas reconhece o desafio que tem pela frente ao enfrentar uma equipa com "a melhor organização do torneio", tecendo elogios ao treinador dos sul-africanos, Hugo Broos.
Quanto à sua própria equipa, o treinador elogiou o "grande espírito" do grupo, que "luta sempre em conjunto", e também as suas escolhas, como Moffi e Iheanacho, que ainda não tinham jogado na competição e hoje "jogaram como se tivessem participado em tudo". "Estou muito feliz, assim como os jogadores. Merecemos, o povo nigeriano merece", concluiu.
Os nigerianos procuram o quarto título em 20 participações, após as vitórias em 1980, 1994 e 2013, e o primeiro troféu com José Peseiro ao leme, enfrentando na final a anfitriã Costa do Marfim, que hoje afastou a RD Congo por 1-0.
Emblema do Rio de Janeiro venceu clube equatoriano na Libertadores, numa partida em que triunfo era necessário para continuar em prova
|
O Flamengo venceu a LDU Quito, por 2-0, em jogo da quinta jornada da fase de grupos da Libertadores. Gonzalo Plata, avançado que passou pelo Sporting, continua fora dos convocados de Filipe Luís, visto estar a trabalhar para recuperar de uma lesão.
Com necessidade de conquistar um triunfo, para não ser eliminado da competição, o mengão adiantou-se no marcador logo aos 10 minutos de jogo, com golo de Léo Ortiz, a passe de Luiz Araújo. Ao intervalo, os brasileiros venciam os equatorianos, por 1-0.
A abrir o segundo tempo, o Flamengo continuou a carregar e, depois de assistir o primeiro golo, Luiz Araújo fez o 2-0 aos 54'. A partir daí, a LDU Quito tomou iniciativa do encontro, mas sem conseguir ameaçar a baliza de Agustín Rossi. O resultado não mais se alterou.
Gonzalo Plata – avaliado em 7 milhões de euros – representou o Sporting de 2018/19 a 2020/21. Na equipa principal dos leões, o equatoriano fez 38 jogos onde marcou e assistiu por quatro ocasiões, mas nunca caiu nas graças de Rúben Amorim, muito por culpa de atitudes extra-campo e problemas que não agradavam ao técnico verde e branco.
O internacional pelo Equador conquistou ainda uma Liga Portuguesa e uma Taça da Liga, ambas na temporada 2020/21, com Ruben Amorim no coando do Sporting. Gonzalo Plata foi emprestado aos espanhóis do Valladolid na época 2021/22 onde foi transferido a título definitivo no ano seguinte. Em 2025, o jogador soma dois golo e três assistências, em 17 partidas, sendo baixa em várias partidas.
Falta de tempo de utilização não afeta decisão da SAD verde e branca, que tenciona prolongar vínculo de atleta importante no plantel
|
O Sporting quer renovar contrato com Nuno Santos. O 'camisola 11' é um dos jogadores mais importantes e experientes do plantel verde e branco e, como recompensa, a SAD liderada por Frederico Varandas irá premiar o desempenho do ala canhoto.
Segundo informação avançada pelo jornal A Bola, Nuno Santos irá reunir com os responsáveis do Sporting, no final da temporada, para decidir o futuro. Para já, o cenário em cima da mesa é o da renovação contratual, visto que a ligação do jogador termina em 2027.
Além do que oferece à equipa, Nuno Santos é voz ativa do balneário e a determinação em ultrapassar a grave lesão - a terceira na carreira - ajudou a Direção leonina a tomar uma decisão sobre a continuação do esquerdino, que não esconde estar muito feliz em Alvalade.
"Estou na quinta época no Sporting e nunca pensei… Fico muito feliz de estar neste grande Clube e de ter ganho o que já ganhámos. Dois campeonatos, duas Taças da Liga e uma Supertaça. Entre outras coisas perdidas e que na final podíamos ter ganho, mas a vida é assim", disse, recentemente, no Podcast Entrelinhas.
Até à lesão, com a camisola do Sporting, Nuno Santos – avaliado em 11 milhões de euros – levava 10 encontros: sete na Liga Portugal Betlic, dois na Liga dos Campeões e um na Taça de Portugal. Nos 606 minutos em que esteve dentro das quatro linhas, o atleta de 30 anos marcou um golo (Sturm Graz) e fez uma assistência (Portimonense).
Jogador muito importante da equipa verde e branca sofreu novo problema físico e não será opção para a última jornada do campeonato
|
Rafael Nel é um dos jogadores em destaque na campanha que o Sporting B está a realizar na Liga 3. Autor dos dois golos que valeram a vitória na deslocação a Fafe (2-1), no passado sábado, o avançado de 20 anos lesionou-se e não será opção para o treinador João Gião na receção ao Amarante, jogo no qual a formação B leonina pode carimbar a subida à Segunda Liga.
De acordo com a informação avançada pelo jornal Record, Rafael Nel sofreu uma lesão muscular, na sequência dos festejos do segundo golo da vitória diante do Fafe. O remate certeiro que garantiu os três pontos ao Sporting B foi marcado aos 90+11 minutos, num dos últimos lances da partida, e motivou festejos muito efusivos da equipa verde e branca.
Na presente temporada, Rafael Nel tem sido afetado por problemas físicos. O internacional sub-20 português esteve fora dos relvados entre início de setembro e final de dezembro, também devido a uma lesão muscular. No total, o jovem atacante soma 15 jogos ao serviço do Sporting B, nos quais assinou seis golos e uma assistência.
Vale lembrar que o Sporting B esteve muito tempo em desvantagem no marcador, no encontro diante do Fafe, e alcançou a reviravolta já na reta final do desafio. Aos 32 minutos, Picas adiantou a equipa da casa e, aos 82’ e 90+11’, Rafael Nel marcou os golos dos verdes e brancos.
À entrada para a 14.ª e última jornada da Fase de Apuramento de Campeão da Liga 3, o Sporting B está no segundo lugar da classificação, com 23 pontos. Este sábado, a partir das 15h, a formação secundária verde e branca defronta o Amarante, no Estádio Aurélio Pereira. Em caso de vitória, os leões celebram a subida à Segunda Liga, prova que já não disputam desde a temporada 2017/18.