Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0Leonor Pinhão abordou a situação atual do Sporting. Em mais uma crónica de opinião no jornal Record, a jornalista e tradutora portuguesa recorda o carinho dado pelos adeptos a Ruben Amorim, garantindo que João Pereira é uma "vítima" do momento.
"Três semanas contadas depois do episódio flagrante do mais desbocado e autoconvencido ‘viscondismo’ que assolou o presidente do Sporting constata-se que os resultados práticos dessa honra suprema, desse marco distintivo que constituiu, para Frederico Varandas, a deserção do treinador – "não há memória na história do futebol deste país de dois colossos europeus virem contratar o nosso treinador e o nosso diretor desportivo" – resumem-se a um deteriorar público da reputação do presidente do clube", começou por dizer.
"Idolatrado na figura de benfiquista convertido que distribuiu sonhos e títulos aos adeptos do Sporting, a conclusão da História de Ruben Amorim, tal como será registada nos anais vindouros do sportinguismo, poderá ser muito diferente daquilo foi projetado nos derradeiros jogos em que o treinador comandou a equipa. Amorim (...) foi passeado ao colo pelos jogadores e recebeu das bancadas as maiores demonstrações de amor incondicional. Insensatez, claro está, porque no futebol não há nada que seja ‘incondicional’", atirou.
"E, assim, a cada dia que passa, a cada derrota atribuível a João Pereira, ou de cada vez que Ruben Amorim aparecer rindo equipado com as cores do United (...) veremos o amor que lhe votaram os sportinguistas metamorfosear-se em poderoso desamor. O seu salto para Manchester será, então, entendido como um absurdo e uma desconsideração e deixará de ser um orgulho para o Sporting, como Varandas, todo contente, definiu o caso, para passar a ser um golpe de lampião", prosseguiu
"Nada está perdido nem nada está ganho no topo da tabela do campeonato. Mas está visto que com a saída de Amorim o Sporting perdeu não só o treinador, mas também o diretor de comunicação. João Pereira é só o nome da vítima da petulância alheia", rematou Leonor Pinhão.
Confira aqui as declarações de João Pereira sobre o legado que Ruben Amorim deixou:
Equipa de Alvalade venceu o Rio Ave por 3-0, num jogo completamente dominado pelos leões, alcançando um registo que já não era visto desde os anos 70
|
0O Sporting regressou às vitórias, ao triunfar por 3-0 frente ao Rio Ave, num jogo disputado em Vila do Conde. Com este resultado, a equipa de Alvalade, agora sob o comando técnico de Rui Borges, voltou a demonstrar a sua capacidade ofensiva avassaladora, que tem sido uma das marcas registadas ao longo da época 2024/2025, e bateu mais um recorde.
Até ao momento, o Sporting soma uns impressionantes 80 golos em apenas 31 jogos, um registo que evidencia a eficácia do ataque. Frente aos vilacondenses, os leões igualaram o máximo de remates enquadrados desta temporada (13), um feito já alcançado anteriormente frente ao Famalicão.
Na Liga, os números são ainda mais impressionantes. Com 51 golos marcados em apenas 18 jornadas, o Sporting atingiu uma marca que já não se via há 51 anos. A última vez que o Clube conseguiu superar a barreira dos 50 golos em tão poucas rondas foi na época de 1973/1974.
Individualmente, Viktor Gyokeres continua a brilhar e a consolidar o seu estatuto de artilheiro do campeonato. O avançado sueco já contabiliza 33 golos em todas as competições, sendo que 22 destes foram alcançados no na Liga Portugal Betclic.
É importante recordar que, com a vitória frente ao Rio Ave, o Sporting mantém o primeiro lugar na tabela classificativa da prova, com 44 pontos, mais três do que o Benfica e mais quatro do que o Porto, embora os dragões ainda tenham um jogo a menos.
Técnico orientou jogador dos verdes e brancos durante um empréstimo bem-sucedido e, apesar dos contratempos, prevê futuro risonho ao atleta
|
0Daniel Bragança regressou às opções de Rui Borges, após um período afastado devido a lesão. Apesar de ter sido convocado, o médio não saiu do banco na vitória diante do Rio Ave (3-0). Pedro Duarte orientou o português durante o empréstimo ao Estoril e augura um bom futuro ao craque dos leões.
"É um jogador muito inteligente e conhece muito bem o jogo... Independentemente do sistema ou da dinâmica, a sua inteligência joga a seu favor", refere o técnico, em declarações ao jornal Record, garantindo que o 'camisola 23' "ainda vai ajudar muito" os leões.
"Estava numa fase de afirmação e este contratempo pode tê-lo feito perder um pouco essa dinâmica. Estava a jogar a espaços, numa competição direta com Hjulmand e Morita. Nessa fase até estava a fazer golos. Salvo o erro, marcou em dois jogos seguidos. Fez falta ao meio-campo do Sporting, até pela competitividade que imprimia", explica.
Apesar de o médio ter falhado vários jogos devido a lesão, Pedro Duarte crê que "ainda vai a tempo de fazer uma boa temporada", uma vez que "ainda falta meio campeonato e mais uns quantos jogos das competições europeias" e Bragança "é muito focado no trabalho".
O técnico não esquece que, antes de contrair problemas físicos, o jovem "conseguiu entrar na luta por um lugar e até jogar diversos jogos como titular". Para terminar, refere que "ser da casa e ser um dos capitães de equipa dá-lhe uma responsabilidade acrescida. Mas, da forma que conheço o Daniel, sei que ele lida bem com essa responsabilidades e até a encara como uma motivação extra".
Clube de Alvalade vê nome do avançado sueco voltar a ser muito badalado e mudança ainda no mercado de inverno vem sendo noticiada no estrangeiro
|
0O Arsenal poderá voltar à carga por Viktor Gyokeres. O avançado do Sporting é desejo dos gunners, que têm sido muito contidos no ataque ao mercado. No entanto, Gabriel Jesus, ponta de lança dos londrinos, sofreu uma rotura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e é baixa até ao final da temporada.
A ausência do internacional brasileiro leva Mikel Arteta a dar luz verde para a contratação do 'camisola 9' dos verdes e brancos, segundo o Daily Star. O jornal britânico revela que o técnico espanhol está decidido em garantir o goleador verde e branco.
Certo é que Frederico Varandas não vai negociar o passe do jogador. Para levar o craque do Sporting é necessário bater os 100 milhões de euros da cláusula de rescisão e aguardar a vontade do atleta, que já referiu várias vezes querer ficar em Alvalade até ao final da temporada.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 31 encontros: 18 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, três na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 2.569 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 33 golos e fez seis assistências.
Inicialmente, o Sporting pagou 20 milhões, mais 4 por objetivos e custos de intermediação pelo ‘camisola 9’. Contas feitas, ao dia de hoje, o ponta de lança já terá custado 27,8 milhões de euros aos cofres leoninos, com a SAD a garantir recentemente 90% da mais-valia de uma futura transferência do internacional pela seleção da Suécia, com os restantes 10% a pertencerem ao Coventry.
Confira a publicação: