Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
02 Jun 2022 | 10:54 |
As negociações entre o Barcelona e Sporting por Francisco Trincão prosseguem. Os leões estarão agora disponíveis para aumentar o valor da cláusula de opção de compra, fixando-a nos 20 milhões de euros. O montante inicialmente estipulado pelos responsáveis leoninos para aquisição do jogador de 22 anos no final do período de empréstimo rondava os 15 milhões de euros, valor considerado insuficiente pelo emblema catalão, tendo em conta os 31 milhões de euros pagos pelo jogador ao Braga. O jornal ‘A Bola’ escreve, esta quinta-feira da 2 de junho, que a SAD leonina elevou a fasquia da opção de compra, números ainda assim inferiores aos estipulados na cedência do futebolista ao Wolverhampton (no empréstimo de seis milhões aos Wolves estava prevista a possibilidade de a formação de Bruno Lage contratar o jogador por 30 milhões, cláusula de compra que acabou por não ser acionada). Francisco Trincão vê com bons olhos o regresso a Portugal, onde pode reencontrar Rúben Amorim, com quem trabalhou no Minho, antes da sua transferência para Barcelona. Além de ter a oportunidade de lutar por títulos a nível nacional, o jogador pode ambicionar voltar a jogar a Liga dos Campeões.
Fotografia de Sporting
Antigo líder do Grupo Stromp não deixou passar as declarações do treinador do Benfica após o dérbi frente aos leões, que muita tinta têm feito correr
11 Dez 2025 | 11:18 |
O mais recente texto de opinião de Tito Arantes Fontes, na edição desta quinta-feira, 11 de dezembro, do Jornal Sporting, é aproveitado pelo antigo líder do Grupo Stromp para tecer críticas a José Mourinho, na sequência das declarações prestadas pelo treinador do Benfica após o dérbi, relacionadas com Morten Hjulmand.
Tito Arantes Fontes: "Mourinho foi logo desmentido de modo brutal"
"O treinador encarnado teve o despudor de – no final do jogo – vir falar de [Morten] Hjulmand… mas saiu-lhe o tiro pela culatra! Na verdade, Mourinho foi logo – e bem! – desmentido de modo brutal pela generalidade da comunicação social portuguesa! Afinal Hjulmand não é o tal de “intocável”, mas isso sim o jogador mais causticado com amarelos na Liga portuguesa", começou por escrever.
"Com a verdade se calam, pois, atoardas que são autênticas falácias sem qualquer sustentação na verdade, nomeadamente na verdade desportiva (...). O treinador encarnado merece ainda nota claramente negativa pela defesa, até o elogio, que fez do seu jogador que fez a tal entrada duríssima sobre Geny Catamo. É uma falta antidesportiva! Não deve nunca merecer qualquer elogio. É anti-futebol", prosseguiu Tito Arantes Fontes, referindo-se a Gianluca Prestianni.
"Mas, como se viu, para alguns… pois, os fins – desde logo os seus fins – justificam mesmo os meios, mesmo os mais bárbaros! E esse mesmo Mourinho merece ainda outra nota negativa pela 'versão paralela' que quis fazer circular a propósito do golo do Sporting [de Pedro Gonçalves]! Não, esse golo não foi nenhum 'auto-golo'! Foi (...) fruto do rigor competitivo e do mérito da equipa do Sporting, nomeadamente na recuperação de bola, na “pressão alta” a que sujeitou – e bem! – o seu adversário", completou ainda.
De resto, Tito Arantes Fontes comentou a "agressividade" dos encarnados na partida, que resultou em várias mazelas para os leões: "[Francisco] Trincão sofreu uma entrada duríssima. [Geovany] Quenda partiu o pé. Catamo salvou-se de lesão muito grave. Pote ficou novamente 'tocado'. Várias lesões, vários jogadores impedidos de ir a Munique defender as cores do Sporting, o clube mais bem classificado na Liga dos Campeões e que segue honrando o futebol português".
Tito Arantes Fontes: "Como de costume, a enorme maioria do país foi privada de ver a partida"
A terminar, o antigo líder do Grupo Stromp lamentou que a partida tenha sido unicamente transmitida na BTV: "Como de costume, a enorme maioria do país foi privada de ver a partida, pois a mesma só passou mesmo no 'circuito fechado e privativo' do clube visitado. E, obviamente, eu – como tantos milhões de aquém e além-mar – não vou, não quero, subscrever o canal deles, feito para eles, comentado por eles".
"Valha a verdade nem quero olhar para esse canal. Nunca, jamais! Eu e – repito – muito boa gente, a maioria dos portugueses, desde logo muito sportinguista. É uma singularidade bem lusitana, esta, a de se permitir que haja um clube – sempre o mesmo – que tem direito a 'excentricidades' deste quilate. Enfim, coisas do nosso Portugal! Falo, pois, nesta coluna com base nos excertos que consegui apanhar nos telejornais e nalguns programas desportivos dos “canais normais”, não 'engajados', em sinal aberto ou mediante subscrição", acrescentou.
Responsáveis verdes e brancos já terão iniciado contactos por esta altura para tentarem arranjar uma solução que facilite a vida de Rui Borges
11 Dez 2025 | 10:29 |
Última hora: o Sporting está a tentar que Geny Catamo e Ousmane Diomande ainda possam ir a jogo frente ao Santa Clara, para a Taça de Portugal, a 18 de dezembro. O objetivo dos leões é que os jogadores possam estar às ordens de Rui Borges nos Açores e apenas depois juntarem-se às suas seleções, por quem vão disputar o CAN.
Tanto o moçambicano como o costa-marfinense foram chamados pelos respetivos países para competirem na prova africana, que irá decorrer em Marrocos, mas tal pode implicar que desfalquem o Sporting entre 21 de dezembro e 18 de janeiro. Para já, os leões tentam agir, avança o jornal Record.
Para já, tendo em conta os regulamentos, e tendo em conta que esta se trata de uma prova FIFA, os clubes encontra-se obrigados a libertar os jogadores convocados 15 dias antes do início da competição. No entanto, caso exista um acordo entre as partes, pode dar-se o caso dos atletas chegarem um pouco depois às concentrações.
Contas feitas, Diomande e Geny deveriam deixar o o Sporting e rumar às suas seleções logo após o encontro frente ao AVS, que está marcado para o próximo sábado, dia 13 de dezembro, mas os leões estão a tentar que estes ainda possam disputar mais um encontro.
Ainda assim, a mesma fonte revela que os responsáveis do Sporting estão cientes que tal apenas será possível dependendo da vontade de Moçambique e Costa do Marfim, sendo que os leões estão 'presos' a esta via diplomática para tentarem chegar a qualquer acordo. O pedido já terá sido feito a ambas as federações, aguardando-se as respostas em Alvalade.
Apesar de a partida diante dos franceses apenas acontecer a 20 de janeiro, o atleta da equipa de Rui Borges já sabe que não poderá participar
11 Dez 2025 | 09:29 |
Morten Hjulmand viu o terceiro cartão amarelo nesta edição da Liga dos Campeões diante do Bayern Munique, o que faz com que esteja castigado no Sporting - PSG, da próxima jornada da prova. No entanto, no final do encontro, o internacional dinamarquês admitiu não perceber o motivo desta admoestação.
Morten Hjulmand: "Não conseguimos sair do caos"
“Nos primeiros 65’, até sofrermos o golo, fomos eficazes. Tínhamos o nosso plano, e estávamos a fazer um jogo perfeito. Depois, sofremos o golo e sofremos com a pressão do adversário, e dos adeptos. Não conseguimos sair do caos que eles nos criaram, e sofremos outro golo. Foi uma vitória merecida para eles. Sabemos que o Bayern é muito dominante em casa, ganham quase todos os jogos, são extremamente fortes”, começou por dizer em declarações à DAZN alemã, antes de falar sobre o amarelo, na sequência de um desentendimento entre Kimmich e Luis Suárez.
Morten Hjulmand: "Não sei por que razão vi o amarelo"
“Estou suspenso, mas não sei por que razão vi o amarelo”, vincou Morten Hjulmand, antes de desvalorizar a derrota do Sporting em Munique: “Continuamos no caminho certo, mesmo que o próximo jogo, com o PSG, seja extremamente duro".
É de lembrar que, após o encontro, o 'camisola 42' dos verdes e brancos foi 'apanhado' reunido com o seu empresário, no hotel onde o Sporting estava alojado, ainda na Alemanha. Esta situação acontece a cerca de três semanas da reabertura do mercado de transferências.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Morten Hjulmand – avaliado em 50 milhões de euros – participou em 21 partidas: 13 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, uma na Taça de Portugal e outra na Supertaça. Nos 1.888 minutos em que esteve em campo, o capitão dos leões marcou dois golos e fez duas assistências.