Futebol
Exclusivo Leonino – Antigo capitão do Sporting comenta 'caso Fábio Veríssimo': “Problema é…”
06 Nov 2025 | 12:06
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
20 Dez 2024 | 17:51 |
Leonor Pinhão escreveu mais um artigo de opinião no jornal Record, intitulado "No campo exclusivo do falatório". Entre os vários temas abordados, a cronista falou no castigo aplicado a Luís Neto e refere que as recentes declarações do exigem uma explicação ao atual adjunto de João Pereira.
"O Natal não é uma quadra de enigmas, mas parece. Luís Neto, elemento do "staff" de João Pereira, foi expulso no decorrer do jogo com o Boavista por protestar contra o juiz da partida nos seguintes termos: "Agora é fácil apitar em Alvalade, não é?" Cá está outra frase que pode acicatar espíritos sensíveis. "Agora é fácil…", disse Neto. Agora? Mas porquê "agora"? Porque não era "fácil" antes? Mas "antes" de quê? Ruben Amorim mandava nos árbitros? Uma coisa destas exige clarificação", começou por escrever, debruçando-se de seguida sobre Frederico Varandas.
"No campo exclusivo do falatório também não foi uma semana inspirada para os presidentes dos grandes. O presidente do Sporting, referindo-se ao eclipse de Amorim, disse que "o que aconteceu ao Sporting nunca aconteceu em Portugal", uma falsidade porque aconteceu exatamente o mesmo ao Sporting de Braga com exatamente o mesmo treinador e pelo valor idêntico da cláusula de rescisão".
"O presidente do Sporting disse ainda, sobre a promoção de João Pereira, que se tratou "do presente mais envenenado para um treinador", frase com um potencial tremendo que enterra o velho lapso de João Pereira e do seu "erro de casting", o que era bastante difícil de vir a suceder".
Lembrar que o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) divulgou, na última quinta-feira, 19 de dezembro, o mapa de castigos referente à 14.ª jornada da Liga Portugal Betclic. As palavras de Luís Neto no decorrer do Sporting - Boavista valeram multa. De acordo com o documento publicado, os leões foram sancionados em 1.150 euros devido ao comportamento e expulsão do antigo capitão.
Jogador que passou pelos quadros do Clube de Alvalade está a passar um período complicado no campeonato brasileiro, mas voltou aos golos recentemente
06 Nov 2025 | 15:43 |
Biel voltou aos golos no Atlético-MG - Bahia. O extremo brasileiro, emprestado pelo Sporting ao emblema de Minas Gerais, não tem vivido um período fácil desde que deixou o Clube de Alvalade, no verão, com muitos adeptos a contestarem as suas exibições.
Começar por apontar a presença de dois jogadores com passagem pelo Sporting no Atlético-MG - Bahia. Do lado da equipa da casa, Biel começou o encontro no banco, acabando por ser lançado aos 70 minutos. No conjunto visitante, Santiago Arías, lateral colombiano, foi titular.
Em relação à partida, começou equilibrada. Na primeira parte, o Atlético-MG teve mais posse de bola e mais remates efetuados, mas as duas equipas dividiram entre si as melhores oportunidades de golo, com um elemento em comum: o desacerto na finalização, que ditou empate a zero ao intervalo.
No segundo tempo, o Atlético-MG superiorizou-se ao Bahia. Hulk fez o primeiro, aos 66', apenas quatro minutos antes de Biel ser lançado na partida. Igor Gomes dobrou a vantagem, aos 75', antes do extremo ex Sporting confirmar a goleada por 3-0, à passagem do minuto 77.
Este resultado deixou o Atlético-MG na 11ª. posição do Brasileirão, com 40 pontos somados em 31 partidas disputadas até ao momento. O Bahia, por outro lado, fica no quinto lugar depois da derrota, em virtude dos 52 pontos conquistados nos 32 encontros jogados até este ponto.
