
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Sporting e Benfica seguem taco-a-taco na luta pelo conquista do campeonato. Os rivais encontram-se muito próximos nos dois primeiros lugares da classificação, com vantagem de dois pontos para o clube da Luz. Marcelo Cipriano, ex-jogador dos encarnados, considera que a luta pelo título vai ser renhida até final e espera muito equilíbrio.
Em declarações ao jornal Record, o ex-avançado luso-brasileiro - retirado dos relvados desde 2004 – diz que “tanto Benfica como Sporting perderão muitos poucos pontos até final do campeonato”. Por isso, o dérbi marcado para a 33.ª e penúltima jornada do campeonato, no Estádio da Luz, é o jogo que vai “decidir” as contas do título, num duelo agendado para o próximo dia 10 de maio (sábado), às 18h00.
Marcelo Cipriano pronunciou-se também sobre as decisões da Taça de Portugal e prevê que os dois emblemas meçam forças na final do Jamor. “O Sporting vai conseguir passar o Rio Ave e encontrará o Benfica na final”, afirma o ex-jogador, agora com 55 anos, acreditando que as águias vão ultrapassar o Tirsense – dois clubes que representou enquanto jogador – na outra meia-final da competição.
Ao longo da sua carreira, Marcelo Cipriano defrontou o Sporting num total de oito ocasiões, ao serviço de Gil Vicente, Tirsense, Benfica e Académica. Apesar de jogar na frente do ataque, nunca conseguiu marcar qualquer golo aos verdes e brancos.
Em Portugal, Marcelo Cipriano jogou também no Beira-Mar, Sertanense e Feirense. No estrangeiro, representou os espanhóis do Alavés e os ingleses do Sheffield United, Birmingham City e Walsall. Em todo o seu percurso como futebolista, o ex-avançado marcou 128 golos, em 441 jogos oficiais.
Futebolista contratado por Frederico Varandas passou período complicado e explica como conseguiu ultrapassar dificuldades fora das quatro linhas
|
O Sporting oficializou recentemente as contratações de Alisson Santos e Giorgi Kochorasvhili para a próxima temporada. O médio georgiano participou recentemente numa colaboração do Levante com o Grupo de Saúde Ribeiro, apelidada de Sentir a Camisola e revelou algumas dificuldades ao longo da carreira.
"Comecei a ser seguido por uma psicóloga em 2021, porque não estava a desfrutar no campo quando como era criança e era isso que queria sentir. Sai do mau país muito jovem [em 2017, com 18 anos ] e sentia que os meus pais dependiam do meu êxito. Era um fardo de pressão enorme e constante", explicou.
Kochorashvili recorda que "quando chegava a casa só falava de futebol, do jogo... Até que a minha psicóloga me proibiu de falar de futebol com os meus pais". O médio explica que "também houve uma época [2023/24]" na qual esteve lesionado, mas utilizou "meditação e a recuperação mental para ultrapassar esses problemas".
"Passei a falar apenas do meu quotidiano - e, sim, é algo libertador. Hoje em dia é determinante trabalhar a parte mental quando estás bem, não apenas quando te sentes mal. É determinante partilhares aquilo que estás a pensar, sempre. Hoje sei para onde transportar a tensão e quem me acompanhou neste processo [a sua psicóloga] voltou a dar-me vida. Sinto que neste momento consigo controlar muito bem todos os momentos", confessou o reforço do Sporting.
Esta temporada, com a camisola do Levante, Giorgi Kochorashvili – avaliado em 4 milhões de euros – leva 27 encontros, todos eles na segunda divisão espanhola. Ao todo, nos 2.177 minutos que disputou, o internacional georgiano marcou seis golos e fez quatro assistências.
Desejos do jogador são difíceis de cumprir para os red devils, mas há solução para atingir condições apresentadas pelo futebolista
|
O Manchester United quer um novo avançado para 2025/26. Liam Delap, do Ipswich, é um dos nomes em lista de Ruben Amorim - a par de Viktor Gyokeres, goleador do Sporting - mas o técnico poderá ter dificuldades em contratar o inglês, devido aos maus resultados dos red devils.
Segundo informação avançada pela rádio talkSPORT, Delap tenciona reforçar um clube que dispute a Liga dos Campeões. O Manchester United não conseguirá atingir a prova milionária da UEFA através da classificação na Premier League, mas nada está perdido.
Caso vença a Liga Europa, Ruben Amorim qualifica o emblema de Old Trafford para a próxima edição da Champions de forma direta. No entanto, o técnico está 'obrigado' a triunfar, caso contrário será muito complicada uma atuação profícua no mercado.
A mesma fonte garante que, além do Manchester United, o Chelsea segue de perto o avançado. Fora de Inglaterra, Leipzig e Frankfurt têm interesse em levar o jogador para a Bundesliga. Vale recordar que o ponta de lança chegou a ser associado ao Sporting, mas os leões nunca avançaram.
Liam Delap - avaliado em 35 milhões de euros - está a cumprir a sua primeira temporada pelo Ipswich Town. O avançado disputou, até ao momento, 33 partidas, perfazendo o total de 2.372 minutos: 30 encontros na Premier League, dois na Taça de Inglaterra e um na Taça da Liga. No total, marcou 12 golos e fez duas assistências.
Com a temporada prestes a terminar, rumores de possíveis transferências vão ganhando força e Clube de Alvalade aguarda novidades
|
O Bayern Munique de João Palhinha e Eric Dier, ex Sporting, perdeu 2-1 diante do Inter, na Liga dos Campeões. Lautaro Martínez fez o primeiro do encontro e deu vantagem aos italianos na Allianz Arena. No entanto, o internacional argentino é motivo de destaque pelo interesse do Arsenal, que tem estado a negociar Viktor Gyokeres.
Os gunners vão reforçar a frente de ataque, sendo praticamente certa a contratação de um ponta de lança. Segundo o Fichajes - portal espanhol especializado em assuntos relacionados com o mercado, a formação londrina chega aos 145 milhões de euros pelo ponta de lança.
A possível chegada de El Toro ao Emirates, especialmente pelo valor mencionado, afasta Viktor Gyokeres de uma mudança para a equipa comandada por Mikel Arteta que, de acordo com informações recentes, lidera a corrida pelo 'camisola 9' do Sporting.
Ainda antes da partida, foi avançado que Hasan Çetinkaya, agente do sueco, iria assistir 'in loco' ao Arsenal - Real Madrid, tendo viajado para Londres para ouvir propostas dos gunners pelo craque do Sporting. Andrea Berta, novo diretor desportivo dos ingleses, terá sido responsável pelo convite.
Esta temporada, com a camisola do Sporting, Viktor Gyokeres – avaliado em 75 milhões de euros – leva 44 encontros: 27 na Liga Portugal Betclic, oito na Liga dos Campeões, cinco na Taça de Portugal, três na Taça da Liga e outro na Supertaça Cândido de Oliveira. Nos 3.522 minutos em que esteve em campo, o sueco marcou 44 golos e fez 11 assistências.
Confira a publicação: