Futebol
Como joga Paulo Fonseca? Tudo sobre as ideias do novo treinador do Sporting
03 Nov 2026 | 09:24
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
05 Fev 2024 | 20:47 | Por Redação
Gonçalo Inácio tem feito uma época de excelência ao serviço do Sporting. Fruto das grandes exibições do central verde e branco, são vários os tubarões europeus que o tentam levar de Alvalade. Embora já tenham tentado este mercado de inverno, prometem 'subir a parada' no verão.
Desta feita, é Ekrem Konur, jornalista turco especializado em assuntos relacionados com o mercado de transferências, que garante interesse de gigantes como Real Madrid, PSG, Chelsea, Arsenal e Manchester United no 'camisola 25' de Rúben Amorim.
A mesma fonte garante que os emblemas mencionados darão o tudo por tudo para se ultrapassarem e para proporem ao Sporting o melhor cenário possível de transferência. Deverá ser uma das tradicionais 'novelas' da próxima janela de mercado, que abrirá aquando do final da temporada.
O internacional português do Clube de Alvalade tem gerado cada vez mais cobiça internacional e deverá abandonar os quadros verdes e brancos no final da presente época, mas esteve com pé e meio de fora do Sporting no passado dia 1 de fevereiro, depois de uma proposta elaborada pelo Newcastle.
Gonçalo Inácio, recorde-se, renovou contrato com os leões no passado mês de agosto. O novo vínculo, que tem duração até junho de 2027, serviu para defender os verdes e brancos de uma eventual perda do central, que passou a contar com uma cláusula de rescisão maior (era de 45 milhões).
Esta temporada, o jovem central – avaliado em 40 milhões de euros – regista 29 jogos (2.256 minutos) pelo Sporting, tendo feito o gosto ao pé em três ocasiões – frente ao Vitória de Guimarães e um bis diante do Sturm Graz, na Liga Europa. Para já não soma assistências, mas é peça fundamental da turma de Amorim.
Confira:
https://twitter.com/Ekremkonur/status/1754488280286990805
Comentador televisivo falou da saída do técnico de Mirandela do Clube de Alvalade e não teve papas na língua para disparar contra Frederico Varandas
03 Nov 2026 | 11:32 | Por Redação
A saída de Rui Borges do comando técnico do Sporting continua a motivar várias reações no universo desportivo pela sua complexidade. Vítor Pinto revelou que Paulo Fonseca nunca ligou ao técnico mirandelense e o Clube leonino já anda há procura de um novo treinador desde meados de outubro.
V. Pinto: "Paulo Fonseca nunca contactou Rui Borges"
"Paulo Fonseca nunca contactou Rui Borges, nem por chamada telefónica, nem por mensagem. Portanto, nunca houve um contacto entre os treinadores. O Sporting está ativamente à procura de treinador há três semanas", disse, no canal NOW.
De seguida, o comentador começou a disparar contra Frederico Varandas. "Sabem o que é grave? Sabendo que o Sporting está há três semanas à procura de treinador, vamos descobrir que o princípio do fim de Rui Borges foi o empate com o Arouca. Dias depois, Frederico Varandas veio dizer que nunca ia despedir um treinador ao fim de sete jogos", falou.
V. Pinto: "Só faltou encomendarem o lanchinho"
Vítor Pinto continuou a criticar o presidente leonino e utilizou uma expressão curiosa. "Neste domingo, o treinador que ia ser despedido esteve reunido ao mesmo tempo que o seu sucessor (Paulo Fonseca) estava a jogar. Só faltou encomendarem o lanchinho e assistirem ao jogo dele. Isto é inacreditável", disparou.
Rui Borges chegou a Alvalade em dezembro de 2024, depois da saída de João Pereira, que tinha sucedido a Ruben Amorim. Na primeira temporada ao serviço dos leões, o treinador conquistou um Campeonato Nacional e uma Taça de Portugal, deixando dois títulos no seu percurso pelo Clube.
Extremo australiano tem vindo a ganhar maior protagonismo no decorrer das últimas semanas ao serviço dos leões e novidade vem acalmar ânimos
03 Nov 2026 | 11:18 | Por Maria Pinto Jorge
O Sporting recebeu uma boa notícia relativamente a Nestory Irankunda. O extremo australiano já não vai desfalcar os verdes e brancos entre janeiro e fevereiro de 2027, depois de a Confederação Asiática de Futebol ter decidido adiar a Taça Asiática por quase um ano devido ao conflito no Médio Oriente e às preocupações de segurança na Arábia Saudita.
A competição estava inicialmente agendada para decorrer entre 7 de janeiro e 5 de fevereiro de 2027, período durante o qual Irankunda poderia ficar afastado das opções do Sporting caso fosse convocado pela Austrália. As novas datas apontam agora para um início a 23 de dezembro de 2027 e final a 21 de janeiro de 2028, estando ainda dependentes de aprovação da FIFA.
O adiamento acaba por ser particularmente positivo para o Sporting, que deixa de correr o risco de perder uma das soluções para as alas numa fase importante da temporada. Irankunda é presença habitual nas escolhas da seleção australiana e, mantendo-se o calendário anterior, seria um dos principais candidatos a integrar a convocatória para o torneio.
A decisão da AFC coloca assim um ponto final na incerteza que se arrastava há vários meses. Apesar de os responsáveis sauditas terem divulgado recentemente os horários e o calendário definitivo da competição, os recentes ataques na Arábia Saudita e as preocupações em torno da segurança acabaram por levar ao adiamento.
O torneio continuará previsto para contar com 24 seleções e terá jogos em oito estádios distribuídos por Riade, Jidá e Khobar. Para o Sporting, a principal consequência é imediata: Irankunda ficará, à partida, disponível no arranque de 2027, evitando uma ausência prolongada numa altura em que o australiano tem ganho cada vez mais espaço na equipa leonina.
Treinador do Benfica foi questionado sobre os mais recentes acontecimentos no Clube de Alvalade, após a partida das águias diante do Alverca
03 Nov 2026 | 10:47 | Por Redação
Marco Silva deixou uma mensagem de apoio a Rui Borges numa altura em que o treinador está de saída do Sporting. O técnico do Benfica evitou fazer uma análise à decisão tomada em Alvalade, mas fez questão de manifestar solidariedade para com o colega de profissão.
As declarações surgiram após o triunfo por 1-0 frente ao Alverca, quando Marco Silva foi questionado sobre a saída de Rui Borges do comando técnico dos leões. Apesar da ligação passada ao Sporting, o treinador preferiu centrar a resposta na relação pessoal que mantém com o agora ex-técnico verde e branco.
Marco Silva: "Apenas mando um abraço ao Rui"
"Não vou fazer nenhum comentário. É uma pessoa que conheço muito bem. Apenas mando um abraço ao Rui, ele sabe muito bem o que tem de fazer para a sua carreira, é uma pessoa muito inteligente", afirmou Marco Silva, deixando palavras de confiança no futuro de Rui Borges.
O treinador acrescentou que este tipo de momento deve ser encarado com solidariedade entre profissionais. "Quando acontece isto [despedimento], temos de mandar um abraço ao colega de profissão, independentemente do clube. Faz parte".
Rui Borges prepara-se para deixar oficialmente o Sporting, terminando a ligação ao comando técnico dos leões numa fase de forte pressão em torno dos resultados. Paulo Fonseca será o homem que se segue em Alvalade, preparando-se para assinar um contrato até 2030.