Receba, em primeira mão, as principais notícias do Leonino no seu WhatsApp!

WhatsApp Seguir

Futebol

MATEUS FERNANDES VOLTA AO SPORTING E É APONTADO A POSIÇÃO DE EXCELÊNCIA: “TEM QUALIDADE PARA…”

Rúben Amorim já admitiu que o jogador irá contar para o plantel verde e branco na temporada que se avizinha

Leonino - Onde o Sporting é notícia
Leonino - Onde o Sporting é notícia

15 Mai 2024 | 13:34 |

Icon Comentário0

Mateus Fernandes estará, na próxima temporada, de regresso ao Sporting, após um período de empréstimo ao Estoril. Rúben Amorim pretende adotar o jogador como opção principal para o plantel em 2024/25, perante o bom desempenho que tem demonstrado e que não deixa ninguém indiferente. Também Tiago Buchinho, antigo colega do médio na formação do Olhanense, pronunciou-se sobre o tema.


Tiago Buchinho alinha atualmente no Moncarapachense – clube que, curiosamente, foi fundado pelo bisavô de Mateus Fernandes, em 1953. O médio de 19 anos, que ocupa no clube de Olhão a mesma posição que tem no Sporting o descendente da peça basilar do emblema algarvio, admitiu que, já nas camadas de formação, o jogador dos leões "tinha tudo um pouco mais do que os outros".


"Fazia o que queria com a bola, tanto que treinava quase sempre com os mais velhos e, desde muito novo, que começou a ir treinar ao Sporting. Já era a estrela da equipa", admitiu Tiago Buchinho, em declarações prestadas ao jornal Record. O jogador do Moncarapachense prosseguiu, tecendo rasgados elogios a Mateus Fernandes.


"É um jogador que, na minha opinião, tem muito potencial. Ele tem muita qualidade, qualidade suficiente, na minha opinião, ser jogador do plantel principal do Sporting", opinou Buchinho, admitindo que tal meta é difícil de conquistar no Clube de Alvalade mas que “ao longo da época terá as suas oportunidades”, mesmo que não se imponha logo de início da temporada como titular.

Esta temporada, ao serviço do Estoril Praia, Mateus Fernandes – avaliado em 4 milhões de euros – leva 34 jogos disputados. Ao longo dos 2.668 minutos em que alinhou dentro das quatro linhas, o internacional sub-21 português fez um golo e três assistências. Pelo Sporting, o médio jogou ainda dois minutos de uma vitória frente ao Casa Pia (2-1).


Na época passada, Mateus Fernandes estreou-se pela equipa principal do Sporting. Na receção dos leões ao Casa Pia, que terminou com triunfo por 3-1, o médio entrou aos 78 minutos para o lugar de Manuel Ugarte. Até ao final da temporada, o atleta de 19 anos haveria de contabilizar mais seis jogos pela turma de Rúben Amorim e fazer o gosto ao pé pela primeira vez (Farense).


Futebol

Sporting já procura alternativa a Rui Silva

Estrutura do Clube de Alvalade encontra-se a fazer uma verdadeira renovação da equipa e a baliza também é um dos setores que pode ter mudanças

Sporting está no mercado à procura de um novo guarda-redes para aumentar a concorrência interna e Rui Silva não é visto como um 'inegociável"
Sporting está no mercado à procura de um novo guarda-redes para aumentar a concorrência interna e Rui Silva não é visto como um 'inegociável"

24 Jul 2026 | 09:21 |

Icon Comentário0

A profunda remodelação do plantel do Sporting ainda não está concluída e poderá chegar também à baliza. A estrutura leonina está no mercado à procura de um guarda-redes capaz de aumentar a concorrência interna e discutir a titularidade.


De acordo com o jornal A Bola, os responsáveis verdes e brancos já realizaram vários contactos exploratórios para identificar possíveis soluções. O perfil desejado passa por um jogador relativamente jovem, com margem de evolução e qualidade para lutar por um lugar no onze.


A intenção da SAD liderada por Frederico Varandas é aumentar o nível de exigência nos treinos e garantir mais opções para uma temporada particularmente exigente. A concorrência interna é vista como um dos fatores essenciais para potenciar o rendimento de todo o plantel.


Rui Silva continua a ser o dono da baliza e mantém a total confiança de Rui Borges e da estrutura, mas uma possível saída também está em cima da mesa. O internacional português, de 32 anos, tem contrato válido até 2028, mas deverá enfrentar uma concorrência mais forte caso o Sporting consiga fechar a contratação pretendida.

A chegada de outro guarda-redes poderá afetar sobretudo João Virgínia. O jogador, de 26 anos, tem vínculo por mais duas temporadas, mas poderá perder espaço na hierarquia, ficando o seu futuro em aberto até ao encerramento do mercado.


Apesar de ser a primeira opção e um dos elementos mais experientes do grupo, Rui Silva também não é considerado totalmente inegociável. Uma proposta financeiramente muito elevada poderá levar o Sporting a reavaliar a situação, embora uma saída do português não seja, nesta altura, uma prioridade.


