Futebol
Paulo Fonseca no Sporting? Especialista garante: "Probabilidade é de 80%"
01 Nov 2026 | 15:26
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
07 Jun 2024 | 21:06 | Por Redação
Rúben Amorim e Hugo Viana ligaram a Vladan Kovacevic. O guarda-redes bósnio ficou prontamente convencido após falar com o treinador e o diretor desportivo do Sporting, que lhe falaram do projeto verde e branco, deixando o guardião ansioso por assinar contrato com o Clube de Alvalade.
“Gosto da pressão, aprendi a lidar com ela. Mostrei na Liga Europa que consigo jogar a um nível superior. Mal posso esperar por fazê-lo em frente a estes (Sporting) adeptos”, disse, ao ATV, canal do seu país natal, ao qual deu uma grande entrevista, já depois de ter sido oficializado.
O guardião esteve na mira do Benfica, mas acabou por assinar com o Sporting e revelou que foi “a vontade de Deus” e que o “seguiam há um ano”. Fundamentais na contratação foram Rúben Amorim e Hugo Viana, como vem sendo habitual em reforços dos verdes e brancos.
“Amorim é dos melhores treinadores da Europa. Ligou-me e depois fiz videochamada com ele e com o diretor desportivo (Hugo Viana). Disseram-me ‘estamos à tua espera! Prepara-te para jogar a Liga dos Campeões”, terminou o novo guarda-redes dos leões, que ficou blindado contratualmente com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Vladan Kovacevic – avaliado em 7 milhões de euros – disputou 47 partidas pelo emblema que terminou no sétimo lugar do campeonato da Polónia: seis na Liga Europa (540’), oito na qualificação da Liga dos Campeões (720’), 29 no campeonato nacional polaco (2.610’), três na Pokal POL (330’) e um na Supertaça da Polónia (90’). Nos 4.290 minutos em campo, o guardião sofreu o total de 52 golos, o que dá uma média de 1,11 tentos sofridos por encontro.
Confira aqui as primeiras palavras de Vladan Kovacevic com a Listada verde e branca:
Treinador conquistou um Campeonato Nacional e uma Taça de Portugal, deixando dois títulos no seu percurso pelo Clube de Alvalade
01 Nov 2026 | 20:42 | Por Redação
É oficial. Rui Borges já não é treinador do Sporting. O Clube de Alvalade anunciou, este domingo, que iniciou conversações com o treinador para colocar termo ao vínculo laboral. Tiago Fernandes assume funções de forma interina, confirmando uma notícia dada em Exclusivo pelo nosso Jornal no passado dia 28 de outubro.
Em comunicado, os leões revelaram que a reunião com o técnico decorreu durante a tarde: "O Sporting Clube de Portugal informa que reuniu esta tarde com Rui Borges, treinador da equipa principal de futebol, tendo sido iniciadas conversações com vista à cessação do seu vínculo laboral", pode ler-se na nota oficial.
Tiago Fernandes, atual treinador da equipa B, volta assim a assumir o papel de interino e será o responsável por orientar a equipa no encontro com o Shakhtar Donetsk, na terça-feira, em Londres, para a Liga dos Campeões. A estreia de Paulo Fonseca está prevista para sábado, na receção ao Moreirense, em partida da Liga.
Rui Borges chegou a Alvalade em dezembro de 2024, depois da saída de João Pereira, que tinha sucedido a Ruben Amorim. Na primeira temporada ao serviço dos leões, o treinador conquistou um Campeonato Nacional e uma Taça de Portugal, deixando dois títulos no seu percurso pelo Clube.
A saída abre, assim, caminho à entrada de Paulo Fonseca, que vai assumir o comando técnico do Sporting nos próximos dias. Até lá, Tiago Fernandes terá a responsabilidade de orientar a equipa numa fase de transição, começando já pelo compromisso europeu.
Técnico prestes a assumir comando técnico do Clube de Alvalade, depois de os leões terem chegado a acordo com o Lyon para garantir contratação
01 Nov 2026 | 19:24 | Por Redação
É negócio fechado. Paulo Fonseca vai assumir o comando técnico do Sporting, depois de os leões terem chegado a acordo com o Lyon para garantir a contratação do português. O técnico, de 53 anos, mostrou-se desde cedo disponível para regressar a Portugal e orientar o emblema de Alvalade.
Segundo o jornal 'Record', a concretização da mudança dependia de um entendimento com o clube francês, uma vez que o treinador tinha contrato válido até junho de 2027. Apesar do acordo entre os clubes, o técnico não deverá assumir já o banco leonino no encontro frente ao Shakhtar Donetsk, agendado para terça-feira, em Londres, para a Liga dos Campeões.
A data da estreia do substituto de Rui Borges nos leões continua por definir: poderá acontecer no duelo com o Moreirense, no próximo sábado, ou apenas depois da pausa para as seleções, frente ao União da Serra, na Taça de Portugal.
Este domingo, dia 1 de novembro, o treinador ainda orientou o Lyon na vitória diante do Angers (2-0). No festejo do segundo golo, recebeu um abraço coletivo dos jogadores que se encontravam em campo, num momento emotivo que antecipou a despedida.
No final da partida, Paulo Fonseca também não conseguiu conter as lágrimas ao deixar o relvado do Groupama Stadium. Neste momento, ficam ainda por acertar questões relacionadas com o momento da oficialização e o pagamento de comissões.
Alguns elementos da equipa técnica do treinador português de 53 anos já terão mesmo começado a esvaziar respetivos cacifos
01 Nov 2026 | 15:44 | Por Redação
A possível saída de Paulo Fonseca do Lyon ganha novos contornos e a mudança para o Sporting continua a ser um cenário em cima da mesa. Alguns elementos da equipa técnica do treinador português já estarão a preparar a saída do clube gaulês.
De acordo com o jornalista Romain Molina, os adjuntos do técnico de 53 anos começaram a esvaziar os respetivos cacifos há dois dias. O processo estará a decorrer de forma gradual, sem grandes alterações de um momento para o outro.
R. Molina: "Não é uma forma muito profissional de lidar com uma saída"
O mesmo deixou críticas à forma como esta saída estará a ser conduzida, tendo em conta o compromisso ainda agendado para este domingo. "Não é uma forma muito profissional de lidar com uma saída e com o jogo contra o Angers, depois de tudo o que o Olympique Lyon fez pelo treinador", afirmou.
As notícias surgem depois de ter sido associado ao Lyon o nome de Thiago Motta como possível sucessor de Paulo Fonseca. O técnico português está na rota do Sporting, numa altura em que o futuro de Rui Borges em Alvalade continua a ser tema de debate.
Paulo Fonseca estará este domingo, 1 de novembro, no banco do Lyon para receber o Angers, em partida da nona jornada da Ligue 1. O encontro poderá, assim, decorrer num contexto de incerteza em torno da continuidade do treinador e da sua equipa técnica.