Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

MÁRIO JARDEL 'DESFAZ' TEMPORADA DO SPORTING E DEIXA RECADO A AMORIM: "ÉPOCA ESTÁ PRATICAMENTE PERDIDA"

Antigo goleador do Clube de Alvalade lançou partida da Liga Europa contra um adversário que bem conhece

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

22 Fev 2023 | 08:12 |

Icon Comentário0

Mário Jardel, antigo goleador do Sporting, sabe muito bem como é defrontar - e vencer - o Midtjylland. Em véspera de viagem dos leões à Dinamarca, o ex-jogador do Clube de Alvalade recordou a sua experiência, fez os seus prognósticos para o jogo e comentou a temporada leonina.


'Super Mário' lembrou, a viva voz, o dia em que viajou para a Dinamarca para disputar a primeira eliminatória da Taça UEFA, em 2001/2002, mas sem... jogar. A 11 de setembro de 2001, enquanto os leões voavam até ao local do jogo, deu-se uma sequência de ataques terroristas nos Estados Unidos.


"Não se falava de outra coisa, é impossível esquecer", começou por dizer, em declarações ao jornal Record, continuando. "Viajámos precisamente no dia 11. O jogo de lá ia ser a 13, mas teve de ser adiado por causa do ataque às Torres Gémeas. Jogámos na Dinamarca uma semana depois", realçou.


No caso, Jardel acabou mesmo por ser uma das principais figuras leoninos que ajudaram a garantir o apuramento frente aos dinamarqueses, que o Sporting acabaria por vencer por 3-0, com golos de Phil Babb, Beto e, claro, Jardel: "Lembro-me que fizemos um grande jogo e eu marquei um grande golo de cabeça", contou.  Mais tarde, os verdes e brancos eliminar o emblema nórdico com vitórias por 3-0 e 3-2.

Sobre a atualidade verde e branca, o antigo jogador dos leões comentou a primeira mão do play-off de acesso aos oitavos-de-final da Liga Europa, que terminou em empate a uma bola, em Alvalade: "Vi os melhores momentos do jogo da primeira mão. O Sporting tem equipa para ganhar lá, sem dúvida. Acredito que o vai fazer", confessou.


Em modo de conclusão, Jardel comentou a temporada que está a ser realizada pelos comandados de Rúben Amorim e deu o mote para o que falta disputar.

"A época está praticamente perdida, sim. O Sporting terá de lutar por uma vaga na Champions. Se esperava mais? Todos os sportinguistas esperavam mais mas, como disse o treinador, há que lutar pelo que está ao alcance, que é um lugar na Champions", finalizou.

Jardel deixou grandes marcas em Alvalade: em 63 jogos, o ponta de lança brasileiro marcou uns incríveis 67 golos, tendo apontado ainda 11 assistências. Números que os Sportinguistas não esquecem e que valeram ao Clube de Alvalade uma Supertaça, uma Taça de Portugal e um Campeonato Nacional.

Sporting e Midtjylland entram em campo esta quinta-feira, dia 23 de fevereiro, pelas 17h45.


Futebol

Transfermarkt atualiza valores e há dois tombos dos grandes no Sporting

Queda entre os mais valiosos da Liga Portugal Betclic acaba por ser destaque para dupla de jogadores do Clube de Alvalade

Gonçalo Inácio e Morten Hjulmand, do Sporting, desvalorizaram 5 milhões de euros com a nova atualização de valores de mercado do Transfermarkt
Gonçalo Inácio e Morten Hjulmand, do Sporting, desvalorizaram 5 milhões de euros com a nova atualização de valores de mercado do Transfermarkt

19 Mar 2026 | 14:18 |

Icon Comentário0

A mais recente atualização do Transfermarkt não trouxe apenas subidas, como foi o caso de Luis Suárez. Também houve perdas relevantes e algumas delas bem pesadas no Sporting, como foi o caso de Morten Hjulmand, mas não só.


Desde logo, dois dos jogadores mais valiosos da Liga viram a sua cotação cair. Morten Hjulmand e Samu Aghehowa (Porto) perderam ambos 5 milhões de euros e passam agora a estar avaliados em 45 milhões. Ainda assim, continuam no topo do campeonato, mas agora acompanhados por Ousmane Diomande, que manteve a mesma avaliação.


No caso do capitão do Sporting, a descida não apaga a importância que continua a ter na equipa - como ficou bem visível na exibição frente ao Bodø/Glimt -, mas reflete alguma irregularidade ao longo da época, com momentos de menor fulgor que pesaram nesta revisão.


Outro nome em destaque pela negativa é Gonçalo Inácio. O central também desvalorizou 5 milhões de euros, passando a estar cotado em 40 milhões. Aqui, o motivo prende-se mais com o rendimento exibicional: não tem mostrado o mesmo nível de épocas anteriores, o que reduz, para já, a perceção de que possa protagonizar uma grande transferência no próximo mercado.

Além destes, há ainda outros casos no plantel do Sporting. Geovany Quenda perdeu valor muito por culpa da longa paragem desde dezembro, enquanto Pedro Gonçalves também foi penalizado por uma época marcada por problemas físicos e falta de continuidade.



