
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
O Sporting CP divulgou, esta terça-feira, 25 de agosto, os adversários que a equipa terá pela frente nos dois amigáveis planeados para o estágio no Algarve. O Portimonense SC e a Belenenses SAD serão os oponentes dos leões. O jogo com os algarvios terá lugar na próxima sexta-feira, 28 de agosto, pelas 20h30, no Portimão Estádio. Por sua vez, o dérbi lisboeta jogar-se-á no domingo, 30 de agosto, também pelas 20h30, no Estádio do Algarve. Os responsáveis Leoninos já haviam comunicado que, com alto grau de probabilidade, as partidas seriam transmitidas na Sporting TV. No que diz respeito à presença de público nas bancadas, é pouco provável que tal seja possível.
Fotografia de Sporting CP
Futebolista do Sporting era apontado como substituto do jogador do clube inglês, mas prolongamento de vínculo afasta ingleses de atleta leonino
|
É oficial. Virgil Van Dijk renovou contrato com o Liverpool por dois anos, até 2027, comunicou o clube que lidera a Premier League inglesa. Gonçalo Inácio, defesa do Sporting, vinha sendo apontado como possível substituto do jogador neerlandês no plantel de Arne Slot e afasta-se assim do clube inglês.
“Era isto que tinha na cabeça. Não tenho dúvidas de que este é o meu lugar e o da minha família. Sinto-me como se fosse de Liverpool. No outro dia disseram-me que era como que adotado e sinto-me muito orgulhoso por ouvir estas coisas”, disse Van Dijk.
O defesa internacional neerlandês e capitão dos ‘reds’, de 33 anos, cujo contrato expiraria em junho, prolonga assim a sua ligação com o clube. O jogador chegou ao Liverpool em janeiro de 2018, proveniente do Southampton, tornando-se o defesa mais caro da história na altura (85 milhões de euros) e consolidou o seu legado em Anfield ao fazer 314 jogos e conquistar todos os títulos possíveis, incluindo uma Premier League e uma Liga dos Campeões.
Virgil Van Dijk pode este fim de semana aumentar o seu palmarés e conquistar o segundo título da Premier League com o Liverpool, que, a seis jornadas do fecho do campeonato, lidera com 13 pontos de vantagem sobre o Arsenal, segundo classificado na tabela.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Gonçalo Inácio – avaliado em 45 milhões de euros – marcou presença em 35 encontros: 23 na Liga Portugal Betclic, sete na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, um na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.683 minutos que disputou, o defesa-central formado em Alvalade marcou cinco golos e fez três assistências.
Veja a publicação do Liverpool:
Com lesões a apertar no plantel, treinador leonino volta a utilizar uma solução de recurso no encontro frente aos cónegos
|
Rui Borges volta a olhar para o meio-campo com criatividade forçada, graças às lesões no plantel do Sporting. A mais recente dor de cabeça vem de Morita, cuja recuperação continua envolta em incerteza. Com Daniel Bragança e João Simões já fora das contas até ao final da temporada, tudo indica que Morten Hjulmand e Zeno Debast vão formar novamente a dupla de serviço no terreno, frente ao Moreirense.
Será a oitava vez que o dinamarquês e o belga, originalmente contratado para central, alinham juntos no meio-campo, naquela que já se tornou uma solução de recurso recorrente para Rui Borges. Apesar de Debast ter chegado do Anderlecht como defesa-central, tem mostrado versatilidade e capacidade para se adaptar a terrenos mais avançados, contribuindo com segurança defensiva e saída de bola eficaz.
Curiosamente, os números até são animadores com esta fórmula improvisada. Com Debast e Hjulmand juntos no meio, o Sporting soma cinco vitórias, um empate e apenas uma derrota, esta última frente ao Leipzig (2-1), na Alemanha, em jogo a contar para a Champions League. O empate frente ao Bolonha (1-1), também na Liga dos Campeões, acabou por ser decisivo e sorridente, já que garantiu aos leões o apuramento para o play-off da prova milionária.
Com o título ainda em disputa e a margem de erro cada vez mais curta, Rui Borges aposta novamente na consistência defensiva e na inteligência tática destes dois jogadores. Debast tem aproveitado a nova posição para ganhar minutos e importância no esquema leonino, enquanto Hjulmand continua a ser peça chave no meio campo da equipa.
A equipa de Alvalade encontra-se em primeiro lugar da Liga Portugal com 69 pontos, os mesmos que o Benfica, mas com vantagem do confronto direto, vitória dos leões em casa por 1-0. Com apenas cinco jornadas por disputar até ao fim da temporada, o Sporting olha para cada partida como se tratasse de uma final. Os adeptos e o plantel estão mais unidos do que nunca para conquistar o bicampenato, feito que não acontece na história leonina há 70 anos. Reveja aqui o onze provável para o próximo encontro no Estádio José de Alvalade, na receção ao Moreirense, sexta-feira, às 20h30, com bilhetes esgotados desde terça-feira.
Antigo craque dinamarquês afirma que habitual titular da equipa leonina pode vir a jogar em grandes clubes e destaca a evolução recente do atleta
|
Morten Hjulmand é um dos jogadores em destaque na equipa do Sporting. Habitual titular na formação orientada por Rui Borges, o médio dinamarquês é também um dos jogadores dos leões mais cobiçados no mercado. Niklas Bendtner, antigo avançado internacional pela Dinamarca, afirma que o compatriota tem qualidade para dar o salto para as melhores ligas europeias.
Em declarações ao portal Indkast, Bendtner começa por destacar a evolução de Hjulmand no Sporting, nos últimos dois anos: "Tenho de dizer que não sabia muito sobre o Hjulmand até há poucos anos e ele de facto conseguiu impressionar-me. Não só na seleção mas também no Sporting onde é o capitão e isso diz alguma coisa".
Sobre uma eventual saída de Alvalade, na próxima janela de transferências, o antigo avançado – que representou Arsenal e Juventus, entre outras equipas – diz que Hjulmand quererá mudar-se para um clube que lhe “permita ganhar títulos”, vendo o médio de 25 anos com a qualidade necessária para se adaptar à Premier League ou ao campeonato espanhol: “Da forma como ele joga e com a mentalidade competitiva que tem pode jogar em Inglaterra ou Espanha e nos grandes clubes, creio que não há dúvidas sobre isso”.
Bendtner acrescenta que Hjulmand - que se reuniu com o seu agente para preparar o mercado de verão - poderia ser uma mais-valia para o meio-campo de equipas como Newcaste ou Aston Villa: “Ia-se adaptar perfeitamente a esse meio-campo do Newcastle que tem uma dinâmica insana com três jogadores, mas também sinto que pode evoluir no Aston Villa. São clubes que contrataram bem, e considero que o Hjulmand pode evoluir ainda mais nessas equipas".
Contratado ao Lecce, no verão de 2023, Hjulmand tem contrato com o Sporting até 2028 e uma cláusula de rescisão fixada em 80 milhões de euros. Na presente temporada, o internacional dinamarquês já participou em 41 jogos do Sporting, tendo assinado três golos e duas assistências.