
Futebol Formação
Exclusivo Leonino - Treinador do Sporting safou-se da despromoção, mas vai sair no final da época
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol Formação
|
A equipa de Juvenis do Sporting CP foi, este domingo (26 de janeiro), derrotada, por 1-0, pelo Atlético de Madrid na final do torneio Saudi Leaders Cup. O único golo da partida foi apontado pelos espanhóis aos 67 minutos.
No final do encontro, o treinador verde e branco, João Vargas, estava satisfeito com a prestação da sua equipa e destacou a boa entrada no jogo: “Foi uma final bem disputada em que nos primeiros 25 minutos conseguimos pressionar o adversário no nosso meio campo ofensivo. Controlámos e dominámos o jogo nesse momento, criámos três oportunidades para inaugurar o marcador, mas não conseguimos chegar ao golo”.
Relativamente aos segundos 45 minutos, João Vargas disse que a partida poderia ter caído para qualquer uma das equipas e realçou a dedicação dos seus pupilos: “Na segunda parte, a partida foi mais dividida e, num momento em que ambas as formações podiam ter marcado, acabaram por ser eles a consegui-lo. Ainda reagimos bem e criámos duas ocasiões, uma delas em que a bola fica em cima da linha de golo. Dignificámos a camisola deste Clube e lutámos até à última gota de suor”.
Por fim, o comandante dos sub-17 leoninos fez um balanço bastante positivo da participação verde e branca no torneio que se realizou na Arábia Saudita: “os jogadores superaram-se durante estes dias. Tiveram uma atitude e mentalidade muito fortes, algo de que temos vindo a falar desde o primeiro dia. A coesão, a ideia de jogo e o facto de nos termos divertido dentro de campo. Conseguimos tudo isso, todos tiveram um desempenho fantástico e não podia estar mais orgulhoso. Faltou apenas a cereja no topo de bolo que seria ter vencido esta final”.
Nota ainda para Diogo Pinto, que foi eleito o melhor guarda-redes da competição.
No percurso até à final, os jovens leões somaram apenas vitórias. Na fase de grupos, os sub-17 verdes e brancos deixaram pelo caminho o Al Hilal SFC (1-0), FK Zenit (3-0) e o FC Viitorul (1-0). Nas meias-finais, o conjunto de João Vargas eliminou o KRC Genk, tendo vencido por 4-2.
Os juvenis do Sporting CP regressam agora a solo português e voltam a entrar em campo já no próximo sábado (1 de fevereiro), frente ao SG Sacavenense, em jogo relativo à 10.ª jornada da fase de manutenção do Campeonato Nacional do escalão.
Conjunto verde e branco disputou, este domingo, mais uma jornada na luta pelo campeonato nacional, que está bem colocado para conseguir
|
A equipa de juvenis do Sporting venceu o Casa Pia por 2-1, este domingo, dia 13 de abril, em jogo a contar para a 10ª. jornada da fase de apuramento de campeão do Campeonato Nacional do escalão sub-17. Os leões somaram um triunfo importante, depois de vencerem o Leixões na última ronda.
A jogar no reduto adversário, a formação verde e branca dominou a primeira parte por completo. O primeiro golo chegou logo aos sete minutos, por Sandro Gamboa. Já na reta final do primeiro tempo, Simão Soares atirou a contar e dobrou a vantagem dos leões. A partida seguiu com esse 2-0 para o descanso.
Na segunda parte, os leões tentaram gerir a vantagem que traziam do intervalo, pausando o jogo e fazendo posses de bola mais longas. O plano resultou: o Casa Pia ainda conseguiu reduzir, mas não foi para além desse único golo e o encontro chegou ao fim com vitória do Sporting por duas bolas a uma.
Com esta vitória - a 20.ª em 29 jogos esta temporada - os comandados de Pedro Pontes somam agora 28 pontos neste apuramento de campeão nacional e lideram a tabela da prova. O Benfica é segundo (26, menos um jogo). O Porto é terceiro com 23, na mesma condição dos encarnados. Na próxima jornada, o Sporting recebe o Braga. O encontro está marcado para sábado, dia 19 de abril, às 11h00, na Academia Cristiano Ronaldo.
A equipa apresentada pelo Clube de Alvalade foi composta por: William Lodmel, André Machado, Duarte Correia, Jakub Stasiak, Diego Coxi, Sandro Gamboa, Ansumane Junior, Cleusio Garrafa, Manuel Lamuria, Simão Soares e José Garrafa. No banco de suplentes começaram Alexey Perestov, Daniel Ciesielski, Santiago Fernandes, Suleimane Baldé, Carlos Frederico, Leonardo Tavares, Brandão Batista, Ricardo Yordanov e José Mendes.
