Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
SeguirFutebol
|
0O Sporting CP venceu, este sábado, 2 de janeiro, o SC Braga, por 2-0. Os golos leoninos foram apontados por Pedro Gonçalves e Matheus Nunes. Num encontro com duas partes totalmente distintas, os leões conseguiram superiorizar-se no segundo tempo, conseguindo alcançar um importante triunfo. Veja AQUI como decorreu o encontro. https://twitter.com/Sporting_CP/status/1345458494259003393?s=20 Com esta vitória – a décima em doze jogos –, a turma de Alvalade segue na liderança isolada da Liga NOS, com 32 pontos, ficando à espera dos resultados de SL Benfica e FC Porto. Os leões voltam a entrar em campo no próxima quinta-feira, 7 de janeiro, pelas 18h30, na visita ao reduto do CD Nacional.
Fotografia de Sporting CP
Estatísticas colocam futebolistas do emblema verde e branco num lugar de foco entre os jogadores do Benfica e do Porto
|
0Os centrais do Sporting, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Zeno Debast e Matheus Reis, estão entre os melhores da Liga no que toca à percentagem de lances ganhos em duelos aéreos defensivos, de acordo com o ranking elaborado pela ‘GoalPoint’. A maioria dos integrantes do plantel leonino destaca-se no top 5.
Entre os colegas de posição do Sporting, Benfica e Porto, surgem respetivamente, na lista: Diomande, com uma taxa de 80% de lances ganhos; Zé Pedro, do Porto, com 72%; Tomás Araújo, do Benfica, com 68%; Gonçalo Inácio, com os mesmos 68%; Zeno Debast, com 67%; Matheus Reis, com igualmente 67%; Nicolas Otamendi, das águias, com 63%; Nehuén Perez, dos dragões, com um registo de 59%; António Silva, do Benfica, com 58%; e, em último lugar, Otávio Ataíde do Porto, com 31%.
Diomande, uma das figuras em destaque no plantel leonino esta temporada, participou em 18 jogos: 12 na Liga Portugal Betclic, um na Supertaça e cinco na Liga dos Campeões, o defesa tem sido peça fundamental na estratégia do plantel. Já Gonçalo Inácio, soma 20 partidas e 1.396 minutos jogados, tendo contribuído com três golos e três assistências.
Outro nome de relevo é Zeno Debast, central que contabiliza 19 jogos oficiais ao serviço do Sporting. Nos 1.251 minutos disputados, o belga somou duas assistências e marcou um golo na Liga dos Campeões – o primeiro da sua carreira, marcando um momento especial na época. Por fim, Matheus Reis também tem deixado a sua marca, nos 1.026 minutos disputados em 19 partidas.
O Sporting volta a entrar em campo esta quarta-feira, dia 18 de dezembro, frente aos açorianos do Santa Clara, em jogo relativo aos oitavos-de-final da Taça de Portugal. O encontro diante da turma liderada por Vasco Matos jogar-se-á às 20h45, no Estádio José Alvalade.
Presidente do Clube de Alvalade voltou a ser criticado pela imprensa, desta vez pela escolha de João Pereira para novo treinador quando o antigo técnico saiu
|
0Nuno Félix, scout e comentador de 'A Bola TV', aproveitou para tecer algumas opiniões acerca do momento atual do Sporting e ainda sobre a escolha de Frederico Varandas em substituir Ruben Amorim com João Pereira ao leme da equipa verde e branca.
"Tentou-se legitimar a escolha (do novo técnico) com a ligação ao antigo treinador, que foi um treinador que quebrou o contrato emocional que tinha com o grupo, e deixou o grupo com um luto de liderança, um luto emocional", começou por explicar Nuno Félix.
O comentador disse, depois: "Estas pessoas passam muito tempo juntos, vivem momentos de grande euforia e de grande depressão juntos, passam mais tempo juntos do que com a família. De repente vai embora um líder inquestionado, um pai, e o grupo entra em luto, e é apresentado ao grupo um melhor amigo: 'Mas olhem, o melhor amigo vem cuidar de vocês'", atirou o scout.
"Não é essa a legitimidade que se quer para uma equipa desta dimensão. Ao dia de hoje, por ventura, teria sido mais sensato ir buscar alguém com créditos firmados de liderança, com um carisma imediatamente reconhecível pelos jogadores do Sporting", prosseguiu.
"Mesmo que isso tivesse um preço a pagar, e que esse preço fosse por em causa a ideia tática de Ruben Amorim. Mas a ideia de Ruben Amorim não é a única ganhadora no futebol", rematou Nuno Félix. Relembrar que Ruben Amorim fez o último jogo no comando dos leões a 10 de novembro, tendo viajado no dia seguinte para Inglaterra. No Sporting, foi João Pereira a pegar na equipa, logo no dia 11 de novembro, mas o início não foi o mais desejado: apesar de uma vitória inicial frente ao Amarante, por 6-0, a equipa perdeu quatro jogos consecutivos: Arsenal, Santa Clara, Moreirense e Club Brugge. Voltou a ganhar, no último encontro, contra o Boavista.
Confira aqui o comentário de Nuno Félix:
Organização que tutela o futebol na Europa não perdoou o Clube de Alvalade e depois de vários avisos aplicou coima aos leões, mas não ficou por aí
|
0O Sporting voltou a ser castigado pela UEFA, devido ao comportamento dos adeptos leoninos durante o jogo frente ao Club Brugge, a contar para a sexta jornada da fase Liga da Liga dos Campeões. Para já, a 'despesa' dos verdes e brancos já chega a níveis estratosféricos.
O organismo que tutela o futebol na Europa reagiu aos acontecimentos com mão pesada: multa de 20 mil euros ao Clube. Com este valor, e acrescentando a época passada, as multas ao Sporting ascendem aos 300 mil euros, o que preocupa a Direção leonina. A pirotecnia será a maior frustração por parte dos leões, que vão tentando evitar a sua entrada nos estádio, com pouco sucesso até agora.
Após o jogo com o Manchester City (vitória por 4-1), os leões receberam uma multa de 37 mil euros, e a SAD fez questão de partilhar um comunicado onde explicava que o Clube já teve de pagar 243 mil euros neste contexto. Afirmaram na altura que "este valor que poderia ser investido no benefício direto dos Sócios e adeptos".
Isto porque nos encontros seguintes - frente a Arsenal, Santa Clara, Moreirense, Club Brugge e Boavista - se assistiu exatamente ao mesmo comportamento por parte de alguns adeptos dos leões. É normal já o desacordo em Alvalade, com o uso dos engenhos pirotécnicos a ser normalmente assobiado por parte do estádio do Sporting quando a equipa joga em casa. Mas nem isso tem impedido que a realidade continue.
A estratégia da Clube verde e branco tem passado, até ver, pela prevenção, com um controlo mais apertado de segurança em relação a estes dispositivos. As medidas têm sido, no entanto, insuficientes, visto que tem continuado a ser notória a presença de engenhos pirotécnicos em Alvalade. Relembre-se que, além desta multa, a UEFA já tinha anunciado o castigo de um jogo à porta fechada - a ser cumprido contra o Leipzig.