Futebol
Bomba! Bayern Munique entra em corrida de 'bastidores' por intocável do Sporting
19 Abr 2026 | 09:47
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
04 Mar 2025 | 14:28 |
O Sporting regressou às vitórias no campeonato, após derrotar o Estoril, por 3-1. Com várias baixas e muito cansaço na equipa, Rui Borges lançou mais uma fornada de jovens da Academia. José Silva entrou aos 79, para render Geovany Quenda, e, no final do encontro, agradeceu à família, em particular à mãe, e aos amigos.
"Estou muito feliz por realizar um sonho, mas também sei que há muito trabalho por detrás. Há muita gente que me ajudou, muitas pessoas da Academia, familiares, amigos. Então acho que tenho de agradecer a todos por poder concretizar este sonho. Comecei no Estoril, uma casa que conheço muito bem, e estrear-me contra eles também me permite sentir que evoluí bastante", disse, aos meios de comunicação dos leões.
O lateral-direito explicou que "o Estoril vinha numa sequência de jogos muito interessante, mas quando vêm a Alvalade têm de saber que está aqui o Sporting". O plantel tem sofrido com muitas ausências, mas José Silva garantiu que "mesmo tendo vários jogadores lesionados, mesmo estando ferido, um leão continua a ser um leão".
"Acredito que a minha família, os meus amigos, estão todos felizes, principalmente a minha mãe. Acredito que ela esteja muito emocionada neste momento, mas lá está, também estou feliz por eles me terem ajudado, por serem amigos de verdade. Não só os amigos de casa, mas também os amigos que eu criei na Academia e todo o companheirismo que sempre tive lá", terminou.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, José Silva soma nove partidas ao serviço da equipa B, nas quais disputou um total de 346 minutos - o que perfaz uma média de 38,4 por encontro. O jovem de 19 anos fez a estreia na equipa principal pela mão de Rui Borges, disputando 11 minutos diante do Estoril.
Leões e águias medem forças já este domingo, dia 19 de abril, em partida válida para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic, em Alvalade
19 Abr 2026 | 10:39 |
O dérbi eterno entre Sporting e Benfica volta a marcar a atualidade, carregado de história e rivalidade. Para uns, o passado não entra em campo; para outros, ajuda a perceber tendências e equilíbrios num confronto onde cada detalhe conta. Na antevisão, José Mourinho recordou precisamente esse histórico, destacando que as águias não vencem em Alvalade há vários anos.
A última vitória encarnada no reduto leonino remonta a 2022, então sob o comando interino de Nélson Veríssimo. Nesse encontro, golos de Darwin Núñez e Gil Dias garantiram um triunfo por 2-0. Desde então, o Benfica não voltou a vencer em casa do rival: registou-se um empate e três triunfos do Sporting, incluindo jogos para a Taça de Portugal e para o campeonato, com destaque para golos de Geny Catamo, Pedro Gonçalves e Viktor Gyökeres.
Contas feitas, no total de confrontos entre leões e águias disputados no Estádio José Alvalade, para todas as competições, o Sporting leva clara vantagem: em 154 jogos, soma 76 vitórias, contra 46 do Benfica, além de 32 empates.
No entanto, restringindo a análise ao campeonato, o equilíbrio é quase absoluto. Em 91 encontros disputados no terreno leonino, o Sporting venceu 35 vezes, enquanto o Benfica soma 34 triunfos. Também no capítulo dos golos reina a igualdade, com 130 marcados por cada lado, números que espelham bem a incerteza que volta a marcar mais um capítulo desta rivalidade histórica.
O emblema verde e branco entra em campo este domingo, dia 19 de abril, frente ao Benfica. O encontro, a contar para a 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic, diante da turma orientada por José Mourinho, jogar-se-á às 18h00, no Estádio José Alvalade.
Antigo jogador do Sporting foi o autor de um dos tentos dos spurs, que não conseguiram evitar a chegada da igualdade já ao cair do pano
19 Abr 2026 | 10:28 |
O Tottenham de Pedro Porro e João Palhinha deixou escapar a vitória nos instantes finais frente ao Brighton (2-2), em jogo da 33.ª jornada da Premier League. Os spurs estiveram em vantagem até ao período de compensação, mas acabaram por ceder o empate já nos descontos.
A primeira parte foi equilibrada e com poucas oportunidades claras. A melhor surgiu aos 34 minutos, quando Danny Welbeck ficou perto de marcar para o Brighton, mas encontrou pela frente uma boa intervenção de Antonin Kinsky. A resposta do Tottenham não tardou e, aos 39 minutos, Xavi Simons lançou Pedro Porro, ex Sporting, que cabeceou para o fundo das redes e colocou os londrinos em vantagem.
