Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

Marco Ferreira acaba com todas as dúvidas sobre o penálti no Sporting - Estoril: "É deliberado"

Especialista de arbitragem do jornal 'Record' colocou um ponto final na discussão à volta da grande penalidade assinalada a favor dos verdes e brancos

Marco Ferreira, do 'Record' colocou um ponto final na discussão à volta da grande penalidade assinalada a favor do Sporting, contra o Estoril
Marco Ferreira, do 'Record' colocou um ponto final na discussão à volta da grande penalidade assinalada a favor do Sporting, contra o Estoril

05 Mar 2025 | 16:43 |

Icon Comentário0

O Sporting venceu, na passada segunda feira, dia 3 de março, o conjunto do Estoril, por 3-1, em Alvalade. O jogo, que marcou a primeira vez que Rui Borges atingiu duas vitórias consecutivas com os leões, voltou a ficar marcado por alguns casos de arbitragem, e muito se escreveu sobre o penálti assinalado a favor dos verdes e brancos, já perto do fim da partida. Marco Ferreira, especialista de arbitragem do jornal 'Record', comentou o lance.


Para o antigo árbitro, não há dúvidas em relação à leitura do lance: "O jogador, ao cair, está com o braço e palma da mão virado para o relvado, e está focado na bola. Se ele mantém o braço na mesma posição da queda, estaríamos a analisar uma situação de bola no braço. Mas há aquele instinto que ele teve de tirar a mão do relvado e movimentá-la na direção da bola", começou por explicar.


Prosseguiu: "É este movimento que o arbitro entende que é deliberado e controlado. E só por isso decide mostrar o cartão vermelho. Se não existisse intenção deliberada, seria cartão amarelo. Mas o árbitro decidiu que é deliberado, e eu concordo, e sendo deliberado, justifica-se o cartão vermelho", concluiu, depois, Marco Ferreira.


O especialista de arbitragem do jornal português, e antigo árbitro do campeonato nacional, fez, de seguida, a explicação técnica da decisão, clarificando os termos da volumetria, e a diferença entre mão na bola, ou bola na mão.

"Se considera o toque involuntário, não pode marcar penálti. Só é, porque há uma ação em que o jogador podia ter evitado o contacto, mas faz o contato. Aqui não se coloca a questão da volumetria, porque é uma queda, o penálti só existe porque há aquele movimento final. Se fosse involuntário, não poderia haver marcação de grande penalidade", rematou Marco Ferreira, terminando com as dúvidas em relação ao lance que terminou com golo de Viktor Gyokeres.



Futebol

Sporting regressa ao mercado e identifica alternativa a Maxi Araújo

Responsáveis leoninos pretendem dar a Rui Borges um reforço para a lateral-esquerda e esta acaba por ser uma das prioridades do defeso

A saída de Ricardo Mangas para o Monza reforçou a necessidade de o Sporting contratar um lateral-esquerdo. Maxi Araújo é, nesta altura, a única opção de raiz
A saída de Ricardo Mangas para o Monza reforçou a necessidade de o Sporting contratar um lateral-esquerdo. Maxi Araújo é, nesta altura, a única opção de raiz

27 Jul 2026 | 13:19 |

Icon Comentário0

A saída de Ricardo Mangas para o Monza reforçou a necessidade de o Sporting contratar um lateral-esquerdo. Maxi Araújo é, nesta altura, a única opção de raiz disponível para a posição, pelo que a estrutura leonina pretende fechar mais uma solução neste mercado.


Segundo o jornal Record, os responsáveis verdes e brancos procuram um jogador jovem e com características semelhantes às do internacional uruguaio. A ideia passa por garantir um lateral com qualidade imediata, mas também com margem de progressão para poder assumir a titularidade no futuro.


A velocidade é um dos requisitos considerados fundamentais. Apesar de o Sporting passar grande parte dos encontros da Liga em organização ofensiva e com mais posse de bola, Rui Borges pretende uma solução capaz de recuperar rapidamente a posição e travar as transições dos adversários.


O novo reforço terá ainda de apresentar segurança defensiva, entrega e capacidade de luta, sem deixar de acrescentar qualidade no ataque. A estrutura quer um jogador que consiga dar profundidade ao corredor esquerdo, sobretudo porque Iván Fresneda, do lado contrário, apresenta um perfil mais defensivo.

A chegada a Alvalade será encarada como uma aposta de médio prazo. Maxi Araújo - que vai renovar com o Sporting - deverá continuar como titular em 2026/27, permitindo ao reforço adaptar-se às ideias de Rui Borges, ganhar experiência na Liga dos Campeões e preparar-se para assumir o lugar caso o uruguaio deixe o Sporting na temporada seguinte.



