
Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!
Futebol
|
Rúben Amorim, treinador do Sporting, foi esta terça-feira, dia 20 de fevereiro, colocado na rota do Brighton pela CNN Portugal. Em causa está o facto de Roberto De Zerbi, atual técnico dos ingleses, estar na mira do Barcelona e Liverpool, o que aumenta o interesse no timoneiro do Clube de Alvalade.
Recorde-se que Rúben Amorim tem sido apontado também ao Liverpool, por conta da saída de Jurgen Klopp do cargo, e a sua cobiça internacional vai ganhando cada vez mais força. Ainda assim, o líder dos verdes e brancos tem contrato até junho de 2026 e uma cláusula de 20 milhões de euros para os emblemas estrangeiros. Frederico Varandas, líder do Clube de Alvalade, já deixou assente que só por esse valor é que Amorim irá abandonar os verdes e brancos.
Lembrar que, para lá do Liverpool, Rúben Amorim tinha sido apontado ao comando técnico do Barcelona, mas Deco acabou por afastar essa possibilidade: “Sei que Rúben Amorim está a fazer um bom trabalho no Sporting e que, além disso, joga com um estilo semelhante ao nosso. Mas também tem muito pouca experiência”.
Rúben Amorim chegou ao Sporting em março de 2020, oriundo do Braga, a troco de uma verba a rondar os 10 milhões de euros. Desde então, o técnico liderou os leões em 194 encontros, tendo vencido 136, empatado 28, perdido 30 e conquistado um Campeonato Nacional (2020/21), duas Taças da Liga (2020/21 e 2021/22) e uma Supertaça Cândido de Oliveira (2021).
O Sporting volta a entrar em campo na próxima quinta-feira, dia 22 de fevereiro, na receção ao Young Boys. O jogo diz respeito à segunda mão do playoff da Liga Europa. O encontro diante da turma helvética está marcado para as 20h00, em Alvalade. De recordar que os leões venceram o primeiro encontro da eliminatória por 3-1, na Suíça.
Jogador pode estar muito perto de reforçar o plantel verde e branco, e o Presidente dos leões está atento à situação e pronto para avançar
|
Com a equipa principal do Sporting focada na luta pelo título nacional, a Direção dos leões, dirigida por Frederico Varandas, já vai pensando no plantel verde e branco para a próxima temporada. Nesse sentido, o Clube de Alvalade pode estar muito perto de garantir mais um reforço para Rui Borges: falamos de Álvaro Brito Cenalmor.
O jogador é um jovem defesa central de 16 anos, que se encontra, neste momento, a fazer testes na Academia Cristiano Ronaldo, tal como aconteceu com Diego Guerra. Cumpre um período à experiência em Alcochete onde os responsáveis leoninos vão avaliar o jogador e decidir se vale a pena o investimento.
O jogador, que atua como defesa central, e que tem apenas 16 anos de idade, já impressiona devido a uma fator em específico: a sua altura. Neste momento, já conta com 1,86m, número que deve ainda aumentar, uma vez que o atleta ainda se encontra em fase de crescimento.
Álvaro Brito Cenalmor tem dupla nacionalidade, portuguesa e espanhola, e chega ao Sporting proveniente da equipa sub 17 do Swift Hesperange. Já, foi, de resto, convidado para representar as seleções jovens do Luxemburgo, mas ainda não o fez porque o sonho é jogar por uma das nações ibéricas.
Resta ainda acrescentar que, entre 2015 e 2021, o jogador competiu e desenvolveu-se nos Estados Unidos da América, circunstância que se prendeu com a situação profissional dos seus pais, que obrigou a uma mudança para esse país.
Equipa às ordens do treinador de Mirandela terá sido surpreendida com a situação, que aconteceu na Academia Cristiano Ronaldo a semana passada
|
O Sporting entrou em campo no passado sábado, dia 12 de abril, para defrontar a equipa do Santa Clara, em encontro referente à 29ª. jornada da Liga Portugal Betclic. Os verdes e brancos derrotaram os açorianos por 1-0, mas a semana também ficou marcada por outra situação, que terá ocorrido na quinta feira antes desse encontro.
O plantel do Sporting foi obrigado a realizar testes anti-doping. Como já referimos, a situação ter-se-á precipitado na quinta feira anterior ao jogo contra o Santa Clara, ou seja, no dia 10 de abril. Presumivelmente, terá acontecido na Academia Cristiano Ronaldo, centro de trabalhos do plantel principal dos leões.
A informação foi avançada por Ricardo Tavares, no programa Liga D'Ouro', da CMTV. Foi o comentador desportivo que reportou a ação da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) em relação ao Sporting, informando ainda que o plantel do Benfica também teria sido visitado, no dia seguinte à deslocação a Alcochete.
De resto, os jogadores deverão ter sido obrigados a testes à urina, e possivelmente também ao sangue. De cada equipa, os especialistas testaram cerca de sete jogadores, que deverão ter sido escolhidos de forma aleatória pela Autoridade de Antidopagem.
As análises retiradas aos jogadores vão, agora, ser testadas, e os resultados serão, depois, comunicados aos clubes. Caso não exista qualquer irregularidade, o mais provável é que os adeptos não voltem a ouvir falar desta situação de novo.
Avançado dinamarquês atingiu, no último encontro dos leões, uma marca indesejada, numa situação que nunca lhe tinha ocorrido até ao momento
|
O Santa Clara - Sporting terminou com muita tensão nos Açores, com as duas equipas a acabarem a partida com gritos e empurrões, que valeram um total de quatro cartões vermelhos mostrados por Cláudio Pereira, juiz da partida. Um desses foi visto por Conrad Harder, avançado dinamarquês dos leões que terá sido um dos elementos na origem dos confrontos.
O jogador foi lançado por Rui Borges para ajudar a segurar a vantagem mínima dos verdes e brancos, com cerca de 13 minutos para jogar na partida. No final do encontro, discutiu um lance com Rocha, jogador do Santa Clara, de forma impetuosa. Quando, pouco depois, o árbitro apitou para o fim do jogo, Harder festejou com intensidade e Rocha quis tirar satisfações com o jovem dos leões, o que iniciou os confrontos que foram visíveis na transmissão televisiva.
Cláudio Pereira separou os jogadores, e prosseguiu depois a mostrar as devidas consequências disciplinares. Tanto Rocha, como Harder, viram o cartão vermelho, para além de mais dois elementos das equipas técnicas de cada um dos emblemas em campo (João Sobral e Tiago Aguiar foram os restantes admoestados).
A verdade é que, para o jovem avançado dinamarquês do Sporting, esta foi a primeira vez na carreira que tal situação sucede. Conrad Harder viu, pela primeira vez, um cartão vermelho. Ainda não tinha acontecido em Portugal, e na Dinamarca tinha visto apenas quatro cartões amarelos em vários anos de atividade até rumar a Alvalade.
Sendo assim, há, desde já, uma garantia para Rui Borges e para os adeptos do Sporting: Conrad Harder não vai ser opção para a próxima partida dos leões, marcada para a próxima sexta feira, dia 18 de abril, frente ao Moreirense, em Alvalade.