Ainda antes do intervalo, o Brighton restabeleceu a igualdade, graças a um grande golo de Kaoru Mitoma, que não deu hipóteses ao guarda-redes adversário. Na segunda parte, João Palhinha entrou para reforçar o Tottenham e até ameaçou o golo pouco depois, mas sem sucesso. O jogo manteve-se aberto até que, aos 77 minutos, Xavi Simons voltou a brilhar, desta vez com um remate de fora da área que, após bater no poste, entrou para o 2-1, fazendo explodir os adeptos da casa.
Quando tudo indicava que os três pontos ficariam em Londres, o Brighton reagiu e acabou por ser premiado já nos descontos. Aos 90+5, Jan Paul van Hecke assistiu Georginio Rutter, que finalizou com qualidade para selar o empate final.
Com este resultado, o Tottenham continua a viver uma situação bastante complicada na Premier League, ocupando o 18.º lugar com 31 pontos, em zona de despromoção. Já o Brighton segue na nona posição, com 47 pontos somados.
Confira o golo de Pedro Porro:
Internacional moçambicano tem sido altamente decisivo nos dérbis entre os eternos rivais e volta a ser titular na partida deste domingo
19 Abr 2026 | 10:06 |
O dérbi entre Sporting e Benfica promete emoções não só em Lisboa, mas também a milhares de quilómetros de distância, em Maputo. É na casa da família de Geny Catamo que a expectativa cresce, com os pais do internacional moçambicano preparados para viver intensamente o encontro.
Em declarações ao jornal Record, o pai do jogador, Cipriano Catamo, antevê um jogo complicado em Alvalade, mas acredita que o filho pode voltar a ser decisivo, à semelhança do que aconteceu nos últimos dérbis no recinto leonino. "Estivemos há pouco tempo em Portugal também. Vamos ver se o Sporting ganha algo e vamos a Portugal. Se o meu filho disser para ir aí, nós vamos. Depende dele. Gostaria de ver mais um jogo ao vivo. Gosto de ver no estádio", referiu.
"Estou confiante de que o Geny vai marcar mais uma vez"
A confiança mantém-se elevada para o duelo deste domingo. "Vamos acompanhar o dérbi a partir de casa. Estou confiante de que o Geny vai marcar mais uma vez. Dá sempre um gosto especial quando ele marca ao Benfica. O desejo dele é sempre marcar golo e tem tido queda para marcar ao Benfica. Estou a gostar muito da temporada do Geny. Ele tem progredido muito, tenho falado com ele. É continuar a fazer aquilo que faz. Como pais, estamos sempre de olho no que ele faz. Ficamos satisfeitos pela evolução que tem tido e pelo que faz pelos outros. Quero que o Geny continue a evoluir", afirmou.
"A nossa esperança é que o Sporting ganhe sempre"
Quanto à luta pelo título, a ambição mantém-se, mas com cautela. "Tricampeonato? Vamos vendo. Tem de ser jogo a jogo. A nossa esperança é que o Sporting ganhe sempre. Tem de ganhar para ser campeão", sublinhou ainda.
Mesmo à distância, a família acompanha tudo ao detalhe. O pai recorda, por exemplo, o lance no jogo com o Arsenal, na Liga dos Campeões, em que Geny esteve perto de marcar. "Penso que não tiveram sorte. Mas jogaram bem. Vimos o jogo também em casa. O Geny quase que marcava... aquele chuto quase que entrava. Se não fosse o poste, era um grande golo. Mandou em cheio no poste", recordou.
Fora das quatro linhas, o futuro do jogador também está em análise, com negociações em curso para a renovação com o Sporting até 2029, incluindo melhoria salarial. Apesar do interesse de outros clubes e de uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros, a decisão caberá ao próprio atleta. "Não sei. Uma transferência dele para outro clube só depende da vontade dele e de como for aconselhado pelos seus conselheiros. Mas está feliz no Sporting e agradecemos ao Sporting a sua evolução", concluiu o pai do extremo leonino.
Bomba! Bayern Munique entra em corrida de 'bastidores' por intocável do Sporting
19 Abr 2026 | 09:47
Conrad Harder marca na importante vitória do Leipzig; Ex Sporting mais perto da Champions (vídeo)
19 Abr 2026 | 09:34
Histórico inglês pode vir atrás de Inácio e cláusula é vista como "negociável" no Sporting
19 Abr 2026 | 09:17