Futebol

Sporting leva nega da Lazio por alvo para a defesa

Estrutura do Clube de Alvalade terá tentado a contratação do jogador do emblema italiano, mas processo não decorreu da melhor forma

Sporting tentou garantir a contratação de Oliver Provstgaard para reforçar o eixo defensivo, mas a Lazio terá rejeitado a proposta apresentada pelos leões
Sporting tentou garantir a contratação de Oliver Provstgaard para reforçar o eixo defensivo, mas a Lazio terá rejeitado a proposta apresentada pelos leões

27 Jul 2026 | 12:37 |

Icon Comentário0

O Sporting tentou garantir a contratação de Oliver Provstgaard para reforçar o eixo defensivo, mas a Lazio terá rejeitado a proposta apresentada pelos verdes e brancos. O central dinamarquês, de 22 anos, é considerado inegociável pelo emblema romano.


Segundo o The Laziali, os responsáveis italianos retiraram o defesa do mercado e não têm intenção de analisar novas abordagens pelo jogador. Com 1,94 metros e 89 quilos, Provstgaard tem vindo a ganhar cada vez mais importância nas opções da equipa principal.


O interesse leonino surge numa altura de profunda renovação da defesa. Depois da contratação de Ibrahima Ba ao Famalicão e perante a saída iminente de Ousmane Diomande para o Nottingham Forest, a estrutura do Sporting continua atenta a oportunidades para reforçar o setor.


A Lazio conseguiu equilibrar as contas com a transferência de Mario Gila para o AC Milan, de Ruben Amorim, por cerca de 30 milhões de euros. Desta forma, o clube italiano deixou de ter necessidade imediata de vender outros jogadores e fechou a porta à saída do internacional jovem dinamarquês.

Oliver Provstgaard chegou à Lazio em janeiro de 2025, proveniente do Vejle, por cerca de 4,5 milhões de euros. O central assinou inicialmente até 2029, mas renovou recentemente o vínculo até junho de 2031, passando a receber mais de um milhão de euros por temporada.


Confira a publicação:



Futebol

Rui Borges já tomou decisão definitiva sobre dois casos no Sporting

Treinador dos verdes e brancos observou os jogadores nesta pré-temporada e até deu minutos para que pudessem mostrar na equipa principal

Flávio Gonçalves e Rafael Nel garantiram um lugar em definitivo no plantel principal do Sporting por decisão de Rui Borges
Flávio Gonçalves e Rafael Nel garantiram um lugar em definitivo no plantel principal do Sporting por decisão de Rui Borges

27 Jul 2026 | 12:00 |

Icon Comentário0

Flávio Gonçalves e Rafael Nel garantiram um lugar em definitivo no plantel principal do Sporting para a temporada 2026/27. Dos oito jovens da formação chamados por Rui Borges para o estágio de pré-época em Lagos, apenas a dupla ofensiva resistiu ao último corte.


Segundo o jornal A Bola, a presença dos dois jogadores entre os 30 futebolistas apresentados aos adeptos no Troféu Cinco Violinos representa uma promoção plena. Ambos passam a trabalhar e a competir regularmente com a equipa A, enquanto os restantes jovens deverão alternar entre o conjunto principal e a equipa B.


O rendimento apresentado durante a preparação foi determinante para a decisão de Rui Borges. Flávio Gonçalves impressionou pela irreverência, velocidade e capacidade de desequilíbrio, enquanto Rafael Nel voltou a destacar-se pela intensidade, disponibilidade física e entrega demonstradas nos treinos e nos particulares.


Nel reforçou a candidatura a um lugar no ataque ao voltar a marcar frente ao Mónaco. Com Fotis Ioannidis ainda à procura do melhor ritmo competitivo e Luis Suárez reintegrado mais tarde devido à participação no Mundial, o avançado formado em Alcochete surge como uma alternativa válida para o início da época, 'fugindo' ao empréstimo inicialmente equacionado.

Flávio Gonçalves também parte bem posicionado para conquistar minutos no corredor esquerdo. O jovem foi titular diante de Celtic, Estrasburgo e Mónaco e poderá mesmo integrar o onze no primeiro encontro oficial, apesar da concorrência de Jesse Derry e da intenção do Sporting em contratar mais um extremo.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Afinal, Pedro Gonçalves ainda poderá voltar a jogar pelo Sporting
Futebol

Afinal, Pedro Gonçalves ainda poderá voltar a jogar pelo Sporting

27 Jul 2026 | 10:11

Icon Comentário0
Médio que não conta para o Sporting já pode ter encontrado clube
Futebol

Médio que não conta para o Sporting já pode ter encontrado clube

27 Jul 2026 | 09:39

Icon Comentário0
Watford quer fazer o maior encaixe possível com Irankunda e deixa Sporting à espera
Futebol

Watford quer fazer o maior encaixe possível com Irankunda e deixa Sporting à espera

27 Jul 2026 | 09:23

Icon Comentário0