Futebol

Sporting não abdica de nada em relação a Ousmane Diomande: Todos os pedidos de Varandas

Negociações entre a estrutura leonina e o Nottingham Forest seguem avançadas e o jogador já nem deverá ser apresentado no Troféu Cinco Violinos

Ousmane Diomande está muito perto de deixar o Sporting e reforçar o Nottingham Forest, com os leões a fazerem várias exigências
Ousmane Diomande está muito perto de deixar o Sporting e reforçar o Nottingham Forest, com os leões a fazerem várias exigências

24 Jul 2026 | 09:00 |

Icon Comentário0

Ousmane Diomande está muito perto de deixar o Sporting e reforçar o Nottingham Forest neste verão. As negociações entraram na reta final e o emblema inglês prepara-se para aceitar as exigências apresentadas pela SAD leonina.


Os verdes e brancos não admitem vender o defesa-central por um valor fixo inferior a 40 milhões de euros. O acordo deverá contemplar ainda bónus relacionados com o desempenho individual e coletivo do jogador, além de uma percentagem sobre a mais-valia de uma futura transferência.


As conversas entre os dois clubes estão aceleradas e tudo indica que Diomande já não será apresentado aos adeptos no Troféu Cinco Violinos. O encontro frente ao Mónaco está marcado para sábado, às 19h30, no Estádio José Alvalade.


Oliver Glasner terá sido determinante na investida do Nottingham Forest. O treinador já tinha sinalizado o internacional costa-marfinense quando orientava o Crystal Palace, emblema que chegou a reservar mais de 50 milhões de euros para tentar contratar o jogador no verão passado.

Diomande chegou ao Sporting em janeiro de 2023, proveniente do Midtjylland, depois de ter representado o Mafra por empréstimo. O investimento inicial foi de 7,5 milhões de euros, aos quais se juntaram cinco milhões em objetivos, pagos através de três parcelas ativadas aos 30, 60 e 90 jogos oficiais.


O investimento total dos leões ascendeu aos 14,5 milhões de euros, uma vez que a SAD pagou ainda 2 milhões ao Midtjylland para adquirir metade dos 20% da mais-valia que pertenciam aos dinamarqueses. Desta forma, o antigo clube de Diomande terá direito a cerca de 2,55 milhões numa venda por 40 milhões.

O Sporting deverá garantir uma mais-valia a rondar os 25,5 milhões de euros e salvaguardar 10% da mais-valia de uma futura transferência. Entre o montante fixo e os bónus, a operação de Ousmane Diomande poderá atingir os 45 milhões, faltando ainda definir a forma de pagamento.


Futebol

Exclusivo Leonino - Negócio fechado! H. Anselmo vai ser reforço do Sporting em 26/27

Futebolista está muito perto de ser uma das caras novas do plantel da equipa verde e branca para a próxima temporada desportiva

Exclusivo Leonino - Hannah Anselmo vai ser jogadora da equipa de futebol feminino do Sporting na próxima temporada, deixando o Stonehill Skyhawks
Exclusivo Leonino - Hannah Anselmo vai ser jogadora da equipa de futebol feminino do Sporting na próxima temporada, deixando o Stonehill Skyhawks

24 Jul 2026 | 03:00 |

Icon Comentário0

Hannah Anselmo vai ser jogadora da equipa de futebol feminino do Sporting, sabe o Leonino. A avançada prepara-se para deixar as Stonehill Skyhawks e dar um novo passo na carreira ao serviço das verdes e brancas já este verão.


A futebolista, que vem para ser mais uma opção para a frente de ataque, chega proveniente da primeira divisão da NCAA, principal escalão do futebol universitário dos Estados Unidos, onde representava a formação de Stonehill College.


Hannah Anselmo destaca-se pela qualidade técnica, criatividade e capacidade para desequilibrar no último terço do terreno. A avançado apresenta ainda características que lhe permitem criar oportunidades para as companheiras e aparecer em zonas de finalização.


Na última temporada, segundo os números da sua universidade, foi titular nos 18 encontros disputados e liderou a conferência NEC em pontuação, com 29 pontos, fruto de 14 golos e uma assistência. A atacante assinou ainda quatro bis, diante de Fordham, Wagner, Delaware State e Mercyhurst, além do primeiro hat-trick da carreira, frente ao Saint Francis.

O rendimento valeu-lhe a distinção de Melhor Jogadora Ofensiva da NEC e a presença na equipa ideal da conferência pela segunda época consecutiva. Hannah Anselmo foi ainda incluída na primeira equipa All-New England, na segunda equipa All-North Region e terminou a temporada com máximos pessoais de 1.530 minutos e 69 remates, 35 dos quais enquadrados.



envelope SUBSCREVER NEWSLETTER

envelopeSUBSCREVER NEWSLETTER


Oficial! Melhor jogador do Casa Pia queria jogar no Sporting, mas ruma a Inglaterra a custo zero
Futebol

Oficial! Melhor jogador do Casa Pia queria jogar no Sporting, mas ruma a Inglaterra a custo zero

23 Jul 2026 | 17:27

Icon Comentário0
Oficial! Mikel Arteta convence alvo do Sporting a assinar pelo Arsenal até 2031
Futebol

Oficial! Mikel Arteta convence alvo do Sporting a assinar pelo Arsenal até 2031

23 Jul 2026 | 16:16

Icon Comentário0
Compatriota de Luis Suárez referenciado para reforçar lado esquerdo da defesa do Sporting
Futebol

Compatriota de Luis Suárez referenciado para reforçar lado esquerdo da defesa do Sporting

23 Jul 2026 | 15:27

Icon Comentário0