Corner Left

Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Leonor Pinhão fala em "insanidades" de Varandas no Sporting

Saída de João Pereira e consequente contratação de Rui Borges tem feito correr muita tinta; Presidente dos leões continua a ser muito criticado

Leonor Pinhão critica Varandas, Presidente do Sporting
Leonor Pinhão critica Varandas, Presidente do Sporting

  |

Icon Comentário0

Leonor Pinhão escreveu mais um artigo de opinião, intitulado "Circunstâncias manifestamente constrangedoras", onde ironiza a decisão de Frederico Varandas em "despedir" João Pereira. A cronista diz não entender o discurso do Presidente do Sporting que apontou críticas às arbitragens do últimos jogos dos leões, mas que, mesmo assim, substituiu o técnico por Rui Borges.


"O presidente do Sporting despediu João Pereira, que esteve meses e meses na calha para suceder a Rúben Amorim, e contratou Rui Borges, que estava há meses e meses na calha para substituir João Pereira. Concordarão que coisas destas não acontecem todos os dias", pode ler-se no jornal Record.


"Se, amanhã à noite, Frederico Varandas levasse João Pereira ao centro do relvado para receber os agradecimentos dos adeptos do Sporting pela beatitude com que se ofereceu ao martírio seria, certamente, ovacionado. Não tão ovacionado, porém, como foi Ruben Amorim no seu último jogo em Alvalade já de malas feitas para Manchester transformando-se, por vontade da organização, o abandono do penúltimo treinador do Sporting numa cerimónia de euforia de sentido inexplicável", continuou.


"Os árbitros, de quem já toda a gente se tinha esquecido, estão tramados porque voltaram a existir. São os culpados pelos oito pontos perdidos por João Pereira, lê-se e ouve-se por aí. Mas, se a culpa é dos árbitros, era preciso despedir o treinador? É por este cúmulo de insanidades que a equipa de arbitragem do dérbi vai ser a equipa mais constrangida das três equipas em campo", concluiu.

O primeiro jogo de Rui Borges no Sporting está marcado já para o próximo domingo, dia 29 de dezembro, o último deste ano civil. Os leões recebem o Benfica, em partida válida para a 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic, pelas 20h30, no Estádio José Alvalade.



Futebol

Rui Malheiro aponta falhas a Rui Borges, técnico do Sporting

Analista deixou ainda duras críticas a Frederico Varandas, Presidente do Clube de Alvalade, pela forma como geriu a saída de João Pereira

Rui Malheiro aponta lacunas a Rui Borges, técnico do Sporting
Rui Malheiro aponta lacunas a Rui Borges, técnico do Sporting

  |

Icon Comentário0

Rui Malheiro voltou a deixar duras críticas a Frederico Varandas, Presidente do Sporting. O analista desportivo falou ainda sobre Rui Borges, novo treinador do Clube de Alvalade, referindo que, apesar de lhe reconhecer qualidades, diz não ter o "dom da oratória".


"A desastrosa aparição pública de Frederico Varandas na gala dos Prémios Stromp dificilmente traria algo de benévolo ao universo leonino. Ao querer defender João Pereira, o presidente do Sporting fragilizou-o ainda mais, ao divulgar que o técnico não queria arcar tão prematuramente as funções para as quais o elegeu no singular. Além disso, não cooperou em nada para o robustecimento psicológico do plantel, quando sobrevalorizou o apartamento por lesão de jogadores (...), começou por escrever no jornal Record.


"Na apresentação de Rui Borges como novo treinador do Sporting, Varandas materializou um discurso tiritante sem direito a perguntas dos jornalistas. Ao contrário do que é regra, falou mais dos ex-técnicos do que do futuro timoneiro, que ficamos a saber que estava na linha de sucessão de Amorim há um ano. Talvez quando ainda houvesse uma estrutura que não achava que a solução visionária do presidente fosse a melhor para o futuro. A mensagem mais relevante, entre queixas sobre lesões, arbitragens e sobre o legado pesadíssimo de Amorim, é que João Pereira nunca conseguiu ser João Pereira (..), disse, colocando o foco em Rui Borges.


"Rui Borges começou de forma positiva o trajeto como treinador do Sporting. Não tem o dom da oratória, mas não quis ser outra pessoa que não ele. Sem receio de perguntas incómodas, deu respostas curtas, simples e diretas. Mas soube passar mensagens relevantes".

"Não se afundou no "eu" e sobrecarregou no "nós", referindo permanentemente a equipa técnica como responsável pela ascensão meteórica. Mostrou-se bem mais preocupado em passar a ideia e o modelo de jogo que perfilha aos jogadores, referindo que a comodidade – e o diálogo – destes é que vai definir a estrutura e as dinâmicas apresentadas em momento ofensivo e defensivo. O arranque de experiência, com embates diante de Benfica (casa), Vitória (fora), Porto (neutro) é duríssimo e até lhe pode traçar – em caso de insucesso – o futuro perante os adeptos. Rui Borges passou uma mensagem inequívoca de ousadia. O que é positivo, mas nunca será suficiente", concluiu.



Futebol

Mundial de Clubes travou Varandas de contratar técnico para o Sporting

Após saída de João Pereira, Clube de Alvalade tentou contratar outro treinador assumir comando dos leões; Escolha acabou por recair sobre Rui Borges

Abel recusou Sporting, de Varandas, por causa do Mundial de Clubes
Abel recusou Sporting, de Varandas, por causa do Mundial de Clubes

  |

Icon Comentário0

Abel Ferreira foi a primeira opção para o cargo de treinador do Sporting, mas o atual técnico do Palmeiras não se mostrou interessado no convite de Frederico Varandas, uma vez que está focado em disputar o Mundial de Clubes no próximo verão ao serviço do clube brasileiro.


A informação foi avançada pela ESPN Brasil, esta sexta-feira, dia 27 de dezembro, que refere que o treinador português não se prolongou nas conversas com os leões. O Clube de Alvalade terá ainda oferecido um salário muito inferior ao ex-leão, o que inviabilizou o negócio.


Além do mais, Abel Ferreira não pretende regressar tão cedo a Portugal. De resto, o antigo jogador e técnico no emblema leonino pode renovar o contrato com o 'verdão', que originalmente terminaria no final de 2025. Leila Pereira, presidente do clube paulista, pretende prolongar o vínculo até 2027.


Desta forma, Rui Borges foi a escolha da SAD e assinou um vínculo válido até ao dia 30 de junho de 2026, prorrogável até 30 de junho de 2027, ou seja, duas temporadas e meia, com o último ano de cariz opcional. O Sporting pagou mais de 4 milhões de euros pela sua contratação a meio da temporada: 4.1M.

O primeiro jogo de Rui Borges no Sporting está marcado já para o próximo domingo, dia 29 de dezembro, o último deste ano civil. Os leões recebem o Benfica, em partida válida para a 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic, pelas 20h30, no Estádio José Alvalade.



Futebol

Vinda de Rui Borges para o Sporting chega ao Reino Unido: "Merece"

Novo treinador dos leões vai estrear-se no banco do Clube de Alvalade no dérbi frente ao Benfica, a contar para a 16.ª jornada da Liga Portugal Betclic

Gonçalo Franco elogia Rui Borges, novo treinador do Sporting
Gonçalo Franco elogia Rui Borges, novo treinador do Sporting

  |

Icon Comentário0

Gonçalo Franco, médio do Swansea City que foi orientado por Rui Borges no Moreirense, deixa rasgados elogios ao novo treinador do Clube de Alvalade. O jogador de 24 anos refere não estar surpreendido com a evolução do treinador de 43 anos e que o mesmo merece este novo passo na carreira.


"Ao longo da última época, fui-me apercebendo de que ele chegaria muito rapidamente onde chegou agora. Merece-o pelo seu trabalho e pela equipa técnica, que é fantástica, super-amiga dos jogadores e muito transparente nas ideias que passa. Conseguiu criar uma ligação saudável connosco, o que ajudava durante a semana. O resultado foi uma época muito boa", começou por dizer.


"Os resultados falam por si. Ele estava a fazer uma época espetacular no Vitória, que só ficou atrás do Chelsea na fase de liga da Liga Conferência, e agora dá este passo. Estou muito feliz pelo ‘mister’. É uma coisa que acabaria por acontecer naturalmente. Merece e trabalha para isso", atirou Gonçalo Franco.


"O Rui Borges dá a cara e toma as decisões, mas a equipa técnica é um pouco igual a si. A transparência que passa para os atletas é fundamental e foi um ponto-chave para que o Moreirense tivesse sucesso numa época fantástica, em que todos saíram valorizados (...) Percebemos muito bem a ideia do ‘mister’, que é difícil de contrariar, mas muito fácil de entender para os atletas. Jogávamos sempre em ‘4-3-3’, mas, numa primeira fase de pressão, o número ‘10’ juntava-se ao ponta de lança e ficávamos em ‘4-4-2’. Havia muita qualidade no plantel e também nos adaptávamos ao adversário".

"O Rui Borges dá um papel fundamental aos médios nas fases defensiva e ofensiva. Eu, o Ofori e o Alanzinho já nos conhecíamos muito bem, porque tínhamos jogado juntos na II Liga e a nossa relação era ótima dentro e fora do campo (...) Vai chegar lá e tentar retirar o máximo de pressão que os atletas têm tido nestas últimas semanas, pedindo que se divirtam em campo, mas com responsabilidade. Com o tempo, começará a mudar as peças e a aplicar as suas ideias, mas não vai mudar muito para o primeiro jogo, pois criaria ainda mais confusão nos jogadores", rematou Gonçalo Franco.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER


Defesa do Sporting junta-se a Tomás Araújo na visita ao IPO
Futebol

Defesa do Sporting junta-se a Tomás Araújo na visita ao IPO

 

Icon Comentário0
Rui Borges elogiado antes de se estrear pelo Sporting
Futebol

Rui Borges elogiado antes de se estrear pelo Sporting

 

Icon Comentário0
Rui Borges confia que craque do Sporting vai voltar a brilhar
Futebol

Rui Borges confia que craque do Sporting vai voltar a brilhar

 

Icon Comentário0