Confira, aqui, o golo de Biel no Atlético-MG - Bahia:
Defesa central dos leões esteve lesionado, e perdeu a fase inicial da temporada, mas desde que voltou já parece ter agarrado o lugar no eixo defensivo
06 Nov 2025 | 14:59 |
Ousmane Diomande não foi convocado para os próximos compromissos da Costa do Marfim. A ausência do defesa-central do Sporting causou alguma surpresa, e pode até deixar alguns indícios daquilo que será a realidade na CAN, daqui a poucos meses.
Tanto Diomande como Hidemasa Morita ficaram de fora das convocatórias das respetivas seleções. A ausência do médio nipónico era esperada, tendo em contra o protocolo que o Sporting combinou com a Federação do Japão, para a prevenção da forma física do atleta verde e branco.
A ausência de Diomande na lista de convocados da Costa do Marfim causa mais surpresa. O defesa-central verde e branco lesionou-se logo num dos primeiros jogos da temporada, e só voltou recentemente à competição, na partida contra o Paços de Ferreira.
Apesar de entretanto já ter agarrado o lugar no eixo defensivo do Sporting, não terá feito o suficiente para convencer o seu selecionador nacional de que era merecedor de um lugar na Seleção da Costa do Marfim, e vai mesmo falhar os próximos compromissos da sua equipa nacional, que também serão os derradeiros testes antes da Taça das Nações Africanas, que se joga no início de 2026.
Assim sendo, fica aberta a porta para que Ousmane Diomande seja deixado de fora da competição africana. O defesa-central tem sido aposta regular na sua Seleção, mas estes desenvolvimentos podem alterar a situação. Apesar das más notícias para o jogador, quem agradece é Rui Borges e os adeptos do Sporting, que podem, assim, não perder uma peça importante do plantel durante cerca de um mês, no meio da época.
Treinador verde e branco orientou mais uma sessão de treino, esta quinta-feira, dia 6 de novembro, com vista a mais um desafio do campeonato nacional
06 Nov 2025 | 14:44 |
O Sporting continuou a preparação para o jogo com o Santa Clara, esta quinta-feira, dia 6 de novembro. Os leões deslocam-se aos Açores no próximo sábado, 8 de novembro, para disputar mais um jogo da Liga Portugal Betclic, desta feita referente à 11ª. jornada da prova.
Tal como aconteceu na última sessão de treino, os jogadores que foram titulares na última partida do Sporting, contra a Juventus, realizaram apenas trabalho de recuperação no ginásio da Academia Cristiano Ronaldo. Os restantes membros do plantel verde e branco estiveram às ordens de Rui Borges, no relvado.
Entre eles, o destaque foi para Luis Suárez. O ponta-de-lança colombiano passou a última semana com uma proteção no joelho, depois de uma pancada que sofreu no encontro frente ao Alverca. O avançado parece totalmente restabelecido, isto apesar de ter sido suplente na última partida, frente à Juventus.
No sentido contrário, Rui Borges continua sem poder contar com quatro nomes importantes do plantel do Sporting. Nuno Santos e Daniel Bragança continuam a recuperar das lesões graves contraídas na temporada passada. Zeno Debast e Ivan Fresneda também estão de fora, completando assim o quarteto de indisponíveis para o treinador verde e branco.
Na próxima sexta-feira, dia 7 de novembro, o Sporting realiza o último treino com vista ao jogo com o Santa Clara. Rui Borges vai orientar a sessão de trabalhos da parte da manhã, antes de realizar a conferência de imprensa de antevisão do encontro, a partir das 12h45. Da parte da tarde, a equipa verde e branca viaja até aos Açores.
Exclusivo Leonino – Antigo capitão do Sporting comenta 'caso Fábio Veríssimo': “Problema é…”
06 Nov 2025 | 12:06
Comentador ‘rasga’ exibição de Geovany Quenda no Sporting: “Perdas constantes”
06 Nov 2025 | 11:57
Atenção, Sporting! Há (boas) notícias sobre as intenções da Juventus em Hjulmand
06 Nov 2025 | 11:50