Futebol

Após as críticas a Rui Borges no Sporting, Bernardo Ribeiro frisa: "Há muito mérito dele, mas..."

Diretor do Jornal Record teceu comentários sobre a exibição do Clube de Alvalade diante do Bodo/Glimt, da segunda mão dos 'oitavos' da Champions League

Bernardo Ribeiro enalteceu o trabalho de Rui Borges no Sporting - Bodo/Glimt, que qualificou os leões para os "quartos" da Champions
Bernardo Ribeiro enalteceu o trabalho de Rui Borges no Sporting - Bodo/Glimt, que qualificou os leões para os "quartos" da Champions

19 Mar 2026 | 14:04 |

Icon Comentário0

Após ter duvidado da passagem dos leões aos quartos de final da Liga dos Campeões, Bernardo Ribeiro deixou anotações positivas ao trabalho de Rui Borges no confronto diante do Bodo/Glimt, da segunda mão dos 'oitavos' da prova milionária.


Bernardo Ribeiro: "Há muito mérito do treinador"


"Acho que há muito mérito do treinador, um bocadinho como achei que também houve demérito na forma como o Sporting abordou o jogo contra o Bodo/Glimt, na primeira mão. Foi exatamente o contrário neste jogo", disse, para o Jornal Record.


O diretor do mesmo órgão comunicacional exaltou também o trabalho do Clube para promover este jogo. "A estrutura e a comunicação empenharam-se, fez com que o público se empenhasse. O Sporting criou um clima para que isto acontecesse", expressou.

Bernardo Ribeiro: "O Sporting fez um jogo assombroso"


Bernardo Ribeiro conclui ao dizer que o Sporting não deu hipóteses ao adversário. "O Sporting fez um jogo assombroso de tosos os pontos de vista, não fez um bom jogo, o Sporting esmigalhou o Bodo/Glimt, que foi quase inexistente", concluiu.

Vale lembrar que o Sporting já sabe as datas dos 'quartos' contra o Arsenal. O primeiro duelo será em Lisboa, no Estádio José Alvalade, no dia 7 de abril, com início às 20h00. A segunda mão joga-se em Inglaterra, no terreno dos "Gunners", a 15 de abril, também às 20h00.


Futebol

Champions cria grande problema ao Sporting: "Regulamentos da Liga não previram"

Clube de Alvalade prepara-se para entrar numa fase de várias partidas por disputar, mas continua a existir um problema por solucionar

Continuidade do Sporting na UEFA Champions League trouxe um “bónus” desportivo, mas também um verdadeiro quebra-cabeças no calendário
Continuidade do Sporting na UEFA Champions League trouxe um “bónus” desportivo, mas também um verdadeiro quebra-cabeças no calendário

19 Mar 2026 | 13:37 |

Icon Comentário0

A continuidade do Sporting na UEFA Champions League trouxe um “bónus” desportivo, mas também um verdadeiro quebra-cabeças no calendário. Com o apuramento para os quartos de final, abril fica completamente preenchido para a equipa de Rui Borges, que passa a ter jogos praticamente de três em três dias, incluindo uma sequência exigente frente a Arsenal, Porto e Benfica.


Este cenário não complica apenas a gestão física do plantel dos leões - cria também um problema direto para a Liga Portugal, que ainda não encontrou espaço para reagendar o jogo com o Tondela, adiado no último fim de semana.


O regulamento é claro: na segunda volta, partidas adiadas devem ser realizadas no prazo de quatro semanas. Mas, neste caso, isso torna-se praticamente impossível de cumprir. O calendário do Sporting está tão apertado que nem os períodos mínimos de descanso previstos são assegurados.


Segundo o especialista em Direito do Desporto Pedro Mota Pinho, estamos perante uma situação que o regulamento não previu - algo compreensível, tendo em conta o grau de complexidade que isso implicaria. Ainda assim, há margem para interpretação. A solução poderá passar por aplicar o conceito de “força maior”, permitindo alargar o prazo e encaixar o jogo até seis semanas depois. Isso daria alguma folga à Liga para encontrar uma data viável.

Mesmo assim, tudo depende do percurso europeu. Se o Sporting for eliminado nos quartos, a primeira janela livre surge apenas a 28 ou 29 de abril. Mas se seguir para as meias-finais, o cenário complica ainda mais, podendo empurrar o jogo com o Tondela para uma fase muito avançada do campeonato - possivelmente entre a penúltima e a última jornada.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Trincão é destaque em Espanha e já se falam em propostas a chegar ao Sporting
Futebol

Trincão é destaque em Espanha e já se falam em propostas a chegar ao Sporting

19 Mar 2026 | 13:20

Icon Comentário0
Atenção, Rui Borges! Craque do Sporting está em altas e valoriza 6 milhões de euros
Futebol

Atenção, Rui Borges! Craque do Sporting está em altas e valoriza 6 milhões de euros

19 Mar 2026 | 12:51

Icon Comentário0
Sporting teve 'trunfo' precioso para chegar até aos 'quartos' da Liga dos Campeões; Saiba qual
Futebol

Sporting teve 'trunfo' precioso para chegar até aos 'quartos' da Liga dos Campeões; Saiba qual

19 Mar 2026 | 12:38

Icon Comentário0