Emblema leonino não deu hipóteses, em casa, diante da turma algarvia e sobe, à condição, ao primeiro lugar da tabela classificativa
|
A equipa de iniciados do Sporting venceu o Farense por 4-0, em jogo a contar para a décima jornada do apuramento de campeão do escalão de sub-15. O Clube de Alvalade regressou assim aos triunfos, depois da derrota na última ronda diante do Porto (4-2).
A jogar em casa, os leões entraram bem no jogo e dominaram toda a primeira metade. Reisson Batista abriu o marcador logo aos 12 minutos de jogo, com Leonardo Damião a aumentar a vantagem Leonina dez minutos depois. Aos 32 minutos, a apenas oito do intervalo, foi a vez de Martim Ribeiro, irmão de Rodrigo Ribeiro (emprestado ao AVS) também fazer o gosto ao pé.
Na segunda metade, a turma algarvia ainda tentou reduzir, mas o emblema verde e branco voltou a marcar, aos 52 minutos, por Yanick Filipe e com o 4-0 no marcador foram controlando e mandando no jogo. Até ao final, o marcador não sofreu mais alterações.
Com esta vitória - a 19.ª em 28 jogos esta temporada - os comandados de António Cruz estão, à condição, no primeiro lugar com 21 pontos. O Porto é quarto com 19, mas tem menos um jogo disputado. O Sporting volta a entrar em campo no domingo, dia 27 de abril, diante do Belenenses, às 11h00, no Restelo.
A equipa apresentada pelo Sporting foi composta por: Guilherme Pinto (Guarda-redes), Rodrigo Mendes, Reisson Batista, Samuel Tavares, Eliabe Alves, Martim Baptista, Leonardo Damião, Victor Bastianele, Martim Ribeiro, Diego Farinha e Yanick Filipe.
Equipa verde e branca esteve na frente do marcador, mas permitiu a cambalhota no marcador e pode perder a liderança já nesta jornada
|
A equipa de juniores do Sporting perdeu com o Farense (2-1), este sábado, dia 12 de março, em jogo da nona jornada da Fase de Manutenção. Os sub-19 leoninos voltaram às derrotas, depois da vitória com o Lusitânia na última partida. Têm o primeiro lugar do grupo de despromoção do campeonato nacional sub 19 em risco.
Num duelo disputado no reduto do adversário, em Faro, os jovens verdes e brancos começaram o encontro por cima, mas não conseguiram materializar as oportunidades criadas em golo. A primeira parte ficou marcada por falhas na finalização, e chegou ao fim com o nulo no marcador.
Na etapa complementar, tudo diferente: o Sporting entrou com tudo, e inaugurou o marcador aos 59 minutos. Os leões pareciam entrar numa fase de maior controlo do jogo, mas acabaram por levar um balde de água gelada - golos do Farense aos 74 e 76 minutos da partida permitiram a reviravolta da equipa da casa. O resultado não se voltou a alterar apesar das tentativas verdes e brancas e Clube de Alvalade saiu mesmo derrotado do Algarve.
Com esta derrota - a 11ª em 35 jogos nesta temporada desportiva - os comandados de Mauro Miguel continuam na primeira posição desta fase, mas à condição - com 27 pontos, mais dois que o Mafra (25), que tem menos um jogo. Os leões já têm a manutenção garantida. Relembrar que, desde a época 2002/03, que o Sporting não ficava fora da fase de apuramento de campeão nacional de juniores.
A equipa apresentada na partida pelo emblema verde e branco foi composta por: Luka Petric, Konstantin Nikitenko, Francisco Machado, Cristiano Palamarchuk, Afonso Lee, Sandro Nascimento, Chris Grombahi, Rafael Camacho, Erik ngebrethsen, Diogo Martins e Sérgio Matos. No banco de suplentes estiveram Tiago Leitão, Rodrigo Quintiães, Luís Gustavo, Bento Estrela, João Rodrigues, Rodrigo Viola, Miguel Almeida, Tomás Mendes e Frederico Gomes.
Reveja um dos melhores momentos da época dos sub 19 do Sporting:
Exclusivo Leonino - Treinador do Sporting safou-se da despromoção, mas vai sair no final da época